Na volta de ontem, destaco além de mais uma presença numerosa de elementos a reacção muito positiva da esmagadora maioria às acelerações dos mais «fortes» na Espinheira. Prova disso foi o pelotão ter chegado praticamente compacto ao topo da variante de Alenquer. Apesar de acusar os choques mais violentos – ou pelo menos foram considerando o meu rendimento de final de temporada –, o núcleo do Pina Bike recuperou sempre a distância perdida, impondo-se sempre a sua presença aos da frente. Foram eles: Pina, Steven, Salvador e Carlos do Barro. Este último chegou mesmo a tentar a sua sorte para se isolar, sem êxito, não por falta de mérito mas porque não havia permissão a quem quer que fosse para tal...
De facto, nessa altura (o último terço do percurso) quando terreno se tornou mais acidentado, o quarteto que se formou à cabeça após a Espinheira – Renato, Hugo, Freitas e eu (a espaços também o André, embora este estivesse na ponta do elástico sempre que havia movimentações fortes) – não se desfez, apesar de várias tentativas.
De qualquer modo, foi dele (do André) a derradeira tentativa, de diversas que fez para se isolar logo que chegada ao grupo da frente. Na variante de Alenquer em direcção à rotunda, lançou-se em solitário mas o pequeno grupo respondeu a preceito e manteve a unidade no final.
Até aí, o terreno plano ajudou a rodar em grupo compacto, a boa velocidade (a média esteve sempre acima de 33 km/h), quase sempre conduzido pelo Renato, ao seu estilo, com ou sem ajuda...
Notou-se que, os que têm mais quilómetros nas pernas estão, tal como eu, alguns (bons) furos abaixo da melhor forma – como é admissível.
No próximo fim-de-semana, o percurso é interessantíssimo e muito mais selectivo (S. Pedro da Cadeira). Ficarão mais evidentes, então, os estados de forma. Ainda estamos na segunda semana de Novembro. Pergunto: já alguém iniciou a preparação para a época 2009?
34 comentários:
Como é que no vosso grupo fazem a preparação da nova temporada ?
Pelo que leio, a malta não para, cá para min isso é nom stop.
mg
Ricardo seria possivel indicares o percurso todo, é só para não me perder quando o elastico se partir...
Quanto à volta deste Domingo foi muito boa (para mim) até Alcoentre apartir daí entrou em cena quem mais pode e melhor anda.
Até Domingo
Boas pedaladas
Pedro Fonseca
A volta do próximo domingo é S. Pedro da Cadeira.
Percurso
Loures
Guerreiros
Lousa
Venda do Pinheiro
Malveira
Alcainça
Mafra
Paz
Murgueira
Picanceira
Encarnação
S. Pedro da Cadeira (à dir. p/ Ventosa)
Ventosa
Cruz. EN8 Serra da Vila
Turcifal
Barras
Vila Franca do Rosário
Vale da Guarda
Malveira
Venda do Pinheiro
Lousa
Loures
Distância: 90 km
Quanto à questão do mg, a verdade é a maioria dos ciclistas do grupo não pára ou apenas reduz a carga de treino, mantendo assim um bom nível mesmo durante o chamado período de defeso ou pré-temporada. De resto, nesta fase, como referi na crónica da volta, é muito mais evidente o abaixamento de forma daqueles que fazem mais quilómetros e estabelecem objectivos de participação em provas no estrangeiro, o que obriga a respeitar ciclos de treino para optimizar a forma nessas alturas do ano. De qualquer modo, as diferenças de rendimento entre estes e os que treinam menos apenas se atenuam nesta fase, e só mesmo em percursos planos é que podem acabar por não sobressair.
Outro motivo que leva a que não haja paragens no grupo é o de o calendário das voltas abranger o ano completo, «forçando» a ter de se manter sempre alguma actividade sob pena de não ser, de todo, possível corresponder ao nível do grupo nas saídas domingueiras. Além disso, todas as saídas não dispensam uma componente competitiva, que quer seja mais forte ou mais fraca, acaba por marcar em maior ou menor escala, e de forma imprevisível e incontrolável, o grau de intensidade das voltas. Por isso, quem descura a preparação no Inverno tem duas alternativas: ou está disposto a sofrer ou a lidar com solicitações físicas intensas e até desajustadas para esta altura do ano (no caso dos que preparam óbjectivos em 2009), ou abdica da presença - e do bem que sempre faz uma manhã de ciclismo bem passada...
Abraço e obrigado pela participação
Ok,
Mas a paragem é sempre benéfica, mesmo que curta, 3 ou 4 semanas, em especial para quem fez bastantes Km durante a época.
O descanso é parte importante do treino.
Parabens pelo vosso grupo.
Cumps
mg
Caro Ricardo,
Continuo a acompanhar as voltas do grupo... através do blog!
