quinta-feira, julho 01, 2010

Domingo - extra-calendário: Roteiro dos Muros

No próximo domingo, vai realizar-se uma volta extra-calendário: mais uma edição do já celebrizado Roteiros do Muros. O percurso tem cerca de 115 km e constante sobe-e-desce por muitas das subidas, curtas e duras, da nossa região. O percurso tem ligeiras alterações ao original, para passar na sua parte final por Sta. Eulália, de maneira a conciliar os pontos de regresso a Loures e à zona de Mafra (de onde virão alguns dos nossos camaradas do grupo Ciclismo 2640.
O link com o traçado está em abaixo, mas ficam desde já descritas as principais passagens:
Loures para Lousa, à direita para Montachique (cruzamento da A8), Bucelas (direcção Sobral), direita para Serra da Alrota; Bucelas, esquerda para Santiago dos Velhos, esquerda para Contradinha/N. Sra. Ajuda; em frente para Louriceira; esq. para A-dos-Arcos; direita p/ Seramena; direita para S. Quintinho; Sapataria, esq. para Póvoa da Galega; direita para Charneca; Venda do Pinheiro esq. para Ponte de Lousa; dir. p/ Bocal; direita para Choutaria; Montemuro, Lousa, esq. p/ Salemas; esq. p/ Cabeço Montachique; esq. para Lousa; dir. p/ Venda; esq. para (Rua Casais do Vais); Montemuro à dir. para/ Rogel; à esq. Sto. Estevão das Galés; à esq. para Sta- Eulália; à esq. para Ponte de Lousa; à dir. para Loures.

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=wfpregojwugbcfrk

Para os interessados, a partida será, como habitual, das bombas da BP, em Loures, mas às 8h00 em «ponto», com saida em direcção a Pinheiro de Loures.

De qualquer modo, para quem não quiser alinhar nos Muros, a volta de Runa mantém-se

Percurso: Loures-Alverca-Vila Franca-Alenquer-Merceana-Carvoreira-Runa-Dois Portos-Feliteira-Pêro Negro-Sapataria-Póvoa da Galega-Vale de S. Gião-Montachique (Cabeço)-Malha Pão (Sete Casas)-Loures.

4 comentários:

Ricardo Costa disse...

Alerta-se para o facto do Roteiro dos Muros ser, acima de tudo, uma prova de superação individual, em que o mais importante é a conclusão do percurso.
Diz-se isto, porque, de facto, a dificuldade do traçado é elevada, recomendando-se vivamente a adequação do andamento de cada participante às suas capacidades físicas. E também criteriosa moderação do esforço, principalmente para os estreantes... se houver.
Desde logo, impõe-se que todos os que estiverem intessados em participar neste aliciante desafio, a consciência prévia do seu nível de preparação: quem não se sentir ou tiver dúvidas sobre a sua condição, deve optar por não se arriscar nesta aventura - porque tem, de facto, um grau de dificuldade muito alto!
Além disso, se por um lado se deve impor moderação, por outro haverá um nível de andamento mínimo exigível. No primeiro caso, alertam-se os ciclistas que, a amiúde, marcarão o ritmo para o devido comedimento, principalmente, durante a maior parte do percurso. Poderá haver sempre quem se adiante, mas alerta-se para estes para a necessidade de conhecer perfeitamente o traçado para evitar desencontros sempre irreliadores - quem tiver dúvidas sobre o percurso, deve manter-se no grupo principal, pois esta também é uma prova em que não são aconselháveis constantes paragens e neutralizações.
De qualquer modo, estas estarão previstas, naturalmente reagrupamento, reabastecimento ou outros motivos «de força maior».
Refira-se que o desnível acumulado deste Roteiro deve superar os 2000 metros. Assim, ao atentar que, esta semana, foi esse o acumulado (2000 m) de três vertentes de Montejunto, com início e final em Alenquer (em 94 km), fica-se com ideia do grau de dificuldade da jornada do próximo domingo.

Boa volta

J. Manso disse...

Boas Ricardo,

Queria reforçar a tua explicação salientando que não deve haver a "tentação" de acelerar logo de inicio. Para isso é importante seguir ritmos sem grandes oscilações de intensidade, (bastam as que são provocadas pela própria geografia para elevar os batimentos para regimes proibitivos), com cadência certa e de preferência com uma "roda" amiga.

Vamos ao teu encontro na zona de Lousa

Abraço

Ricardo Costa disse...

Como se tem vindo a anunciar, no próximo domingo realiza-se o Roteiro dos Muros, uma volta extra-calendário que é, acima de tudo, um desafio de superação extremamente exigente, física e de persistência psicológica.
Asseguro que a ideia que se pode fazer da volta antes de a iniciar é diferente do que efectivamente... será: tanto a meio, em que a sensações vão ser díspares, ora boas, ora más, como quando se aproximar o final, em que virá ao de cima a resistência anímica. Uma vez concluída a tirada, a sensação será muitíssimo positiva, de satisfação pelo objectivo cumprido.


1 - Serra da Alrota (1,1 km a 9,4%)
2- Alto de Bucelas (antenas) (1 km a 6,2%)
3- S. Tiago dos Velhos (1 km a 6,4%)
4- N. Sra. Ajuda (0,9 km a 9%)
5- Santo Quintino (1,4 km a 9,2 km)
6- Casais de S. Quintino (1 km a 7,8%)
7- Charneca (1 km a 8%)
8- Choutaria (1,5 km a 8,5%)
9 - Salemas (2,3 km a 7,1%)
10 - Montemuro (1,6 km a 7,4%)
11 - Sto. Estevão das Galés (1,1 km a 4,3%)
12- Sta. Eulália (0,85 km a 5,6%)

Anónimo disse...

De facto, a sensação final foi muitissimo positiva! Confesso que estes comentários deixaram-me de pé atrás. Fiquei pouco seguro de ter a capacidade necessária visto que só voltei a pedalar desde fins de Março.
Mas afinal não foi assim tão mau. Mesmo com uma BTT e pneus slicks acho que me portei bem, para um estreante.
Esta excelente volta só me deixou com mais vontade de andar e melhorar as minhas capacidades de subida.
:)
Mário Fonseca