quinta-feira, março 24, 2011

Tudo a posto para a Clásica de Évora!

Tudo a postos para a Clássica de Évora, do próximo domingo. Depois do recorde de participação no ano passado, a edição de 2011 deverá continuar a manter o evento como verdadeiro fenómeno de participação.Os preparativos estão em marcha e as inscrições na loja Pina Bike aumentam a cada dia. À semelhança dos últimos anos, vai ser disponibilizado autocarro para transporte dos participantes de regresso a Loures (local de partida), e das respectivas bicicletas, logo após o almoço de convívio (organização e inscrições na loja Pina Bike). No final, serão disponibilizados banhos no complexo desportivo do clube Lusitano de Évora (1 euro). Os interessados devem inscrever-se o quanto antes.Para que se assegure o sucesso crescente de anos transactos, e devido à numerosa lista de participantes que se prevê, pede-se a todos os ciclistas que cumprem escrupulosamente as regras de trânsito, como o respeito pela circulação mais próxima da berma possível, para facilitar a ultrapassagem dos veículos. E nunca ultrapassar o eixo central da faixa de rodagem.
ATENÇÃO: EM NENHUM PONTO DO PERCURSO A CIRCULAÇÃO ESTARÁ CORTADA.
Grande vantagem desta prova, em termos de segurança, é a (quase ou mesmo total) inexistência de cruzamentos durante o percurso. De qualquer modo, deve impor-se, sempre, a máxima precaução em rotundas ou noutros locais em que o convívio com os demais agentes rodoviários se afigure mais complicada.É igualmente tradição deste evento, não haver paragens ou neutralizações obrigatórias previstas. Todavia, não querer dizer que não se pare, como, aliás, sucede quase sempre, em casos de força maior: furo, avaria ou para satisfazer necessidades fisiológicas – em que o pelotão pára em bloco, tal como volta a partir.
Em todas as situações, pede-se, uma vez mais, para não se promoverem saídas antecipadas, à socapa, ou desrespeitar eventuais paragens colectivas.
RECORDE-SE: NÃO É COMPETIÇÃO!
ATENÇÃO ACOMPANHANTES
Pede-se a todos os participantes que levem acompanhantes ou/e apoio de automóvel, que solicitem aos seus condutores para que não sigam em caravana atrás do pelotão. Estas filas são causadoras de congestionamentos de trânsito que se pretendem evitar, e que podem gerar problemas com as autoridades.
Pede-se, pois, que os veículos aompanhantes deixem distância suficiente para o pelotão, para permitir que os restantes utilizadores da via possam ultrapassá-los.
LOCAL DE PARTIDA
Devido ao elevado número de participantes, o local de partida da Clássica de Évora será, como em 2010, o PARQUE DE ESTACIONAMENTO marginal à AV. DAS DESCOBERTAS, NO INFANTADO (LOURES).
HORÁRIOS:
A partir das 7h15: concentração dos participantes
8h00: Partida para a Clássica de Évora
A chegada será, como habitualmente, em frente ao hipermercado Feira Nova (km 135,6), a cerca de 2 quilómetros da entrada na cidade de Évora. A linha de chegada (para contabilização do tempo no caso do Audax) é a SEGUNDA TRAVESSIA DE PEÕES (PASSADEIRA), no final da fachada do referido centro comercial (em frente ao parque de estacionamento), antes de um «refúgio» para paragens de emergência na berma da estrada.
O percurso
O percurso tem a distância de 135 km e é praticamente plano, atravessando o baixo Ribatejo até ao alto Alentejo. Talhado à medida de roladores fortes e possantes, e a sua distância longa não permite contemplações aos menos bem preparados. O perfil altimétrico é curioso: vai subindo gradualmente de Vila Franca a Évora, com alguns picos mais acentuados antes e depois de Montemor-o-Novo, nos últimos 30 km, tornando o final da tirada bem mais selectivo. Tanto mais que, nessa altura, o cansaço se vai acumulando. E depois, como diz a velha máxima ciclista, «as dificuldades também se ditam pelo andamento», além que tradicionalmente há que contar com um adversário adicional: o vento lateral após Vendas Novas.
Ver percurso da Clássica:
Ver rota para os banhos:

4 comentários:

Felizardo disse...

Saudações!
Talvez mereça a pena chamar a atenção para a mudança de hora que ocorrerá precisamente na madrugada do próximo Domingo. Bem sei que isto é tudo malta atenta, mas mais vale prevenir...
Bons treinos.

36/50 disse...

A corrida dos que dizem não querer fazer corridas...!!!!
Depois queixem-se se houver azar com tamanha ganância de querer chegar primeiro!