No meu caso a paragem foi um imperativo motivado pela gripe e pela fraca quilometragem. Desde que comecei a andar de bicicleta de estrada tenho 5500 Km (Desde Dezembro de 2007) e como parei era de todo impossível recomeçar com ritmos mais intensos. Assim optei por para 4 semanas e recomecei agora a andar. Como não consigo treinar durante a semana estimo que vá demorar algum tempo a retomar o ritmo...
No fim-de-semana passado fiz 90 km para mexer as pernas e não foi nada fácil...
No próximo domingo vou tentar fazer 120/130 km para tentar ganhar resistência de modo a conseguir acompanhar o grupo a partir dessa data.
Estou convicto de que vou levar umas tareias valentes, mas já tenho saudades de ouvir o pessoal a refilar!
Até lá, boas pedaladas.
Abraço
J. Manso
Bem haja amigo «Cancellara»
Fico satisfeito em saber que estás de volta aos treinos e, para já, respeitando a adaptação gradual que se recomenda. O teu volume de treino é, aproximadamente, um terço do meu, que estou a rondar os 16000 km desde a mesma data. Faço esta comparação não somente para voltar a destacar, a propósito do comentário anterior que fiz, as tais diferenças (assim explicáveis) entre os ciclistas do grupo, mas principalmente para elogiar, em particular, as tuas capacidades, principalmente de rolador, que nesta tua primeira temporada no grupo não deixaram ninguém indiferente. De resto, é minha opinião sobejamente divulgada que és o melhor rolador do nosso grupo (o que tem melhores características inatas), incluindo que a esmagadora maioria dos ciclistas que pontualmente nos «visitam» ao domingo. O Renato é o único que, pelo seu rendimento resultante de elevadíssima (e incomparável) carga de treino, estará alguns furos acima.
Estendo esta homenagem ao Rocha, embora tendo características diferentes das tuas – é mais completo.
Desde o início, que a vossa integração no nosso grupo, já disse isto várias vezes, além do saudável companheirismo e boa disposição, «ciclisticamente» falando acrescentou-lhe nível. E também por isso a vossa ausência é notada. O vosso próximo ano será certamente de ainda maior evolução, por isso altamente prometedor.
Abração «Cance»
A Bicicleta pode esperar!
Olá ciclómanos,
No ultimo ano deixei a vossa companhia velocipédica, mas vou-me informando através da leitura do blogg (ainda bem que o relançaste Ricardo) e através de algumas conversas com amigos.
Neste ultimo ano, consegui não apanhar qualquer "empeno", penso mesmo que foi o primeiro ano, destes 20 que já levo de bicicleta, em que isso aconteceu. Podem exclamar vocês, "É pá, estás em grande forma!". É verdade, e tenho batido mais alguns recordes (especialmente no tempo que demoro a aquecer os biberons e a trocar as fraldas à Leonor), e os poucos quilometros que levo de selim este ano, têm sido bem compensadores.
Mesmo assim, tenho quase 3 mil! E treinos de... 40m.
Longe vão os tempos de 4, 5, 6 horas de pedal.
As pernas doem-me a subir e pela primeira vez, estou a rolar melhor que subo (eheheheheh)! Aproveito para derreter pneus nos rolos. Subo Monsanto pela Serafina e pelo circuito dos Mundiais de 2001 (Pimenteira) e desço a Algés, dou meia volta e regresso a casa. Treino feito.
Por isso meus amigos, quando leio as vossas voltas e as vossas quilometragens, o mais que consigo fazer é imaginar como era e lembrar-me de duelos épicos em subidas míticas.
Mas, apesar dessas lembranças, vou continuar a ouvir o doce acordar da Leonor pela manhã e, a ver o seu sorriso quando chego ao quarto. Não há melhor!
Um abraço e continuem
Miguel
A Bicicleta pode esperar!
Olá ciclómanos,
No ultimo ano deixei a vossa companhia velocipédica, mas vou-me informando através da leitura do blogg (ainda bem que o relançaste Ricardo) e através de algumas conversas com amigos.
Neste ultimo ano, consegui não apanhar qualquer "empeno", penso mesmo que foi o primeiro ano, destes 20 que já levo de bicicleta, em que isso aconteceu. Podem exclamar vocês, "É pá, estás em grande forma!". É verdade, e tenho batido mais alguns recordes (especialmente no tempo que demoro a aquecer os biberons e a trocar as fraldas à Leonor), e os poucos quilometros que levo de selim este ano, têm sido bem compensadores.
Mesmo assim, tenho quase 3 mil! E treinos de... 40m.
Longe vão os tempos de 4, 5, 6 horas de pedal.
As pernas doem-me a subir e pela primeira vez, estou a rolar melhor que subo (eheheheheh)! Aproveito para derreter pneus nos rolos. Subo Monsanto pela Serafina e pelo circuito dos Mundiais de 2001 (Pimenteira) e desço a Algés, dou meia volta e regresso a casa. Treino feito.
Por isso meus amigos, quando leio as vossas voltas e as vossas quilometragens, o mais que consigo fazer é imaginar como era e lembrar-me de duelos épicos em subidas míticas.
