quinta-feira, janeiro 29, 2009

Domingo: Santiago dos Velhos

A volta do próximo domingo (dia 1) é de Santiago dos Velhos. Refira-se, desde já, que é primeira abordagem ao relevo montanhoso - ou muito acidentado - nesta temporada 2009. Além do sobre-e-desce que marcará a tirada, há a longa distância (108 km) a acrescentar dificuldade. Recomenda-se, assim, uma toada cautelosa desde o início do percurso - que não é fácil, em direcção à Venda do Pinheiro - e não menos a partir de Bucelas para a extensa subida de Santiago dos Velhos até ao Lameiro das Antas.
Até final, ainda há mais alguns desníveis para «lidar», como a ligação Arranhó-Forte de Alqueidão; Santana da Carnota desde Cadafais; e finalmente, do Sobral (Seramena) para o Forte de Alqueidão. Não será propriamente fácil.
No final do primeiro mês da época, e de uma série de incursões na planície, eis a primeira oportunidade para avaliar o «ponto» de forma em subida. Os homens possantes, roladores, que até agora estiveram no seu «habitat», têm de gerir bem as insuficiências; e os todo-o-terreno e, acima de tudo os trepadores, terão a primeira oportunidade exprimirem as suas capacidades e para afinar baterias, embora com a temporada ainda em fase inicial. A ver vamos se o tempo ajuda.

Clicar em cima do gráfico do percurso para aumentar


5 comentários:

Anónimo disse...

Com o tempo que está devem aparecer meia dúzia de gatos pingados! (ou menos...)
Cumpts
J. Manso

Anónimo disse...

Eu vou la tar para A MONTANHA!!!!!

Anónimo disse...

Mesmo que não chova eu vou!!!

Anónimo disse...

Vejam lá se estragam o "planeamento" da vossa época não competitiva...

Ricardo Costa disse...

Caro 11-21, qualquer actividade desportiva requer preparação física adequada ao nível de rendimento que se pretende atingir, para tal exigindo «planeamento», e isso não está dependente de se participar ou não em competição propriamente dita.
Os objectivos de cada desportista são estabelecidos segundo o critério e a vontade dele próprio. Eu afirmo, sem complexos, que ter como objectivo «apenas» preparar alguns domingos «especiais» é inteiramente admissível, nada depreciativo e...,acredite-se, exige algum planeamento.
Para quem tem dúvidas, basta aparecer num desses «tais» domingos.
Com todo o respeito...