quarta-feira, dezembro 21, 2011

Crónica de Sto. Estevão

A volta do passado domingo ficou marcada pela queda do camarada Zé-Tó, à saída de Alverca, que lhe causou a fractura de uma vértebra lombar. Felizmente, apesar da gravidade da lesão, encontra-se bem e mentalizado/preparado para enfrentar um longo período de quase imobilização e de recuperação. Em nome de todos os companheiros destas andanças, fortíssimo desejo de rápidas melhoras.
À parte deste lamentável acidente, a jornada foi uma proveitosa experiência de ciclismo. Teve um pouco de tudo: pelotão numeroso, andamento moderado, andamento intenso. Chegou a rolar-se a 40 km/h a mais de 160 e também abaixo de 120 de pulso (ora à frente, ora no seio do pelotão). Mas, pare-se tudo! A 50 km/h... no plano – puxados por uma foguetão chamado Fábio Silvestre, jovem promessa do ciclismo nacional, recém-contratado por uma das melhores equipas do pelotão internacional, Leopard-Trek/Radio Shack, que nos honrou com a sua presença.
Uma experiência única, que, só por si, valeu a pena o esforço de 4 intermináveis minutos a 48 km/h e 175 de pulso de média. Impressionante a velocidade, e a ideia de estarmos a seguir àquele imposto por um veículo movido pela força humana. No fundo, uma demonstração de enormíssima capacidade atlética. Que o corredor português tenha sorte neste arranque de carreira ao mais alto nível mundial. O convite fica, para, em futuras ocasiões, voltar ao nosso convívio.
Mas os elogios não podem restringir-se ao Fábio. Seria uma injustiça a outro fenómeno da natureza: o Renato Hernandez, que não foi tão espectacular, não colocou, por alguns minutos, o andamento da estratosfera mas manteve-o, ao seu estilo, sempre vivo durante a esmagadora maioria do tempo. Com a disponibilidade de sempre, ele, sem dúvida, é a locomotiva.
Aliás, esta volta reuniu diversas «figuras» da nossa praça (ocasiões destas são comuns só no pico da época...), mas pelo que a maioria (excepção aos dois já visados) deu a parecer, cumprem escrupulosamente programas de pré-temporada e evitaram passar pela frente, tanto mais que, para tal, seria necessário estar ao nível do andamento imposto pelo Hernandez, o que - assegurou-o, porque fi-lo amiúde – implicava subir o regime cardíaco a patamares que, apenas em período de tempo muito breve, podem ser recomendáveis a esta altura do ano. Aliás, o exemplo do Fábio foi esclarecedor: curto e intenso! Quanto à locomotiva, já alguém o viu, alguma vez, passar voluntariamente a... carruagem?
As duas próximas voltas coincidem com os dias de Natal e Ano Novo, por isso, deverá haver um familiar interregno até à primeira semana de 2012, embora as voltas estejam marcadas. A próxima será a seguinte. E a inaugural do próximo ano, será, como sempre, a de Valada (Muge).
De resto, nos próximos dias será apresentado o calendário da época de 2012, com algumas novidades...                         

7 comentários:

Anónimo disse...

FELIZ NATAL A TODO PESSOAL DO PINA BIKE ASS: DAVID AMIGO DO ANDRE (VENDA DO PINHEIRO ) ABRAÇO PARA TODOS =)

Anónimo disse...

FELIZ NATAL PARA TODO O PESSOAL DO PINA BIKE ASS:DAVID AMIGO DO ANDRE (VENDA DO PINHEIRO ) ABRAÇO PARA TODOS =)

DUROS DO PEDAL disse...

Feliz Natal a todos os amigos do pedal.
TO MONTEIRO

Anónimo disse...

Olá a todos.
Pese embora a fractura da vertebra L3, encontro-me estável física e psicologicamente.
Sinto-me a passar por mais 1"corrida de fundo" o q n é novidade para nenhum de nós dada a natureza do desporto da nossa eleição...
Espero voltar ao convívio com o pessoal "em pleno" e o + rapidamente possível.
Obg pelo apoio aqui demonstrado bem como por todos os contactos telefónicos q me fizeram.
1 Grd Ab p todos, Boas Festas e mta Saúde p a Família Cicista!

Boas Pedaladas,
ZT

Pedro Fernandes disse...

Meu caro Ricardo Costa

Antes do calendário lanço o repto dos percursos poderem deter o lado A (muito duro) e a opção B (mais soft) podendo encontrar-nos todos novamente mais à frente. Exemplo deste cenário foi fomentado pelo companheiro Miguel de Ota que este Domingo juntou cerca de 100 compamheiros com passagem pelo Montejunto-via Avenal e outra opção mais soft sem a subida ao Montejunto-via Avenal.
A propósito este "Avenal" é digno de registo, que tal uma SuperMontanha com duas Massagens no quartel do Montejunto e com duas passagens também no Avenal tudo de uma vez, seria a Super-Clássica preparatória para a Serra da Estrela, aaahhh.

Boas festas para todas as familias e uma entrada no ano de 2012 com muita carga na Atividade profissional senão os espanhois ainda tomam conta disto, AAHHH

Pedro Fernandes (Carregado)

Anónimo disse...

boas camaradas,

venho desejar as melhoras ao ZT, Pelo que li e ouvi será uma longa recuperação. Força.

Desejo também sucesso desportivo ao Fábio pois certamente merece-o.

Desejo a todos uma boas festas.

Cunha


P.S. penso que a maioria terá percebido que aquele acessório de que me fiz acompanhar no inicio da volta não era mais que uma mera brincadeira. Podem continuar a dirigir-me a palavra.....

Antonio Prates disse...

Boas. Um feliz natal a todos os companheiros das bikes.Um abraço Antonio Prates(Vialonga)