Mas, apesar dessas lembranças, vou continuar a ouvir o doce acordar da Leonor pela manhã e, a ver o seu sorriso quando chego ao quarto. Não há melhor!
Um abraço e continuem
Miguel
Eh pá! Mas os «poderosos» estão a atacar todos ao mesmo tempo? Ou que melhor incentivo para encontrar nova motivação (e sentido) para este blog!?
Depois do «Cance», o «louco imprevisível», que desde já dispensa grandes apresentações. Está estreitamente ligada ao nosso grupo e aos primórdios da minha aventura, a sério, pelo mundo velocipédico, com lugar de destaque entre as maiores figuras, em carácter e desportivamente), mesmo canalizando grande parte da sua impressionante abnegação das bicicletas para a paternidade.
Algumas das mais impressionantes jornadas de ciclismo partilhei-as com ele - tanto em solo nacional (nas voltas domingueiras e em subidas da Serra da Estrela que se tornaram míticas, como a de 2005), como internacional (Etapa do Tour e Lagos de Covadonga), recordando que foi dos poucos ciclistas (talvez o único), entre muitos milhares nessas super clássicas no estrangeiro, com classe (e suficiente loucura) para detroçar um pelotão de algumas centenas em plena subida.
Eu que, em breve, serei pai pela segunda vez compreendo perfeitamente a sua opção. Mas como dizia o outro: que saudades ai, ai!
Se alguma vez me esquecer de tirar a pedaleira grande nas primeiras rampas de A-dos-Loucos vou certamente relembrar-te
Salut
Olá a todos,
Bom, já que no último comentário o Ricardo fala em "poderosos", então pensei: tá na hora de "aparecer"...ahahah!
BEM HAJA o ressurgimento do blog. Já fazia mta falta esta "companhia de qualidade" nas nossas vidas.
Ricardo, além dos comentários de inegável interesse, gostaria tb de ver as sp interessantes referências a médias, bpm, percursos, etc...
Ó Manso, n sejas fraquinho q eu tb estive de caganeira a semana passada e gripe esta semana e domingo lá tou p curtir o nosso desporto favorito!
Ab e boas pedaladas,
ZT
Curiosa coincidência...
Acabei de falar com o Rocha e disse-lhe que a volta vinha para os nossos lados. O rapaz anda cheio de vontade de voltar à carga!
Assim, é muito provável que antecipemos em uma semana o regresso às lides do grupo...
Zé-Tó, isto não tem nada a ver com o medo de ficar a penar. Um dos meus objectivos para este ano é o de conseguir alterar, ligeiramente, o estilo de pedalar (mais em rotação e menos em força). Se reparares, independentemente do estilo de cada um, o pessoal que é mais rotativo normalmente passa melhor as dificuldades e tem recuperações mais rápidas! (No caso do Ricardo até mete impressão vê-lo a subir desta forma). Sei que isto leva bastante tempo a conseguir mas como parei completamente penso que é mais fácil recomeçar desta forma do que pura e simplesmente tentar trocar de estilo a "meio" da época.
Já no que concerne à tua caganeira isso não será uma estratégia para perderes peso?
Ricardo, uma palavra de agradecimento pelos teus comentários e principalmente pela vontade e disponibidade para nos integrares no grupo. Quando alguns torciam o nariz com a nossa presença, tú e mais uns poucos, àlem dos cordiais cumprimentos foram-me dando umas dicas para melhorar a minha postura na bicicleta e para melhorar as preformances. (Ainda me lembro de andar com os pés tortos e não esqueço de que após corrigir alguns defeitos consegui melhorar exponencialmente o meu desempenho)
O meu obrigado!
Termino dizendo que as voltas ao domingo são para mim um escape ao stress de uma semana que normalmente é sempre bastante agitada. Se vou é para me divertir e se compito com àlguem é comigo mesmo! As melhores memórias que tenho não são aquelas em que cheguei à frente de A ou de B, são, sem dúvida, aquelas em que consegui chegar ao fim de uma súbida ou de uma volta quando o corpo me pedia para parar e só com muita força de vontade e com o incentivo do grupo é que o consegui.
Até breve
Manso
Mudar o pedalar, depois da surgir o Lance Armstrong com um pedalar em cadência, muitos o tentaram copiar, mas não é fácil.
Ora, para começar, o ideal seria começar a pré época fazendo os treinos com carreto preso, um 17 serve, com 39 á frente, mas como esta solução nem sempre é fácil de concretizar.
A solução passa por uma enorme disciplina no uso dos andamentos recorrendo a um medidor de cadencia, tentando pedalar entre as 80 e 90 pedaladas por minuto se conseguir ir ás 100 porreiro, uns treinos em rolos também ajuda.
Nas subidas optar por seguir num andamento onde as pernas girem de forma o mais solta possível, sendo que a altura de selim e medidas das alavancas é fundamental num bom pedalar, um pedalar com rendimento.
O segredo num de pedalar solto está na capacidade de ao mesmo tempo ser capaz de imprimir ritmos elevados com andamentos mais pesados, e isto nem todos conseguem.
