sexta-feira, janeiro 09, 2009

O frio, o Duarte e o «puto»

Hoje de manhã, entre duas fraldas, resolvi desafiar a temperatura polar para fazer duas horinhas a rolar. Como deve ser para ir regressando ao ritmo perdido com a paragem. Boas sensações, apesar do frio intenso (4 graus, embora o sol atenuasse o efeito térmico) e alguns sprints com desmultiplicações leves para «desenrolar» as pernas fizeram bem ao corpo e à alma.
Perto de Azambuja cruzei-me com o Duarte, que passeava com um companheiro de equipa (do Salvaterra). Juntei-me ao duo em amena cavaqueira e às tantas ouvi-o tecer rasgados elogios ao «puto» André, às suas capacidades físicas, ao espírito combativo e disponibilidade para a luta. Como dizia o outro, «daqueles que deixa a pele em campo». Neste caso, na estrada...
Digo eu, que não podia estar mais de acordo. O nosso puto-maravilha é um animal de competição e desde que chegou ao grupo rara é a saída que não deixa a sua marca.
Naturalmente que não deve substimar - creio que nunca o fez ou fará - os seus novos companheiros de pelotão, que serão sempre ferozes «oponentes» e também desse modo continuará a crescer como desportista de corpo inteiro. Com a sua idade não lhe faltará margem de progressão!
Todavia, mesmo bem-vindo ao seio do grupo Pina Bike, para o qual constitui uma mais-valia, não restarão dúvidas que é a competição que lhe corre nas veias.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Ricardo,
Permite-me discordar da tua apreciação.
Apesar do puto transpirar competição por todos os poros, julgo que o mesmo optou por estudar e deixar as corridas para 2º plano.
Assim deve continuar a marcar presença assídua nas saídas do grupo e continuar a fazer "doer", porque uma coisa é certa, o André vende todas as possiveis derrotas bem caras...
Quero com isto dizer que quando está em cima da bicicleta se nota que vem de um mundo bem distante do lazer desportivo, disputando cada topo como se fosse o último...
Para ajudar à festa tem a idade que tem...
Abraço
J. Manso

Ricardo Costa disse...

Sim, camarada Cancellara, quando eu me referia a competição foi com o intuito de separá-la, no sentido real do termo, da que praticamos no nosso grupo: uma espécie de lazer competitivo. E vem ao encontro do que acabaste por mencionar, e muito bem, na fase seguinte do teu comentário. E isso nada tem a ver com a decisão de vida que o André tomou.

Já agora, como é que vão os treinos?

Anónimo disse...

Estou parado há 2 semanas...
Depois de uma semana de férias bombástica, com 500 km bem doseados e num apurar de forma muito bom apareceu-me uma amigdalite aguda!
Em 4 dias de cama perdi 3 kg - os antibióticos já não faziam efeito e passei às fantásticas injecções de penicilina...
Vou voltar a andar neste domingo, na companhia do grupo para levar um empeno! De qualquer modo já me faz falta voltar à estrada.
Até lá,
J. Manso