sexta-feira, setembro 14, 2012

Domingo: Roteiro dos Muros


No próximo domingo, a volta é «especial»: o célebre Roteiro dos Muros.

O percurso tem 110 km e (este ano... ) 14 duras subidas. Para se irem riscando, conforme se forem ultrapassando. A grande novidade desta edição de 2012 é a terrível Capelã, que se subirá após a N. Sra. da Ajuda, e será a 5.ª ascensão da jornada. Atenção, porque no gráfico do percurso não consta esta inédita passagem pela Capelã (trata-se do trajeto do ano passado), pelo que após a N. Sr. da Ajuda desce-se a Mata.

Obviamente, a inclusão desta subida elevará, mais ainda, o nível de dificuldade da volta.  

1ª Serra da Alrota

2ª Bucelas (antenas)

3ª Santiago dos Velhos

4ª N. Sra. da Ajuda (Contradinha)

5ª Capelã

6ª S. Quintino

7ª Casais de S. Quintino

8ª Molhados (Sapataria)

9ª Charneca

10ª Choutaria

11ª Alto da Urzeira

12ª Monte Gordo

13ª Salemas

14ª Ribas de Baixo (Fanhões)

 

ATENÇÃO: Partida das bombas da BP, em Loures, às 8h00

 

Esta é, por excelência, uma prova de superação extremamente exigente. A todos os participantes ressalva-se a importância de adequarem o seu ritmo às suas capacidades. As boas sensações que se poderão ter na primeira fase não, de todo, são fiáveis - a qualquer momento, tudo poderá mudar. É assim neste tipo de percurso, em que, ora se sobe (e de forma geralmente abrupta) ou se desce... da mesma maneira.

Como é tradicional, esta é uma prova marcada pela filosofia de interajuda, de incentivo. Durante o maior número de subidas deve respeitar-se neutralizações no alto para reagrupamento de eventuais retardatários. De qualquer modo, igualmente a estes se pede que tenham noção que não podem «atrasar» demasiado e sistematicamente os demais, bem como o normal desenrolar do evento. A todos, pede-se a consciência que, a qualquer momento, poderão ter de abdicar e seguir em auto-suficiência, ou até, naturalmente, optar por não prosseguir.

O Roteiro dos Muros tem a sua mística muito especial - iremos respeitá-la e perpetuá-la!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola
O track gps corrigido é uma grande ajuda para quem conhece mal o trajeto e gostava de fazer a volta toda mas de certeza que nâo na frente
Obrigado