segunda-feira, abril 04, 2005

Comentários sem registo já disponíveis

Agora já é possível fazer comentários sem estar registado. Basta clicar em «coment» e depois em post «a coment». Depois de escrever o comentário, selecciona-se «anomymous», sendo que, assim, é recomendável deixar a assinatura ou qualquer identificação

Sintra e não só...

Semana para esquecer, com apenas um treino curto e leve (quinta-feira); mas, pelo contrário, o fim-de-semana foi muito produtivo, apesar de uma chuvada no sábado - mais uma este ano. Estou a tomar-lhe o gosto… definitivamente!
O treino valeu bem a carga de água. Com a Serra de Sintra no destino, na companhia do Nando, a chuva começou a cair ainda em Negrais e continuou, sem parar, em toda a volta pelo interior da serra, com direito a nevoeiro. Em suma, um clima invernal no sobe e desce de Sintra– outra coisa não seria de esperar. Percurso montanhoso, tendo com principais dificuldades nas subidas de Lourel-S. Pedro, Lagoa Azul, Malveira-Cabo da Roca e finalmente Galamares-Sintra.
O desempenho foi satisfatório, mas foi notória a falta de quilómetros durante a semana, além de que a chuva e o vento, por vezes forte, também não ajudaram. O Nando confirmou os seus dotes de todo-o-terreno, fortíssimo a rolar e a subir, não se rogando a imprimir ritmos vivos contra o vento e anulando praticamente períodos longos de descanso. Não é fácil segui-lo, mesmo em terreno plano. Diz ele, que assim se «cansa menos»… Que melhor contributo para um treino de qualidade?
No dia seguinte, boa parte do grupo domingueiro temeu que a chuva continuasse. Puro engano. E muito perdeu ao ficar em casa. O sol nasceu tímido, mas o tempo manteve-se sempre seco. As pernas acusavam os maus tratos da véspera, mas a subida para o Sobral, com o Nuno Garcia e o Miguel Marcelino, foi rápida desde a Bemposta. O vento estava propício (aí é coisa rara) e dava-se a ritmos fortes. Os dois estavam a fazer um treino compacto e intenso e não me podia negar «à festa». Forcei o ritmo depois do ferro-velho e fiquei satisfeito com a resposta das pernas ao estímulo, experimentando acelerar sem me levantar do selim. Ficou um claro sinal – muito mais evidente que em Sintra, no sábado – que a forma ideal já não está muito longe. Mais tarde, ainda houve um Carregado-Vila Franca a altíssima intensidade e dupla subida ao Cabeço da Rosa a fechar 4 horas de pedalada.
Começou um mês que se reveste de importância capital para o primeiro objectivo da época: os Lagos de Covadonga são dia 21 de Maio.