quarta-feira, julho 28, 2010

Domingo: Carvoeira (Sra. do Ó)

O fim-de-semana de regresso às lides ciclísticas, após longo período de férias, foi bem preenchido: no sábado quase 100 km em grupo, a ritmo moderado e dois ou três «picos» curtos de intensidade; e no dia seguinte, a volta dominical, para Santo Estevão, com vastíssima planície, para mim sempre desconfortável a ritmos mais elevados e sob calor abrasador. E com a forma em baixo, ainda mais!
Destaco, na volta de Sto. Estevão, alguns sectores realizados a boa velocidade, e a razoável média final a rondar os 34 km/h. Nomeadamente, a média superior a 37 km/h no extenso troço entre o Porto Alto e a rotunda do Infantado. Até aí, o andamento foi bastante moderado (média de 30 km/h) e após isso situou-se em torno dos finais 34 km/h.
Sem grandes oscilações de ritmo, o pelotão manteve-se quase sempre compacto e só os topos a partir de Sto. Estevão ao Infantado, e mais tarde a passagem na ponte de Vila Franca, provocaram alguma desagregação, compensada, nos primeiros, com a elogiável neutralização do grande grupo.

No próximo domingo, a volta apresenta relevo bastante mais acidentado, com o característico «parte-pernas da região saloia, num percurso que tem como principal ponto quente a subida da Carvoeira para Mafra, desde a Sra. do Ó. (ver itinerário no final da página)

Entretanto, a pouco mais de um mês da Clássica da Serra Estrela (fim-de-semana de 4 e 5 de Setembro), adianta-se, desde já, que a edição deste ano terá a opção por um percurso diferente, mais longo e com maior desnível acumulado que o tradicional Fundão-Torre (Covilhã)-Fundão. Ficará ao critério de cada ciclista, a escolha entre um e outro traçado. Uma verdadeira jornada de alta montanha, à atenção de todos os apreciadores das provas de superação.

Amanhã, apresenta-se o percurso (grande) e demais pormenores sobre a tirada.

2 comentários:

Pedro Fernandes disse...

Meu caro Ricardo

A vossa saida é às 08h00 ou 08h30m da BP de Loures no domingo?

Benvindo à região

Pedro Fernandes (carregado)

Ricardo Costa disse...

Oi Pedro. A saída será às 8h30, como é habitual nas voltas «normais» (não Clássicas).

Abraço