quinta-feira, janeiro 19, 2012

Crónica do Reguengo e... no domingo: Pontével


A volta de Reguengo, no passado domingo, foi em certas fases do seu trajeto um autêntico exercício de equilibrismo em corda bamba. O motivo foi a precária aderência do asfalto, pela primeira vez molhado após muitas semanas sem chover, tornando-o, nalguns pontos mais críticos, tão escorregadio que chegou a constituir um verdadeiro desafio à lei da gravidade. Passar por estas armadilhas sem cair seria, desde logo, pedir demasiado. Pareciam sabonete debaixo das rodas finas, e mesmo em linha reta foi difícil não perder estabilidade. Por isso, houve quedas, e não foram poucas, embora, felizmente, nenhuma com gravidade. Uns cromados riscados e pouco mais.
À parte destas perigosidades, apenas a lama a pintalgar as máquinas de castanho e a prejudicar a fluidez das engrenagens, principalmente as que tinham a lubrificação descurada.
Mas nada disso impediu que fosse mais uma volta marcada por diversos momentos impetuosos, mas sem atingir a competitividade que deverá estar reservada para tempos vindouros. O fulgor da boa forma (ou em crescendo) de diversos elementos traduziu-se em fases de muito bom andamento, facilitado pela planura do percurso, e pouco recomendável devido ao piso traiçoeiro.
Rolou-se, a espaços mais ou menos longos, a boa intensidade (principalmente para quem passava pela frente), intercalados por outros, não mais curtos, em que se deslizou apenas, permitindo um endurance baixo, neste caso, com primazia aos que se protegiam no conforto do seio do pelotão.
De qualquer modo, o melhor indicador para o ritmo médio da jornada foi o de a maioria dos participantes raramente ter dispensado a roda grande – e quase todos tinham-na engatilhada na abordagem à subida da Sagres, na parte final da volta. Todavia, por via de ordem superior, não foi necessária...

No próximo domingo, a volta é a de Pontével, com trajeto por Azambuja, Cruz do Campo, Pontével, Aveiras, Vale do Brejo, Ota, Alenquer, Vila Franca). ATENÇÃO: no gráfico do percurso, o regresso está por Sacavém e Apelação, mas não é o que está previsto. Será, como habitualmente, pela Variante de Vialonga/Tojal.     

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas não ha duvida quando o tempo permite as voltas sao sempre de grande media e prazer de andar nos limites nas ROTUNDAS ha 40km
Com os convidados VIP em grande forma, alias como era de estranhar se nao fosse.
Quero aproveitar dar as melhoras ao nosso grande amigo Zeto que bem mereçe um grande abraço.

Anónimo disse...

Boas,
Olá. Obg pela força! Tou melhor, já dou uns passeios a pé o q já é 1grande evolução...

Ab,
ZT