Cumps
mg
Caro Mg,
O meu obrigado pelos conselhos.
No meu caso o problema está que ao fim de algum tempo a subir "em carga" entro rapidamente em regimes cardíacos anaeróbicos. Como resultado o glicogénio é consumido muito rapidamente e após algum tempo sem baixar a intensidade constato que tenho de entrar em regime de poupança...
Outro problema resulta do meu peso. (Agora estou nos 88 Kg e no melhor da época nos 85,50). Com este lastro todo, por muito que treine sei que nunca vou ser um trepador nato...
A ideia de tentar adquirir mais rotação prende-se com o facto de naturalmente eu pedalar "pesado". Se a volta for curta não há problemas, mas se tiver de 150/160 Km's o final nem sempre é agradável. (Na maioria dos casos a volta termina em Loures e eu depois vou até à Malveira ou, quando estou em forma, até Mafra).
Ou seja estou a tentar ser mais poupadinho (Ricardo, desculpa lá a piada gratuita...) na forma como doseio o esforço.
Relativamente à questão dos rolos estou seriamente a pensar em comprar uns (Pina vê lá se arranjas uns descontos e deixas de ser agarrado!).
Cumprimentos,
J. Manso
Peso,
Bem então tens de começar a treinar de outra forma que não só as rotações.
O treinar pesado é uma consequência das dificuldades a nível de preparação, é como que uma “defesa”, só que o desgaste é maior a todos os níveis.
Os regimes altos ou seja em zona anaeróbica não são muito bons para perder peso.
O peso basicamente é uma equação de matemática, ou seja tem de existir um equilíbrio entre o que se come e o que se gasta. É por isso importante saber comer, não é passar fome, é comer com algumas regras básicas.
Poucos fritos, comer massas, grelhados, cozidos, fruta, peixe, e o mais importante não comer até cair de cu, comer o essencial e tentar fazer várias refeições ao dia.
Poucas bebidas com açúcar ou com gás, o café sem açúcar, 2 bicas ou três por dia são normalmente 3 pacotes de açúcar.
Os treinos para queimar devem ser longos e em baixa intensidade, na chamada zona 2 (trabalho aerobico ), o ideal é treinar com o pulsometro ( entre 65 % e 85 % da capacidade cardíaca máxima ), pelo que leio os treinos no grupo PinaBike não são bem isso, se tiveres alguns suplementos para emagrecer (tipo L Carnitina ou Extreme Cut) deves tomar antes destes treinos, tipo meia hora antes, ( se não tiveres problemas cardíacos ).
Deves adequar andamentos ao teu perfil de atleta e á fase da época, se não tens um 25 e usas 52 ou 53 na frente, podes começar a pensar em montar um, especialmente para o início de época.
Exemplo de Alimentação para um dia de treino apertado;
Antes do treino: café da manhã reforçado, leite ou derivados, frutas, cereais.
Durante o treino: barras de cereais, géis e bebidas isotônicas, ou água
Depois do treino: uma refeição completa, com verduras, legumes, carne branca e massas.
mg
Mg, obrigado desde já pelo teu contributo interessante - e de interessado - para este blog.
Nos bons conselhos que tens dado ao nosso «Cance», às tantas detive-me quando, às tantas, referes que «os treinos do grupo Pina Bike não são bons para os objectivos de perder peso». E estás certo. Os nossos domingos há muito que deixaram de ter uma componente de treino. Aliás, só poderão sê-lo para ciclistas muito bem treinados, que podem aproveitar os picos de intensidade geralmente muito elevados que se praticam, para ganhar ritmo, ou como diz o outro «abrir o caixote». Todos os demais objectivos de progressão através de treino com método não são compatíveis com as nossas clássicas. Estas são, aliás, assumidamente demasiado competitivas para serem consideradas meros treinos. Aliás, para a maioria dos elementos que compõem o grupo, as voltas de domingo são o corolário do trabalho semanal. Aliás, o mais que se pode assemelhar é a treino de conjunto, mas o nosso grupo está muito longe de ter pretensões de equipa, inclusive comportamento. Sem crítica!
A chegada de mais elementos ao seio do grupo, como o «Cance», o Rocha e o André, só servem para elevar o seu nível, acarretando com isso maior selectividade e maior dificuldade a quem treina menos. Por vezes, a presença de «outsiders» de elevado gabarito como o Renato, o Hugo, o Scott e alguma malta dos Masters, em que se inclui o Jony e o Paulo Pais, contribuem para que, não raras vezes, se realizem médias de... competição.
Cance, por ora não stresses com a «performance», nos próximos 2/3 meses privilegia os teus pontos fracos (controla o peso corporal e rola maioritariamente leve) sem descurar a força (sprints e pequenas séries em subida com andamentos desmesuradamente pesados, como tu gostas!
No próximo dia 30 arranco com a pré-temporada. Até lá conto piorar de forma cada dia que passar... ehe!
para quem ainda não sabe...
