terça-feira, maio 27, 2014

Clássica Pina Bike


A pedido de várias «famílias» e, em especial, do nosso patrão, Pina, a Clássica Pina Bike de 2014 será subordinada a ultimar a preparação dos diversos participantes no Granfondo do Gerês, que se realiza já no próximo dia 15 de junho.

Logo, conte-se com um percurso rijo, com cerca de 2000 metros de acumulado e com uma distância importante, à imagem do grande desafio minhoto (138 km; no Gerês mais 20 km), simulando em número de subidas (5 ou 6), aquele traçado. De qualquer modo, respeitando o que é tradicional nas nossas Clássicas, a primeira parte será mais acessível, permitindo haver mais probabilidades de o pelotão rolar compacto, atenuando as diferenças que certamente se farão na segunda parte do trajeto. De resto, o percurso do Gerês também tem este mesmo aspeto na sua fase inicial.

Então sim, surgem as dificuldades e serão a condizer com as exigências de um teste de preparação para o Granfondo. Após 48 km quase sempre planos, à saída de Ribafria a primeira subida: Pereiro de Palhacana, com uma entrada agreste e uma inclinação irregular. Em seguida, Cabeda (2.ª ao km 64), com o encadeamento com o Forte de Alqueidão, antecedendo a Mata (3.ª; km 87) e Ribas (4.ª; km 109) e finalmente Montemuro (5.ª; km 117) com o seguimento por Sto. Estevão das Galés. Em Loures estaremos com 138,5 km.

A hora de saída de Loures (bombas da BP) é às 8h00
Recorde-se que o andamento é livre (conceito de Clássica) e recomenda-se que cada um o adeque à sua condição física. Arrisco a sugestão/conselho para se moderar o ímpeto na primeira fase do percurso, incluindo nas primeiras abordagens montanhosas, cabendo aos interessados manter um passo de desgaste - como, aliás, se vê os profissionais fazer nas grandes Voltas... ;)    

1 comentário:

Pedro Fernandes disse...

Estranheza a minha!...
Sim no domingo passado estava calendarizado “a Clássica das Lezírias” e!.... qual o meu espanto o grupo habitual de Loures não estava presente.
O que se passou?! Interrogava-me.
Ui!. O grupo chateou-se, opiniões contrárias ao calendário? Será?
Companheiros, não se chateiem, descarreguem as energias no trabalho, na vossa carreira profissional, a bike é algo salutar para oxigenar a cabeça e passarmos um bom início de semana de trabalho.
No entanto fica registado que a volta foi extraordinária até ao momento que existiu uma queda que envolveu 6 atletas na frente do pelotão, entre os quais o nosso companheiro João Santos.
Um abraço a todos
Já agora não se chateiem, o que nos une é a adrenalina de fazer desporto de bike e de termos alguém como o Ricardo Costa que faz um trabalho voluntário, neste blog, em prol do coletivo, aahhh.
Pedro Fernandes (Carregado)