António Vaqueirinho disse...

Boas,
Desejo a todos uma boa clássica e acima de tudo que nos divirtamos, em ambiente de boa camaradagem como já vem sendo apanágio nestas nossas aventuras. Força no pedal…
Um abraço
Vaqueirinho

PS: as rápidas melhoras para o amigo Manso!!!

turtle disse...

ola...

eu fui e xeguei:):)

objectivo superado:):)

6h00...toka o despertador...despaxar as coisas..colocar a tralha no carro e siga para loures...
chove e chove e chove...

sou sincera..estive um pouco em duvida se arrancava ou nao pois a chuva fez me pensar um pouco...
eu ja tou habituada a fazer muitos kms sozinha mas com chuva ia ser bem complicado mas em boa hora optei por sair a pedalar...

a saida de loures ja foi um pouco depois das 8h00 e eu acabei por sair juntamente com o grupo todo o que me fez pensar que bem cedinho ia ficar sozinha...

ainda aguentei a subida da pinabike e do tojal mas um pouco mais a frente tive que reduzir o rirmo que nao ia aguentar e evora nao era logo ali...lolllol...

por isso mantive o meu ritmo, comecei a dar mais atencao a musica e la segui eu...

levei sempre pequenos objectivos de xegada e por isso cada vez que os ia ultrapassando ficava toda contente....alverca...vila franca...onde me colei a um pequeno grupo de alpiarça que me tinham ultrapassado...porto alto...pegoes ...aqui foi a seca do dia..rectas e mais rectas e mais rectas...txiiii...eu cantei..eu falei sozinha..eu sei la o que fiz...so queria era que acabasse...

na passagem em pegoes trazia media de 27 e qualquer coisa e pensei...isto ta a correr bem...pois mas enganei me...de pegoes ate vendas novas apareceram alguns topos que me foram obrigando a baixar o ritmo e a media...xeguei a vendas novas com media 26.5...
entre vendas novas e montemor fui me defendendo nas subidas mas tinha nocao que a media ainda ia baixar mais e quando comecei a ver a subida para montemor...aiii...que me vai custar tanto...lolllol...mas ate nao...meti o meu ritmo soft por ali acima e foi num instante..ou nao...lolllol...

em montemor o cheirinho a almoco comecou a fazer estragos e pensei que tinha que xegar rapido a evora que a fome ia aparecer...e que ando a colocar implantes dentarios e nao consigo comer barras por isso entre o isotonico e tres geis a fome aparecer nao era nada raro..lolllol...

aos 22 kms de evora mais ao menos vejo aparecer o grupo dos corajosos que ia regressar a loures a pedalar e com eles o nuno tdi que vinha ao meu encontro...
confesso que me soube muito bem pois as dores nas costas e a fome ja me estavam a fazer desesperar...
sabia que nao ia desistir mas com companhia faz se muito melhor...

de caminho para evora iam passando carros com bicicletas e os autocarros com os ciclistas que regressavam a casa e os apitos, sinais de luzes e acenos iam me dando mais força para continuar...
um muito obrigado a todos...

quase a xegarmos a evora juntou se um ciclista da zona que andava a treinar e acabou por ser uma mais valia na companhia pois conversa puxa conversa e quando dei por mim ja estava a passar a "meta"...

dai eu mais o tdi fomos para o campo de futebol buscar o carro e dai para os banhos...
nas piscinas pagamos o banho e fomos ate ao circuito de manutencao tomar um banhinho de agua quentinha que soube maravilhas...

saimos de evora em busca de um local para almocarmos e ao vermos os carros do pessoal que tinha ido pedalar parados num restaurante acabamos por parar tambem...
entramos e fomos muito bem recebidos...

aqui temos muito que agradecer pois apesar de nao termos marcado nada deram nos a possibilidade de sentar e almocar muito bem e pelo mesmo valor....
o comer e o atendimento foi cinco estrelas....

e prontos...barriguinha xeia e ai vamos nos em direccao a casa para um merecido descanso...lolllol...

quero deixar aqui um muito obrigado a todos os que me apoiaram mais uma vez nesta "maluqueira" mas principalmente ao nuno tdi por ter voltado para tras ao meu encontro...
obrigado aos duros do pedal por me deixarem fazer parte deste grupo...
obrigado aos pina bike por nos terem permitido usufruir dos banhos e do almoco....

e agora um muito obrigado a minha kuota que me acompanhou estes kms todos e nao me deixou ficar nada mal...lolllol...

kms-137.0
tempo-5h31m
media-25.5

ate a proxima aventura:):)
jinhos turtle (durosdopedal)