terça-feira, janeiro 20, 2015

Conversas de Ciclista no Facebook


Dez anos depois, chega a altura da evolução, da modernização, da necessária adaptação às novas tendências de meios de comunicação. Hora de entrar nas redes sociais! No irresistível Facebook.

O blog Conversas de Ciclista arrancou nos primeiros dias de janeiro de 2005, como resultado de uma ideia jornalística, de informar, relatar e abrir o espaço à discussão, ao debate de ideias, principalmente direcionado para as andanças do grupo Pina Bike, ao que me tinha juntado um ou dois anos antes, e a que me mantenho fiel. Sempre!

Na companhia de entusiastas e praticantes inveterados de ciclismo, tornei-me ciclista. Ou uma espécie de... Tornei-me ferrenho, competitivo, solidário, angariador e congregante. Cresci com o grupo e este comigo. Acompanhei as suas dores de crescimento, a adolescência problemática e as crises de adulto. Mas também os momentos de satisfação, das altas cavalgadas, de adrenalina, de tertúlia e camaradagem. E há muito tempo que a sua dimensão me transcendeu!

Tenho muito orgulho de ter assistido a esse desenvolvimentos, de assistir à chegada de muitos elementos, e infelizmente à partida de alguns (saudades do Daniel e do Evaristo), de me encher de orgulho com a fama deste grupo, de ouvir que as manhãs de domingo faziam perder muitas noites de sono, de vê-lo superar largamente os seus limites do seu núcleo original. Nos primeiros anos fazia ao domingo, com o grupo da BP, do Pina, o meu treino de descompressão depois de uma semana “a solo”, atualmente descomprimo toda a semana do empeno do domingo.

Nunca fui corredor – ou melhor, pelo menos, além de fugaz tentativa em 1998, de loucura, devaneio por desconhecimento da realidade da competição (então os Veteranos), em duas ou três corridas apenas um par de meses após a aquisição a minha primeira bicicleta de estrada – a velhinha Masil com as cores do LA Pecol (branca, azul e vermelha). Mas as andanças do Grupo Pina Bike, dos andamentos incertos, castigadores, a falta de fôlego e as dores nas pernas, e de todos os que fazem as Voltas domingueiras serem o que são..., preencheram, desde sempre, todas as minhas expectativas em cima uma bicicleta. Depois das «domingueiras” vieram as Clássicas, depois das Clássicas a presença como equipa nos Granfondos.

Para os mais distraídos, repare-se que nesta espécie de catarse feliz, “a fazer chorar as pedras da calçada”, acabaram rapidamente as referências ao blog, afinal o motivo deste enfado. A partir do segundo parágrafo apenas e só ao Grupo Pina Bike. Omissão óbvia, porque não haveria aquele sem este...

Tudo isto para dizer que o Conversas de Ciclista vai estar, enfim, no “Face”. Com o mesmo objetivo primeiro. Haja disponibilidade do autor nesta nova fase mais mediática da sua existência. Para já, não é adeus, é olá! Obrigado, malta, por esta década! E durante a próxima tenham-me (mais) “respeito”. Na estrada, claro! É que não vou para... novo.        

3 comentários:

Pedro Fernandes disse...

Meu caro Ricardo
Parabéns pelo texto, como sempre bem elaborado.
Quanto ao termo catarse, deixo aqui uma sucinta explicação (para melhor valorização da palavra), sem fonte:

“Catarse (do grego κάϑαρσις, kátharsis, «purificação», derivado de καϑαίρω «purificar») é uma palavra utilizada em diversos contextos, como a tragédia, a medicina ou a psicanálise, que significa "purificação", "evacuação" ou "purgação". Segundo Aristóteles, a catarse refere-se à purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama. [1 (...)”

No entanto a título de curiosidade ver facebook. Catarse e ou twitter,,aaaahhhh.

Bom, quanto à nova alteração para o novo fórum de conversas de ciclista, já tem nome ????? Onde se encontra alojado ??? Já tem porta e cama para pernoitar??
Quanto ao “ter respeito” que vais “caminhar para novo” qual tolerância qual quê? é carregar para te manteres vivo, aahhh.
Eu estou nos 50 e continuo a levar porrada todos os domingos, chegando por vezes à face da apneia, aahhh.
Um abraço e continuação deste excelente trabalho voluntário/organizativo para a comunidade, eehh

Nota para todos: Não esquecer que no Tour Down Under (Austrália), hoje é a 4 etapa com a presença do Tiago Machado, agora na Katusha, está em 13º a 25 segundos de Rohan Dennis da BMC (Cadel Evan, 2º). Quem quiser ver a reportagem e ou em direto www.steephill.tv.

Pedro Fernandes (Carregado)

Anónimo disse...

um bem haja Ricardo,

Kunha

Ricardo Costa disse...

Sempre acutilante, caro Pedro! No Facebook, Conversas de Ciclista, pois claro! O título está registado e vale... muito dinheito. ;)

Abraço