quinta-feira, junho 23, 2011

Roteiro dos Muros fantástico; Clássica do Bombarral no domingo

O Roteiro dos Muros preencheu, uma vez mais, uma manhã extraordinária de ciclismo. Excelente grupo, recheadíssimo de trepadores, e alguma gente com créditos firmados na matéria. Acima de tudo, empenho, coragem, espírito de sacrifício e companheirismo. A minha homenagem a todos os participantes e, em especial, aos que, comigo, concluíram o clássico trajecto dos 13 «muros: André, Jorge «Contador», Carlos Cunha e Pedro «ex-Kuota»

E não há tempo para «desaceleramentos» (como diz o outro), pois já no próximo domingo há Clássica do Bombarral. Uma opinião pessoal: o percurso é fantástico (ver em cima), mas exigente... Partida de Loures (BP) às 8h00. Façam-no por mim, que estarei retirado algumas semanas, a... banhos.

domingo, junho 19, 2011

Rescaldo de Sintra e Roteiro dos Muros

Este domingo, realizou-se a volta de Sintra, Lagoa Azul.
Pelotão com poucas mas abnegados ciclistas, ritmo intenso, de muito bom nível, a colocar a média final nos 31 km/h - que, numa volta com este perfil, é assinalável. Subidas «atacadas», a ritmos elevados, e só o exigente encadeamento Lagoa Azul-Cabo da Roca fez diferenças mais significativas, entre dois pequenos em que se dividiu o pelotão na Lagoa Azul.
«Caliente» chegada a Sintra, com o Pedro ex-Kuota, agora Cannondale, a «carimbar» e a mostrar que a troca de montada constituiu, também, um up-grade ao seu rendimento.

Excelente preparação para o Roteiro dos Muros, na próxima quinta-feira.
Partida das bombas da BP, em Loures, às 8h00
O percurso tem 98 km e 13 célebres subidas. Para se irem riscando, conforme se forem ultrapassando, a aqui fica a lista:
1ª Serra da Alrota
2ª Bucelas (antenas)
3ª Santiago dos Velhos
4ª N. Sra. da Ajuda
5ª S. Quintino
6ª Casais de S. Quintino
7ª Molhados (Sapataria)
8ª Charneca
9ª Choutaria
10ª Alto da Urzeira
11ª Monte Gordo
12ª Salemas
13ª Ribas de Baixo (Fanhões)

Nota: esta é, por excelência, uma prova de superação extremamente exigente. A todos os participantes ressalva-se a importância de adequarem o seu ritmo às suas capacidades. As boas sensações que se poderão ter na primeira fase não, de todo, são fiáveis - a qualquer momento, tudo poderá mudar. É assim neste tipo de percurso, em que, ora se sobe (e de forma geralmente abrupta) ou se desce... da mesma maneira.
Como é tradicional, esta é uma prova marcada pela filosofia de interajuda, de incentivo. Durante o maior número de subidas deve respeitar-se neutralizações no alto para reagrupamento de eventuais retardatários. De qualquer modo, igualmente a estes se pede que tenham noção que não podem «atrasar» demasiado e sistematicamente os demais, bem como o normal desenrolar do evento. A todos, pede-se a consciência que, a qualquer momento, poderão ter de abdicar e seguir em autosuficiência, ou até, naturalmente, optar por não prosseguir.
O Roteiro dos Muros tem a sua mística muito especial - iremos respeitá-la e perpectuá-la!

sexta-feira, junho 17, 2011

Domingo: Sintra (Lagoa Azul)

Eis o percurso da volta do próximo domingo, Sintra (Lagoa Azul)

* e não esquecer: na quinta-feira Roteiro dos Muros. Info em breve





quarta-feira, junho 15, 2011

Crónica da Serra já disponível

A crónica da inesquecível edição de 2011 da Clássica da Serra da Estrela já está disponível em http://www.classicaserradaestrela.blogspot.com/
A todos os participantes, a merecida homenagem!

Entretanto, na passada semana e fim-de-semana, acumularam-se muito quilómetros, de treino e em saídas de grupo. Na sexta-feira, dia 10, bem composto pelotão fez a volta da Ota, a um ritmo muito bom, mas sem esticões e acessível à maioria - com oportunidade para «forçar» nos pontos apropriados. O único neste percurso é a «famosa» subida do Vale do Brejo, que foi realizada em tempo recorde (pessoal): 4m02s. Depois de um excelente trabalho do Carlos Cunha na ligação desde a Ota, passei a imprimir o ritmo, lançando a aceleração final. O Jorge «Contador» foi o mais rápido, destacando-se algumas dezenas de metros (e assim fez tempo ainda abaixo daquele que referi), mas teve o surpreendente Zé-Tó, a vir de trás, e a acabar a morder-lhe a roda. Como há muito tempo (anos!) não se via...
Depois, no regresso, os «limitados» em horário que prescindiram de paragem para café em Aveira de Cima imprimiram um andamento muito bom, com médias impressionantes: De Aveiras ao Carregado: 41,5 km/h; do Carregado a Vila Franca (calcule-se!), 43 km/h!

No domingo seguinte, cumpriu-se a volta da Abrigada dentro do mesmo registo: ritmo bom, mas certo durante a maior parte do percurso, a permitir ao imenso pelotão manter TODAS as unidades. Ressalvo a presença de alguns elementos que se têm tornado hábito não acompenharem o grupo principal e que estiveram de «corpo inteiro» nesta volta. De resto, só a partir da Merceana para o Sobral, e depois do Sobral para o Forte do Alqueidão, seguindo de descida alucinante para Bucelas, marcaram intensidades altas - mas ficou bem provado que este é o período em que o nível global do grupo está mais alto. Isso só contribui para que as voltas sejam mais concorridas... e os participantes se envolvam mais.
No domingo, há um bom pitéu: Lagoa Azul (Sintra). O percurso é bem conhecido, mas em breve será aqui publicado.
E marquem já nas vossas agendas: na quinta-feira, dia 23, feriado nacional, estão todos convocados para a edição de 2011 do celébre Roteiros dos Muros. Mais informações nos próximos dias.

quinta-feira, junho 09, 2011

Amanhã, feriado, volta da Ota

Amanhã, sexta-feira, feriado, haverá volta. A da Ota. Partida de Loures às 8h30.

Percurso: Loures-Tojal-Vialonga-Alverca-Vila Franca-Carregado-Alenquer-Ota-Vale do Brejo-Aveiras de Cima-Aveiras de Baixo-Azambuja-Carregado-Vila Franca-Alverca-Vialonga-Tojal-Loures.

sexta-feira, junho 03, 2011