quinta-feira, fevereiro 26, 2015

Domingo: Clássica de Santarém


É já no próximo domingo, dia 1, a primeira Clássica da temporada de 2015: Santarém.

O percurso é o tradicional, a partida de Loures (posto de abastecimento da BP) às 8h00 (em ponto!) e a chegada no mesmo local.

Ressalva-se que, através de informações não confirmadas, a subida de Santarém poderá estar cortada/condicionada ao trânsito e que, por esse motivo, o acesso tenha de se efetuar por um troço alternativo. A confirmar-se, pede-se redobrada precaução na passagem por esse local, e se caso for necessário (o referido alternativa tiver piso em mau estado ou outros perigos), decidir-se pela neutralização até ao final desse condicionamento.

Nunca é demais recordar que a filosofia das Clássicas é de andamento livre e sem paragens previstas/estipuladas para neutralização de reagrupamento (como nas voltas domingueiras normais). De qualquer modo, não invalida que o pelotão, por acordo coletivo, possa fazer compasso de espera e/ou paragens devido a qualquer eventualidade/incidente (furo, queda), ou outros motivos que os justificarem – como já sucederam em edições anteriores e outras Clássicas.

Reforce-se que este evento não tem fins competitivos e deve ser escrupulosamente respeitada, sem restrições, a segurança na estrada, a fim de evitar múltiplos perigos.

A realização de eventos deste tipo (Clássicas) tem sido, desde há vários anos, um exemplo de promoção ao ciclismo puramente amador, à saudável competitividade entre grupos e até de corredores e outros atletas federados. A preservação e o incremento desta «receita» de sucesso depende, exclusivamente, da boa consciência, civismo e máxima responsabilidade de todos os participantes. Aqui não se ganha nada mais do que a recompensa pela superação física e psicológica, a noção de rodar em pelotão e de todas as incidências inerentes à prática do ciclismo... com «empenho elevado». Mas pode perde-se MUITO!!

Também, por isso, recomenda-se, vivamente, que esse respeito se estenda à presença e saída no local e hora da partida, e que esta de faça em simultâneo, em pelotão, além de não se atalhar caminho. Aos que decidirem fazê-lo, quer na ida, quer no regresso, pede-se que se respeite os cumpridores, não interferindo no normal desenrolar do evento! 

Sem comentários: