segunda-feira, dezembro 29, 2014

Calendário de 2015



Aí está o calendário para a temporada de 2015!

A época que se avizinha tem algumas novidades, embora mantendo o esquema dos últimos anos, com as Voltas domingueiras, as mais competitivas Clássicas (as nossas e as de outros grupos...) e os Granfondo que conquistaram lugar no alinhamento.

Renova-se e, mais, reforça-se, na próxima temporada (ano), o desafio de participação nos Granfondo/Skyroad, que serão mais, elogie-se! O pioneiro Skyroad da Lousã (que transitou de outubro para setembro, dia 13) e o da Serra da Estrela (12 julho), o Granfondo do Gerês (14 de junho) e do Douro (3 de maio), além do estreante Granfondo do Algarve (já no dia 21 de fevereiro).

 A 'natureza' do calendário-2013 mantém-se, embora com algumas estreias: nos primeiros três meses, três voltas grandes em terreno plano antes das Clássicas: logo a primeira do novo ano, no dia 4, de Coruche (Salvaterra), com 152 km (ver percurso) depois o «Caldas 160», no dia 8 de fevereiro (que reproduz a que foi realizado no passado dia 14 de dezembro, com aprox. 160 km); e no primeiro domingo de abril, o Coruche (Grande, por Benfica do Ribatejo), com 176 km (ver percurso).

Neste primeiro trimestre da temporada, mantém-se outras Voltas que se estrearem com sucesso em 2014, com percursos já mais exigentes e estimulantes, como o Ericeira-Assafora (dia 22) e a Voltinha Saloia. Para a malta testar o trabalho desenvolvido há já alguns meses.

A primeira Clássica, a de Santarém, está marcada para o primeiro domingo de março (dia 1), e a segundo, será a rainha, de Évora, três semanas depois (dia 22), e o mesmo intervalo para a terceira, de Santa Cruz (12 de abril).

Ainda em abril (19), teremos a primeira incursão a Montejunto (por Vila Verde), se possível em comum com a Clássica dos Duros do Pedal. Um mês depois, após o Grandfondo do Douro, a estreia da volta das «Três Grandes» (dia 17; ver percurso) e uma semana depois, o célebre Roteiro dos Muros (24), e finalmente a Clássica Pina Bike, a fechar um ciclo exigente que poderá servir de preparação, para o Douro e o Gerês.

Em julho, o rei dos Skyroad, da Serra da Estrela, e a terminar, cá no burgo, a Clássica do Cartaxo (dia 26). Em agosto (dia 23), para muitos, mês de férias grandes, destaque para a Clássica de Montejunto, por Pragança (certamento com os camaradas dos Duros do Pedal).

Em setembro haverá o Skyroad da Lousã, e em outubro, a Clássica dos Campeões, antes de se encerrar a temporada com o tradicional Livramento-Óbidos, organizado pelo camarada Paulo Pais (ainda com data indefinida).

 

  


sexta-feira, dezembro 26, 2014

Domingo: Volta de Alcoentre

A última volta de 2014 é de Alcoentre. O percurso é o seguinte.
Nos próximos dias, a divulgação do calendário da temporada de 2015.

segunda-feira, dezembro 22, 2014

Volta Natalícia: Info


Atenção, a Volta natalícia sugerida para dia 24 (quarta-feira) continua 'de pé' - embora ainda não possa confirmar a minha presença. A hora de saída de Loures será antecipada para as 8h00. 

sexta-feira, dezembro 19, 2014

Domingo: Sto. Estevão; e proposta para dia 24


A volta da próximo domingo é a de Santo Estevão. O percurso é o seguinte e é por demais conhecido: praticamente (ou totalmente...) plano!

Na terça-feira, dia 24, para preparar o corpinho para assimilar as filhós, e dependendo da disponibilidade de cada um, deixo «à consideração» uma volta incomum, mas que, na única vez que foi realizada, em 2011, deixou boa impressão. Trata-se do percurso, então alternativo devido a obras(143 km), da Clássica de Santarém. Apreciem e digam de vossa justiça.

     

quinta-feira, dezembro 11, 2014

Domingo: Loures-Foz do Arelho-Loures


No próximo domingo, dia em que está calendarizada a volta domingueira do Reguengo, e num fim de semana em que se realiza do clássico Troia-Sagres (sábado), informa-se que haverá uma saída de grupo longa, entre Loures-Foz do Arelho-Loures, na distância de 187 km. O percurso é o seguinte.

Eis algumas recomendações: uma vez que o andamento é livre, embora recomendando-se moderado, deverá ser inevitável que, com o acumular dos quilómetros (que são bastantes) e de subida (também o relevo, sem ser exigente, é acidentado), a jornada se torne seletiva (participantes com aptidões e/ou níveis distintos de forma neste início de época), forçando a que alguns tenham de adotar o seu próprio andamento, podendo, com isso, não conseguir acompanhar o ritmo do pelotão/grupo da frente. Sugere-se, por isso, o criterioso doseamento do esforço em todos os momentos, e, de preferência, que se arranque para a tirada com a garantir que se ficará acompanhado/integrado com elemento(s) com o mesmo nível de andamento.
A saída de Loures (bombas da BP) está marcada (à hora!) para as 8h00.

sexta-feira, dezembro 05, 2014

Domingo: Ota

A Volta deste domingo é da Ota (por Sacavém). O percurso é o seguinte