Quebrantahuesos a 20 de Junho de 2009.
miguelm
"Gerações encontram-se na estrada".
Pois é, hoje pela manhã lá íam 2 PinaBikes no seu treino matinal qd se cruzaram entre a Granja/Alverca! Lá foram p o seu treino higiénico (pelo que sei bem tranquilo). Q inveja...
Miguel, obg pelas tuas "ideias bem articuladas e plenas de sentido/significado" que penso sejam de interesse para todos os q por aqui vão passando.
1 pedido: quem souber endereços de lojas online que vá partilhando aqui sff.
Obg e boas pedaladas,
ZT
Caro Ricardo,
A observação que fiz em relação ao ritmo das vossas saídas de grupo, serviu apenas de termo de comparação para aconselhar o Cance de que, terá de adoptar outro tipo de treinos para atingir os objectivos a que se propõe, sendo que seria vantajoso para ele não vos acompanhar até ter bases para o fazer, a pré época no ciclista serve precisamente para criar bases para toda a época.
Querendo o Cance evoluir nos parâmetros que enunciou aqui no blog, deveria quanto a mim, de o fazer da forma que sugeri, mas claro é apenas um ideia, que ele pode ou não aproveitar.
Devemos ser treinar ao nosso ritmo para evoluir e não ao ritmo de outros, sendo que quando vamos para ritmos mais fortes devemos estar preparados sob pena de estragar o que está feito e atrasar o que se esperava alcançar.
Cumps
mg
www.stockdeusados.net
Aqui ficam algumas,
http://loja.3bike.com.pt
http://patocycles.com/site
http://www.bellatisport.com
http://www.bikebag.com
http://www.bikebuster.com
http://www.bikemania.biz
http://www.bikeonline.it
http://www.bikezone.pt
http://www.cbike.com
http://www.chainreactioncycles.com
http://www.cicloscabello.com
http://www.ciclostrujillo.com
http://www.comet.es
http://www.comobike.com
http://www.fizzbikes.com
http://www.galaxycles.com
http://www.goodbikes.org/nuevo/index.php
http://www.kompressor-bike.com
http://www.pricepoint.com
http://www.probikercycling.com
http://www.racingcycle.net
http://www.sportzone.pt
http://www.teamcyclist.com
http://www.totalcycling.com
http://www.trisports.com
http://www.velomax.co.uk
Cumps
mg
E já agora ( mg )é a abreviatura de Manuel Gomes.
Um Abraço
mg
Boas,
Começo por agradecer os conselhos.
Aproveito para adicionar mais algumas condicionantes.
O problema (ligeiro) em condicionar o peso resulta de só treinar ao domingo. Durante a semana só estou a fazer futebol à terça-feira e como os adversários são putos de menos de 20 anos ando sempre com a língua de fora.
Isto atira-me, tal como referiu o Manuel, para o regime anaeróbico e neste não se perde peso... (uma vez levei o pulsómetro e quando começou a apitar feito maluco reparei que andava nas 200 bpm - Tirei-o logo não fosse o coração começar com ideias...)
Como também foi referido as voltas do grupo são tudo menos passeios. Saliento que embora seja restritivo à entrada de novos elementos, na medida em que o andamento não é fácil de acompanhar, tem o condimento necessário para nos deixar a satisfação de quem está nisto sem pretensões desportivas mas que adora pôr-se à prova.
Assim ou opto por levar já umas tareias e fazer-me à vida ou então levo mais uns tempos (é o que devia fazer) e começava, possivelmente, com uma base mais completa para conseguir melhorar na próxima época.
Outro entrave para não conseguir preparar isto com calma resulta do facto de o Rocha, que neste momento está em melhor forma do que eu, andar mortinho para voltar à carga.
Tenho uma eliptica em casa, que me ajudou bastante durante o ano passado a baixar de peso, mas ainda não arranjei disponibilidade mental para lhe tocar. Com estas trocas de mensagens sou rapazinho para lhe meter umas pilhas novas e começar a dar-lhe... lá mais para o fim da próxima semana.
Para finalizar e baralhar tudo outra vez informo ainda que tenho uma certa facilidade em perder massa gorda e ganhar massa muscular o que me atira sempre para o mesmo problema. Qual a forma de conseguir ter um peso, (vamos ser optimistas), na ordem dos 83 Kg?
Fico a aguardar os vossos comentários.
Mais uma vez obrigado.
Abraço
Manso
Quero agradecer desde já à Bicigal, e à sua malta «5 estrelas», a divulgação deste blog através da disponibilização de um atalho (link) no site daquela empresa.
Obrigado, e apareçam ao domingo para prestar o apoio conveniente ao vosso chefe-de-fila: o grande Abel
A propósito, do Abel e de «encontro de gerações» que o ZT anunciou, está ainda a fazer correr muita tinta o polémico episódio que protagonizou o nosso delfim do grupo, André, há algumas semanas, na volta de A-dos-Arcos, e que parece que está adquirir proporções desajustadas à gravidade do mesmo, com prejuízo para o «puto», e para a sua integração no grupo, que se quer bem aceite.
