quinta-feira, maio 15, 2008

De cara ao vento!

A Clássica da Marginal, realizada no passado domingo, acabou por ser algo atípica, mas constituiu, no meu caso, excelente treino. Assim, depois de o ritmo ter sido bastante moderado à Avenida 24 de Julho, a partir de Alcântara várias alterações de andamento ameaçaram, desde logo, fraccionar o pelotão. A última das quais, na passagem pelo Alto da Boa Viagem, dividiu definitivamente o grupo. O elemento mais activo nestas iniciativas foi o Jony, a afinar as baterias para os objectivos que se avizinham, forçando «aqui e ali», fazendo com que, em Paço de Arcos, já fosse um pequeno grupo a resistir à aceleração (de cerca de 1 minuto) do Carlos Coelho, com velocímetro acima dos 45 km/h. Desse grupo faziam parte: eu, Jony, Duarte, Rui Scott e o Quim. O Salvador viria a descair, nessa altura, em virtude deste impressionante «forcing» do Carlos contra o vento.
A partir daí, iniciou-se bem conseguido revezamento entre todos os elementos do grupo da dianteira, que durou até S. Pedro do Estoril, cavando nesses quilómetros ainda mais o fosso para os de trás: Freitas, Paulo Pais, Abel, Steven, Zé-Tó e João do Brinco – que voluntariamente não se esforçaram por tentar recolar.
À frente, na passagem pelos topos do Estoril, isolei-me, sem forçar quase nada, e rapidamente ganhei enorme vantagem (ajudado pelo facto de atrás ter-se parado em Cascais para «mudar a águas às azeitonas»), levando a que tivesse percorrido toda a Estrada do Guincho sozinho, de cara ao vento, e também as subidas para a Malveira da Serra e Penina, onde tive de aguardar cerca de 6 minutos primeiro pelo Carlos Coelho e mais 4 para o restante grupo.
Com o que restava da segunda metade do pelotão só nos voltámos a reunir, à saída de Sintra – onde eu, o Jony e o Salvador cumprimos uma paragem para reabastecimento. Entretanto, o Rui Scott, o Quim, o Carlos Coelho e o Duarte já tinham seguido.
Daí até Loures, já com o Freitas, o Paulo Pais, o ZT e o Abel (sempre rijo!), rolámos moderadamente, exceptuando a aceleração fortíssima do Paulo Pais nos topos de Guerreiros, levando o Freitas na roda... a ter de cerrar os dentes. Aos demais, cá atrás, doeu-nos só de ver... A mim não restavam forças para sequer tentar seguir ao longe aquele «disparo».
De Loures quase a Alverca, eu e o Jony voltámos a ter a companhia dos dois homens de Salvaterra.

No próximo domingo, a volta é a da Abrigada e no feriado de quinta-feira (dia 22) estão todos convidados para a reedição das 3 subidas de Montejunto. Que em breve abordarei com mais pormenor.

5 comentários:

Anónimo disse...

É pá já a três grupos, o FreitasBike, o RicardoBike, e PinaBike..E esta .............

Anónimo disse...

É pá já a três grupos, o FreitasBike, o RicardoBike, e PinaBike..E esta .............

Anónimo disse...

4 GRUPOS ...
FALTA O IDIOTABIKE

O «FAROLEIRO»

Anónimo disse...

Link de interesse:

http://www.ccfranciscopizarro.es/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=15&&Itemid

Aqui fica informação dos bravos do pelotão.

1ab,
ZT

P.S. - Domingo lá estarei em Almeirim a chupar rodas!!!

Anónimo disse...

http://www.ccfranciscopizarro.es/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=15&&Itemid=99999999