A crónica da inesquecível edição de 2011 da Clássica da Serra da Estrela já está disponível em http://www.classicaserradaestrela.blogspot.com/
A todos os participantes, a merecida homenagem!
Entretanto, na passada semana e fim-de-semana, acumularam-se muito quilómetros, de treino e em saídas de grupo. Na sexta-feira, dia 10, bem composto pelotão fez a volta da Ota, a um ritmo muito bom, mas sem esticões e acessível à maioria - com oportunidade para «forçar» nos pontos apropriados. O único neste percurso é a «famosa» subida do Vale do Brejo, que foi realizada em tempo recorde (pessoal): 4m02s. Depois de um excelente trabalho do Carlos Cunha na ligação desde a Ota, passei a imprimir o ritmo, lançando a aceleração final. O Jorge «Contador» foi o mais rápido, destacando-se algumas dezenas de metros (e assim fez tempo ainda abaixo daquele que referi), mas teve o surpreendente Zé-Tó, a vir de trás, e a acabar a morder-lhe a roda. Como há muito tempo (anos!) não se via...
Depois, no regresso, os «limitados» em horário que prescindiram de paragem para café em Aveira de Cima imprimiram um andamento muito bom, com médias impressionantes: De Aveiras ao Carregado: 41,5 km/h; do Carregado a Vila Franca (calcule-se!), 43 km/h!
No domingo seguinte, cumpriu-se a volta da Abrigada dentro do mesmo registo: ritmo bom, mas certo durante a maior parte do percurso, a permitir ao imenso pelotão manter TODAS as unidades. Ressalvo a presença de alguns elementos que se têm tornado hábito não acompenharem o grupo principal e que estiveram de «corpo inteiro» nesta volta. De resto, só a partir da Merceana para o Sobral, e depois do Sobral para o Forte do Alqueidão, seguindo de descida alucinante para Bucelas, marcaram intensidades altas - mas ficou bem provado que este é o período em que o nível global do grupo está mais alto. Isso só contribui para que as voltas sejam mais concorridas... e os participantes se envolvam mais.
No domingo, há um bom pitéu: Lagoa Azul (Sintra). O percurso é bem conhecido, mas em breve será aqui publicado.
E marquem já nas vossas agendas: na quinta-feira, dia 23, feriado nacional, estão todos convocados para a edição de 2011 do celébre Roteiros dos Muros. Mais informações nos próximos dias.
Sem comentários:
Enviar um comentário