O caso, porém, é lamentável, por ter decorrido de uma atitude desrespeitosa com o esforço dos que participam neste eventos semanais, reflectindo antidesportismo e até deselegância. Tal terá ficado a dever-se, segundo quero crer, ao ímpeto da juventude e ainda dos «vícios» das corridas que ainda há bem pouco tempo deixou de disputar.
Mas por essa falta de fair-play, nada mais, o André já foi confrontado por alguns dos demais presentes na situação, só eles devendo fazâ-lo com total propriedade, e aos quais, em particular, deve um pedido de desculpas.
De qualquer modo, o assunto está definitivamente ultrapassado, por isso a todos peço que não caiam no erro de hostilizar o miúdo, que é uma excelente pessoa, simples e sincero, que cometeu um erro (de comportamento desportivo, entenda-se), do qual já demonstrou arrependimento.
Ricardo,
A propósito do teu último comentário sugiro, sem conhecimento de causa e sem querer ofender ninguém, que se dê um desconto ao rapaz. Se a alcunha dele é o puto possivelmente anda cheio de sangue na guelra e cometeu um deslize próprio da idade.
Já no que diz respeito ao Sr. Abel deixo-lhe aqui uma rendida homenagem visto que na sua idade é fantástico ter o espírito de guerreiro que tem e ainda se misturar com pessoal com menos de metade da sua idade conseguindo ter ainda andamento (excepto a subir) para nos acompanhar
Manso
Manuel,
Ainda relativemente ao teu comentário, a L-carnitina não tem contra-indicações? Ouvi uns rumores de que tinha sido proibida em França!
Os meus andamentos são 53/39 e 11/25. Tenho enormes problemas em andar com andamentos muito leves visto que acumulo muito ácido láctico e depois não consigo arranjar uma cadência confortável. Normalmente tenho de aliviar durante uns 5 minutos e depois voltar à carga com andamentos mais pesados. O que sugeres?
Obrigado,
Cumprimentos,
J. Manso
meu caro,
e que tal uma "compact"? Os andamentos são mais baixos e obrigam a meter rotação. E 53? Isso é prato de profissional, mesmo o 39 é capaz de ser muito elevado.
Quando te dedicares aos rolos, tenta meter rotação. Andamentos leves e acima das 80/ 90 rpm. É complicado, mas é um principio de treino.
Carmichael (o de cá)
Carmichael,
Já pensei nisso, mas como adoro o andamento do 53 pensei em trocar só o prato de 39 por um de 36/38. Tenho algum receio de que com 36 fique demasiado leve e não me adapte...
Mas concordo quando referes que devo começar com os rolos e tentar incrementar a rotação. O resto depois logo se vê.
Obrigado,
Cumpts,
J. Manso
Boas J Manso,
Tu produzes muito ácido láctico precisamente por andares com andamentos muito pesados e não o contrário.
Como o tens dificuldade em ter um pedalar “redondo” fluido, usas a força, só que isso acelera a fadiga muscular, sendo que o pedalar pesado normalmente origina o aumento da massa muscular.
A pedalada como quase tudo, treina-se, depois de se ter uma bicicleta á nossa medida, o selim com a altura devida e umas alavancas com a medida certa, temos as bases para começar.
Deves treinar o supless e não a força bruta, com o supless podes aplicar de forma mais eficaz a força que tens tirando dai dividendos.
O melhor auxiliar para melhorar a performance do ciclista moderno é sem duvida o pulsometro de preferência com cadência e codificado, para não teres leituras de 200ppm como atrás referiste, e que só ocorreram por interferência no teu pulsometro.
A frequência cardíaca máxima, grosso modo mede se da seguinte forma
220 – (0,8xa idade), podemos igualmente usar o programa inserido em alguns modelos da Polar mas para sermos rigorosos deveríamos efectuar o teste de esforço.
A frequência cardíaca, para perderes gordura deve andar em regimes médios baixos, como já referi.
A cadencia, deve estar entre as 70 rpm e 90rpm quando conseguires andar entre as 90 rpm e as 100 rpm estás no ponto.
A carga de treino de ser aumentada progressivamente, não esquecendo que o ciclismo é um desporto de resistência e como tal devemos ter uma boa base, para podermos efectuar trabalho especifico que permita evoluir enquanto ciclista ou como praticante que gosta de ter melhorar a sua performance.
Devemos adequar o treino á idade, intercalando treino de carga com treinos específicos e treinos de recuperação, não esquecendo a face de aquecimento e arrefecimento em cada treino para evitar lesões.
O 52/39 á frente com 25-12 atrás, é quanto a min o andamento indicado para o praticante amador com desejo de performance, sendo que com o 39-25 e estando minimamente preparado se passa tudo o que é subida com maior ou menor dificuldade aqui na zona, e só os tolos procuram terrenos difíceis não tendo bases para o fazer.
A casa começa a ser feita pelos alicerces e não pelo telhado.
