quinta-feira, janeiro 04, 2007

1ª Clássica da temporada: Valada

A primeira Clássica do Circuito Pina Bike, no próximo domingo, é à medida do que se pretende para esta altura do ano: extensa (125 km) e plana. O principal obstáculo será mesmo a distância, pois o percurso é muito rápido. O trajecto entre Loures e Benavente (pelo Porto Alto) não tem segredos: plano, plano… E a partir daí, até ao fim do segundo sector, em Muge, a topografia do terreno não se altera muito, com predominância para falsos planos, ora ascendentes, ora descendentes.Para dar uma ideia da inexistência de verdadeiras dificuldades «naturais», os 2 km que antecedem Marinhais, o maior ascendente deste sector, têm o mesmo desnível que a ponte de Vila Franca… em apenas 400 m!À entrada de Muge, vira-se à esquerda em direcção a Valada (Porto de Muge). Depois de descer até à cota zero, deparamo-nos com a ponte de ferro sobre o Rio Tejo, que obriga a fazer uma travessia muito «sui generis» por um corredor estreito, em fila indiana. Além disso, o piso não é asfaltado, rolando-se sobre uma grelha metálica. A sensação causa alguma estranheza.Saindo da ponte, seguem-se 3,5 km até à discreta aldeia de Valada (afinal de contas, é a que dá o nome a esta Clássica!), prostrada (é bem esse o termo) em plena lezíria ribatejana. Aí, vira-se à direita antes de abordar a longa recta (também de 3,5 km) que vai dar a Ponte do Reguengo. Primeiro a ponte antiga e depois, mais empinada, a nova, iniciando-se depois a subida até ao cruzamento de Cruz do Campo (Estrada Nacional 3). Bem, subida é, de facto, mas coisa para 3 km a 1%.Uma vez na estrada nacional (esq.), até a Azambuja há dois topos inclinados, com menos de 1 km, o primeiro pouco depois do cruzamento de onde viemos (Pontével/Cartaxo), e o segundo, a seguir ao cruzamento de Aveiras. Após a Azambuja, o percurso é sabido…

A terminar, de referir que a edição do ano passado, que também abriu a temporada de Clássicas, ficou marcada por uma controversa situação originada pela aceleração do pelotão quando eu e o Hélder parámos para mudar a águas às azeitonas, antes de Benavente. A perseguição (à média de 35 km/h e 174 bpm) durou até Muge (no meu caso), porque o desgraçado, que começava nesta altura a acumular empenos cada vez que saía com o nosso grupo, nunca mais conseguiu recolar – terminando a volta na companhia de um trio (Carlos, Steven e o Abel) que também não já não tinham resistido ao forte andamento. Para dar uma ideia da cavalgada, entre Azambuja e o Carregado fez-se uma média superior a 37 km/h.

4 comentários:

Anónimo disse...

Lá estarei!

ZT

Anónimo disse...

e como se pode saber do resto do calendário?
e nas Classicas de Evora e de Fatima, por exemplo, como é (o regresso, o almoço)?
este ano tinha ideia de fazer todas as classicas excepto as etapas internacionais e tenho estas duvidas, se me poderem ajudar... Obrigado

um Abraço
Pedro Fonseca

Ricardo Costa disse...

Caro Pedro, o calendário está em fase final de elaboração, pelo que, muito em breve, será divulgado (afixado na loja do Pina) e poderá ser fotocopiado e distribuido.

Em relação às Super-Clássicas de Évora e Fátima, as datas ainda não são definitivas, mas, tal como em 2006, a primeira será em meados de Março (provavelmente dia 11) e a segunda no último fim-de-semana de Abril (dia 29) ou no primeiro de Maio (dia 6).

A logística está quase sempre garantida. Quem não se faz acompnhar de familiares ou amigos, poderá contar com o transporte da bicicleta na carrinha do Freitas (presença habitual com importância extrema) ou noutro veículo qualquer. O transporte pessoal é mais simples, porque não sempre nos podemos «pendurar» na boleia de alguém.
Quanto ao repasto, está naturalmente garantido: ninguém fica sem comer! Bem como a indispensável banhoca retemperadora, que, em Fátima, tem sido no quartel dos bombeiros e em Évora na fabulosa messe dos oficiais (gentileza do Fantasma).

Quando o calendário estiver oficializado será apresentado, em resumo, aqui no blog.

Até amanhã

Anónimo disse...

À pouo vi o Vidigueira e lancei-lhe o desafio de aparecer amanhã...vamos lá ver!
Morales, qd é q apareces???

ZT