quarta-feira, janeiro 03, 2007

Fuga de Fim de Ano!

Apesar das críticas (que se aceitam perfeitamente), os percursos das voltas nunca foram tão diversificados, inclusive inéditos. No último domingo, voltou a inovar-se, com o grupo (ou que restou depois de ter ficado reduzido a metade depois do cruzamento da Ota) a espraiar-se por caminhos nunca desbravados e muito interessantes entre Alcoentre, Manique do Intendente e Pontével.
A distância (130 km) não era acessível, admite-se, exigindo, desde logo, bom endurance, todavia a facilidade do terreno, recomendável para esta altura da temporada (exceptuando a empinada travessia de Maçussa), contribuiu para atenuar as limitações de uns – mais difícil no caso do abnegado Pedro – mas também para acentuar a boa forma de outros – do intratável Salvador, protagonista de uma aventura a solo durante 65 km. «Só» durante metade da distância da volta! Autor de uma fuga duradoura pela segunda semana consecutiva, está certamente a tomar-lhe o gosto.
A cavalgada começou imediatamente a seguir ao Carregado, em direcção a Alenquer, e durou até quase lá passarmos outra vez, então, provenientes da Azambuja. Pelo meio ficou «só» a fase mais complicada do percurso: a passagem pelo carrossel da Espinheira e no original troço de Manique do Intendente.
E fique, deste já, bem claro que não houve colaboração ou parcimónia do grupo perseguidor. O nosso homem esteve muitíssimo bem, desenvolvendo um esforço solitário de apreciável qualidade, na consolidação da vantagem e de mantê-la durante tantos quilómetros – desempenho ao alcance de poucos e demonstrativo da sua excelente condição física actual. Na minha (humilde) opinião, estendo-lhe os elogios que teci ao Carlos, após a célebre (e tão controversa) prestação em Montejunto, há alguns meses.
De resto, nem sequer diminui o mérito da façanha do fugitivo, o facto de, em diversas ocasiões, o pequeno pelotão perseguidor ter refreado o andamento para não sacrificar o Pedro, em dificuldades desde muito cedo – já nos primeiros topos da Espinheira andava na ponta do elástico, mesmo com andamento moderado.
A aventura do Salvador terminou depois de Vila Nova da Rainha, numa altura em que o grupo de trás estava reduzido a apenas quatro elementos (eu, Roubaix, Carlos e Pedro), quando o Freitas e do João Santos pararam (junto à SIVA), para este último, a contas com cólicas, meter o pé no chão aflito para ir à casinha. Houve quem dissesse que foi uma hábil estratégia, geralmente conhecida por «pedir para cag… e sair!».

Notas de observador

Apesar da fantástica demonstração de força, o Salvador não estava satisfeito depois de ter sido «apanhado» pelo pelotão. Contrapondo aos merecidos elogios que lhe foram dirigidos imediatamente, revelou-se frustrado – imagine-se – por não ter conseguido levar a fuga até… ao fim! Prova cabal da sua enorme ambição e valentia. Naturalmente, à chegada a Alverca, sucumbiu às acelerações dos que estavam mais frescos.

Algures a meio do percurso, o nosso companheiro recente, Roubaix, interrogou-se sobre o sentido da decisão do Salvador ao aventurar-se em solitário durante tanto tempo, à custa de um enorme esforço adicional. Respondi-lhe, sem duvidar, que era uma questão de atitude, de retirar prazer da bicicleta e de justificar as inúmeras horas de selim durante meses a fio. Compreendo-o…

Aliás, a prová-lo, na iminência de os perseguidores apanharem finalmente o fugitivo, este esboçou (ou pareceu) a tentativa de adiar a junção inevitável. E então, o Roubaix não se conteve: «Ainda se mete em crenques, ainda insiste, livra para o gajo!».

Pedro, camarada, no pasa nada!. Que ninguém nos oiça, mas é assim que se evolui. Sê paciente. Capiche?

Referência ainda para o regresso do João (não o Santos) à actividade. Entenda-se bem: actividade! E para o mais recente papá do grupo: ZT. Será pedir muito manter o ascendente de forma que exibia antes de ter «dado à luz»?

5 comentários:

Anónimo disse...

Ao ponto a que se chegou!!!
Até já deixam o FRAQUINHO do Salvador sair do pelotão sem que este reaja de imediato...
Só assim é que se compreende que um pardalito daqueles ande sózinho 65 Km!!!!!?????
A propósito:
Ouvi dizer, que numa destas últimas voltas, à chegada a Bucelas vindos da Venda do Pinheiro, o tal Pardalito..., entrou à LEÃO no último topo, e saiu que nem um CORDEIRINHO...
Que pena não estar lá...
Está para breve o fim dessas "AVARIAS"!
AB

Anónimo disse...

Fantasma, parece inclusive que o pardalito tem o patrocinio de altas figuras do pelotão para deixarem que as fugas se concretizem. Qual será o misterioso interesse daquelas??!!!

(Zar)Olho Vivo

Anónimo disse...

Gostava de ter feito a volta "completa" pq n conheço os caminhos por onde andaram e considero q essa é acualmente 1 motivação extra: "ir cada vez + longe"!
Como sabem, tenho "dormido pouco" (por boas razões, ahahah!) mas ainda assim consegui fazer 149Km pq embora tenha virado na Ota, tinha vinda de casa e tive de voltar! Mt bom!
Qt ao Salvador, além de "lhe tirar o chapéu", quero dizer-"te" q...deves repetir a aventura!!!
Fantasma, p qd o regresso?

1ab,
ZT

Anónimo disse...

Talvez Domingo, pois tiram-me os ferros que faltam amanhã.
Vamos ver se Domingo já dá para "PISAR" o asfalto.

AB

Anónimo disse...

Na volta do ultimo Domingo grande fuga a do Salvador que esteve realmente muito Bem, e não retirando o mérito a ele, a fuga teria terminado na subida de Maçussa uma vez que já estava á vista e teria bastado o grupo apertar um pouco mais, mas mais uma vez ia na ponta do elastico e no fim de cada "subidinha" o grupo lá esperava por mim (o meu muito Obrigado, senão ainda hoje andaria perdido...).
Posso garantir que este ano vou fazer algo mais para não ficar sempre empenado....
Para Domingo já á volta marcada?

Um Abraço a todo o pessoal
Pedro Fonseca