Pelo que me dizes treinas pouco durante a semana, logo, não irás ter base para poder aplicar nos treinos de maior intensidade, o organismo entra logo em esforço.
Não existem milagres, para se ter resultados, tem de se treinar.
A carnitina,
È um dos nutrientes que ajuda a transformar os alimentos em energia, não é uma vitamina pois o nosso corpo consegue produzir a mesma em pequenas quantidades, muitos consideram – na um aminoácido mas não é.
A carnitina encontra-se essencialmente na carne e em produtos de origem animal, em particular a carne vermelha.
A carnitina é absorvida no nosso organismo a nível do intestino delgado, e tem função por função promover por parte do organismo a utilização de gorduras para se obter energia, um atleta deve em média ingerir 200mg de carnitina dia.
A L –carnitina não apresenta toxicidade, existe um trabalho publicado sobre o assunto que podes ler chama-se “Health Effects of Dietary carnitine”.
Abraço
Mg
guess who's back?Rocha e Manso in the house eheheh.Ricardo ate janeiro so vou consumir produtos do teu supermecado "o poupadinho"e verdade,vou no domingo mas nao me fodem o caldo...eheheheheheeheh.Domingo e ate arrancar alcatrao.Abracos Rocha.
Boas Manuel,
Mais uma vez obrigado pelas tuas palavras. Tenho pensado em algumas dos pontos que referiste e queria informar-te/perguntar-te o seguinte:
1) Concordo quando referes que a produção de ácido láctico em excesso é produto de uma má fluidez de pedalada associada a andamentos pesados. Isto é o meu estilo de pedalar e é precisamente por o achar desadequado que o estou a tentar mudar.
2) Eu tenho 1,88 m de altura para 88 Kg. Quem me vê não diz que tenho este peso - tenho uma densidade óssea bastante elevada- Quero, lá para janeiro começar a baixar gradualmente de peso, pelo menos até aos 85,5 deste ano.
3) Frequência cardíaca máxima - Para mim andar nas 190 é bastante frequente. O limite máximo que atingi foi as 204 a subir o socorro e ainda podia levantar-me da bicicleta para dar mais qualquer coisa. No entanto tenho algum receio sempre que ando nestes limites não vá o diabo tecê-las... É, ainda, convicção minha que quando entro nestes dominios estou manifestamente em pior forma física, visto que quando ando melhor ando nos 190 baixos em esforço máximo.
4) Quando referes o consumo de 200 mg de l-carnitina, quando é que devo começar a tomar? Todos os dias independentemente de treinar ou não?
5) Concordo quando referes uma alimentação equilibrada, deveria ser a regra independentemente do esforço dispendido, mas não é aconselhável aumentar o consumo de hidratos de carbono 2 dias antes dos "passeios acelerados"?
Abraço,
J. Manso
Boas J Manso,
Em resposta ás tuas perguntas;
“4) Quando referes o consumo de 200 mg de l-carnitina, quando é que devo começar a tomar? Todos os dias independentemente de treinar ou não?”
- Não adianta encharcar o corpo com suplementos ou vitaminas, se não treinamos, por isso, se não gastas não deves ingerir.
Outra coisa, não deves tomar café na mesma hora em que tomas cranitina, o efeito é cortado.
“5) Concordo quando referes uma alimentação equilibrada, deveria ser a regra independentemente do esforço dispendido, mas não é aconselhável aumentar o consumo de hidratos de carbono 2 dias antes dos "passeios acelerados"?”
A alimentação deve ser adequada ao tipo de treino, á carga de treino e mesmo ás condições climatéricas, por exemplo em tempo frio devemos ingerir mais calorias..
Deves ter em atenção que existem vários tipos de hidratos de carbono, os simples os complexos, 60% da alimentação do ciclista deve conter Hidratos de Carbono, no entanto temos de ter cuidado, a ingestão de hidratos de carbono á noite que por vezes está associada ao aumento de peso, porque quando o treino que fazemos no dia seguinte não o exige, não temos necessidade de aumentar o nível de glicogénio nos músculos, por outro lado se tivermos um treino puchado ou prova no dia seguinte devemos ingerir hidratos de carbono complexos, mas também proteína animal e principalmente vegetal.
Ao pequeno almoço em particular nos dias de treino devem ser ricos em hidratos de carbono, cerca de 25% das calorias do nosso dia devem estar aqui.
Cumps
mg
Boa tarde Manuel,
Aproveito ainda para te perguntar o que é que achas da glutamina e da creatina.
Às vezes ouço alguns comentários, quase sempre bons, acerca deste ou daquele produto, mas fico sempre com a dúvida - isto não vai danificar o fígado, serão só benefícios?
Na maioria dos casos todos dizem que não tomam nada, mas não acho possível que sem determinados suplementos se consiga ter boas performances durante semanas a fio...
Saliento que não tenho nada contra e que é minha convicção que determinados suplementos podem ajudar a chegar algo mais longe, sendo certo que a base de trabalho é o treino e que sem este não há resultados possíveis.
