sexta-feira, abril 13, 2012

Clássica de Santa Cruz: alteração do percurso!

ALTERAÇÃO DO PERCURSO DEVIDO A OBRAS!
Devido ao corte da estrada da Mugueira-Tapada de Mafra (motivo: obras), o percurso da Clássica de Santa Cruz sofrerá a seguinte alteração: assim, após o topo da Picanceira, no final curta descida, virar à esquerda para Sobral da Abelheira - atenção descida íngreme! - e no final desta, após uma ponte, logo à direita, em «gancho» a subir, para um troço que vai dar à porta da Tapada (quem participou já este ano na volta do Gradil, conhece-o. Desta feita, obviamente, será feito em sentido inverso. Uma vez na Tapada, entra-se no percurso original, à esquerda para a vila do Gradil.

A Clássica de Santa Cruz - 2012 realiza-se no próximo domingo. O terceiro evento do género esta temporada tem partida e chegada a Loures (posto de abastecimento da BP, junto ao nó da A8), na distância de 120 km, com partida às 8h00.
A Clássica de Santa Cruz tem um percurso muito interessante, suficientemente exigente. A morfologia do percurso desta Clássica nada tem a ver com o das anteriores já realizadas este ano (Santarém e Évora). Obviamente, é mais acidentado, com sucessão de subidas dignas de registo, como são os casos do Forte de Alqueidão (de Bucelas), Encarnação, Picanceira, Gradil (vertente Oeste) e Vila Franca do Rosário.
Como nas anteriores edições desta Clássica, a tirada será NEUTRALIZADA à chegada à MALVEIRA (km 103,3 - rotunda do nó da A21 Malveira-Ericeira), no final da subida de Vila Franca do Rosário, após o que se seguirá a conclusão do percurso estipulado até Loures. A neutralização tem como objetivo salvaguardar a segurança – em especial no atravessamento sempre muito congestionado da Malveira e Venda do Pinheiro, e já perto do final, de Pinheiro de Loures e Barro - e não pressupõe, forçosamente, paragem para reagrupamento de elementos retardatários.