quarta-feira, dezembro 29, 2010

Aí está o calendário 2011!

A temporada de 2011 está à porta. A partir do dia 2 de Janeiro abre a época de voltas do nosso grupo (PINA BIKE), com partida de Loures (posto de combustível da BP, junto ao nó da A8, às 8h30) todos os domingos e feriados, e as denominadas Clássicas, para o ano reduzidas ao número de dez para optimizar o conceito próprio.
Assim, como se poderá observar através do calendário (clicar em cima para abrir), a temporada arranca, como tradicionalmente, com a volta do Reguengo, no próximo dia 2 de Janeiro; e termina quase 12 longos meses depois, no dia 25 de Dezembro de 2011, com a volta de Alcoentre.
No que se refere às Clássicas, eventos de excepção que têm vindo a reunir, desde que foram criadas (a próxima será a terceira época), número cada vez maior de participantes, tal como seu nível, principalmente nas que maior interesse motivam. Pelas características específicas, algumas destas clássicas podem, muito bem, constituir objectivos primordiais da época.
Como se referiu, em 2011 as Clássicas diminuem para número de 10, para poder aproximar-se, ao máximo, os seus pressupostos: andamento livre de início a fim (salvo casos excepcionais) e sem interrupções ou neutralizações estabelecidas. A maioria é já conhecida, e na generalidade os seus percursos deverão manter-se.
Por aquele motivo, saíram do alinhamento as Clássicas de Montejunto (pela inevitável paragem no alto da serra, onde, como se sabe, a estrada não tem saída) e da Marginal (Peninha), devido à neutralização na ligação entre o alto da Peninha e Sintra (neste caso por motivos de segurança).
Por outro lado, estreia-se a Clássica PINA BIKE, com que encerra a temporada deste tipo de eventos (dia 2 de Outubro). Terá percurso a anunciar mais tarde, que será diferente todos os anos. Além disso, regressam Bombarral, S. Romão e Campeões, que este ano foram anuladas.
O momento alto da época está previsto para a Serra da Estrela, com a realização da segunda edição desta Clássica, que muito promete depois do retumbante sucesso da prova de estreia, no passado mês de Setembro. No próximo ano, o evento será bem mais cedo: dia 4 de Junho – e terá novo percurso por desvendar... a seu tempo!
Eis o calendário de Clássicas para 2011: Santarém (6 de Março), Évora (27 de Março), Santa Cruz (10 de Abril), Cartaxo (8 de Maio), Serra da Estrela (4 de Junho), Bombarral (26 de Junho), Fátima (17 de Julho), Campeões (11 de Setembro) e PINA BIKE (2 de Outubro).
De permeio, haverá outras escolhas, outras paragens e outros ambientes. Como a participação em eventos promovidos por diversos grupos da nossa região, tais como, o Ota-Fátima-Ota, do RBikes (22 de Abril), Tróia-Sagres Primaveril, dos Duros do Pedal (29 de Maio) ou o Cascais-Fátima, dos Passarinhos (5 de Outubro); e também mais alguns que estão a ser perspectivados pelos camaradas do Ciclismo2640 (Mafra).
Aguardemos, então, com expectativa o que os próximos tempos trarão nesta matéria. Enquanto isso, continuemos a preparar com afinco, mas tranquilamente, a próxima temporada. Ainda faltam três meses para a primeira clássica da temporada: Santarém.


2 comentários:

Anónimo disse...

Faz hoje 1 Ano, que o nosso amigo Daniel foi a enterrar, e como os amigos nunca se esquecem, DESCANSA EM PAZ DANIEL.

Carlos(Barro).

Anónimo disse...

Boa tarde caro amigo, de facto a organização deste grupo PINA BIKE a todos vós deve deixar orgulhosos.
Espero poder acompanhar-vos em muitas das clássicas do próximo ano.
Abraço e boas pedaladas deste amigo Pedro Bike dos Duros do Pedal.