O ciclismo, nos dias que decorrem, tem fama de ser um desporto "sujo", mas a nível amador fará sentido uma pessoa encharcar-se de suplementos?
Para finalizar gostaria de dizer que penso que a competição é o motor da busca pela perfeição e que sem esta possivelmente ainda viveriamos na idade da pedra.
Última dúvida - Se se investem 5000,00 € (ou mais) numa bicicleta que nos ajuda a ter melhores performances estamos a declarar "guerra" aos nossos colegas de pedaladas ou não?
Obrigado,
Cumprimentos,
J. Manso
Boas,
Em resposta ás tuas questões;
“Aproveito ainda para te perguntar o que é que achas da glutamina e da creatina.”
A Glutamina, é um aminoácido considerado essencial para a prevenção da fadiga, é o maior aminoácido que acelera a reposição de glicogénio muscular e hepático, protege a massa muscular, também ajuda no combate de processos infecciosos.
Basicamente, permite recuperar melhor entre as cargas de treino.
A Cretaina, é uma substância produzida no nosso corpo no fígado, nos rins e pâncreas, sendo que 95% da creatina que temos no corpo está armazenada ao nível dos músculos.
- Acelera a reposição de fosfocriatina, para gerar energia, melhora a recuperação, atrasa a fadiga.
- Permite mais esforço nos treinos e trabalhar em intensidades mais altas.
- Aumenta a massa muscular ou facilita o aumento.
“Às vezes ouço alguns comentários, quase sempre bons, acerca deste ou daquele produto, mas fico sempre com a dúvida - isto não vai danificar o fígado, serão só benefícios?”
Estudos efectuados a estes e outros suplementos provam que quando tomados para o fim a que se destinam e em nas doses recomendadas, preferencialmente mediante acompanhamento de um nutricionista, não são mais prejudiciais á saúde que a maioria dos alimentos que ingerimos no dia a dia, Coca Cola, Fast Food, Fritos, etc…
A meu ver qualquer suplemento ou medicamento não tem só benefícios, e não faz sentido tomar sem ser necessário, os medicamentos para além da substancia activa tem os excipientes (resíduos ) que não são processados pelo organismo.
“Na maioria dos casos todos dizem que não tomam nada, mas não acho possível que sem determinados suplementos se consiga ter boas performances durante semanas a fio...”
- Milagres? Já tentei pedir mas até agora não tive sorte.
“Saliento que não tenho nada contra e que é minha convicção que determinados suplementos podem ajudar a chegar algo mais longe, sendo certo que a base de trabalho é o treino e que sem este não há resultados possíveis.”
- Concordo, não vale a pena tomar qualquer suplemento, se não promovemos desgaste no organismo que provoque a sua necessidade.
“O ciclismo, nos dias que decorrem, tem fama de ser um desporto "sujo", mas a nível amador fará sentido uma pessoa encharcar-se de suplementos?”
- E é só o ciclismo?, o ciclismo talvez seja o desporto mais controlado a nível mundial, por isso surgem mais casos.
Onde existe competição existe Doping, tem é de existir um mecanismo de combate a essa fraude, inimiga da verdade desportiva.
Suplementação desportiva nada tem a ver com doping, são produtos que permitem aumentar a performance do atleta, nas embalagens de alguns desses produtos podes inclusive verificar a inscrição “ doping free “, ou seja foram sujeitos a rigorosos testes que comprovam a ausência de substâncias dopantes.
- O uso ou não de suplementos deve ser equacionado por cada um tendo por base os objectivos a que se propõem na sua prática desportiva.
“Para finalizar gostaria de dizer que penso que a competição é o motor da busca pela perfeição e que sem esta possivelmente ainda viveríamos na idade da pedra.
Última dúvida - Se se investem 5000,00 € (ou mais) numa bicicleta que nos ajuda a ter melhores performances estamos a declarar "guerra" aos nossos colegas de pedaladas ou não?
“
- Não é uma bicicleta de 5000€ que faz a diferença, acredita. Pode eventualmente causar alguma inveja a quem não pode ter, quem é que gostando de bicicletas, não gostaria de ter uma bela máquina topo de gama, eu gostava.
Hoje em dia uma bicicleta com um quadro e equipamento de gama média permite perfeitamente competir sem problemas e atingir níveis óptimos de performance.
Está provado que o peso ideal para uma bicicleta de competição é os 7,5 kg, excluindo por razões óbvias os percursos em alta montanha.
Acho que a aquisição de uma máquina topo de gama, está mais que tudo relacionado com a satisfação pessoal e não com a performance, quem quer performance investe sobretudo no treino, na alimentação, e numa vida regrada (sem excessos).
È costume dizer-se basta treinarem dois ciclistas para existir competição, e se formos a ver é verdade, ou não é, quantas vezes não medimos o pulso ao nosso colega de treino?
Cumps
Mg
Caro Manuel,
Demasiado trabalho tem-me impedido de continuar a trocar mensagens. Espero voltar à carga na próxima semana.
Abraço,
J. Manso
Enviar um comentário