sexta-feira, janeiro 30, 2009

Menos 900 km!

Hoje voltei a pegar na bicicleta. Não o fazia desde o último sábado. Compromissos de fraldas, pois claro!, e este tempo de cão que fez durante toda a semana e que não há meio de melhorar. Arrisquei pôr-me à estrada mesmo perante a ameaça de intempérie.
Alverca-Vila Franca-Carregado-Cadafais-Santana da Carnota... seco! Mas a chegar ao alto, a chuva começou a cair, primeiro a «molinha», depois cada vez mais forte, tal como o vento, até pegar e não mais largar. Uma borrasca das grandes... que, apesar do mau jeito, não me impediu de cumprir o que tinha programado.

Com o primeiro mês do ano a terminar, confirmam-se as (piores) expectativas em relação aos condicionalismo da paternidade. Mas não só: também as condições climatéricas desencorajadoras que têm feito nas últimas semanas não têm ajudado. Resultado: menos 900 km (!) que em igual período da época passada. Não é preciso dizer mais nada.
De qualquer modo, - estranhamente ou não - as sensações são boas (ou parecem...) e, claro está, os músculos muito menos saturados. Além do descanso (mesmo forçado) também não é alheio o facto de cumprir «algo» de específico sempre que treino. O certo é que, nesta altura do ano, em 2008, já andava a consumir alcatrão às doses de 4 e 5 horas, sozinho! Na verdade, não sei bem porquê, em relação a todo este atraso sinto uma estranha... despreocupação.

12 comentários:

Anónimo disse...

4/5 horas ?! isso é treino à profissional...ou é conversa para assustar os "empenados" das voltas de domingo? Desculpa lá a insistência.

Anónimo disse...

Sábado-20:05'-tempo f...da p... lá fora! Provavelmente + 1 Domingo f... c'um car...com o tempo assim já tou a comprometer a ída a Évora!
Ricarso, p quem tem objectivos definidos como tu, é mt Km p "perder" apenas num mês. No entanto acho q n deves stressar pq a época é longa e tb tens dividendos desse facto, ou seja, em vez de entrares tão rápido no 1º momento de forma da temporada, ele acontecerá + lentamente mas n quer dizer q n tenhas bons resultados.
Ricardo, dá p imaginar esta dura realidade? Andando ao Domingo e falhando 1/2 seguidos tá logo tudo embrulhado. N há planeamento q resulte. Tou sp a recomeçar...
Pá, quem é este pardalito do 11-21??? Q p... de conversa!
Dúvida existencial sobre alimentação: para quem ingere Vitargo, o q é q tem a dizer sobre as suas qualidades? Quais os benefícios/contras de se tomar proteína"s"?

Ab e boas pedaladas,
ZT

Ricardo Costa disse...

A malta que pedala ao sábado, do grupo de que faz parte o Carlos da Quinta da Piedade (abraço!), já anda pelas subidas que se farta. Sob a liderança do Pina Biker Freitas, foi Malha Pão para a abrir o apetite, depois Charneca (Póvoa da Galega-Venda), Gradil e não sei que mais porque já não lá estava...
Aliás, nem no Gradil já estava, porque inventei uma desculpa que tinha de chegar mais cedo a casa e pirei-me para a Enxara do Bispo. Com mais um topos e topecos onde fui parar por ter mania de descobridor, Tesoureira e Cabeço da Rosa, foram 3h45m, 95 km e 1200 m de acumulado.
Tomara a que amanhã (domingo) chova a cântaros...

Anónimo disse...

Caro Ricardo,

O teu comentário acerca da chuva a cântaros cumpriu-se parcialmente.
Na zona do Sobral choveu... o suficiente para me fazer pensar "mas o que é que estou a fazer aqui?"
Enfim o grupo mais uma vez resumiu-se a 4 gatos bem pingados. (Eu, Rocha, Freitas e o André). No início com a companhia dos Renatos do BTT que a bem da festa acabaram por alterar o percurso por problemas mecânicos (segundo as más línguas só tinham feito 6 horas no sábado...)- Numa volta algo acidentada nunca os vi tirar a talega e ainda respondendo aos pseudo-ataques que o André ia lançando...
Se o andamento já era bom depois disso melhorou!
Com a colaboração de todos e com o Freitas desinibido (também só andou 4 horas na véspera), pegou nas rédeas e impôs um andamento bastante bom e chegou a andar ligeiramente avançado em relação ao resto do grupo na pior altura da intempérie.
Nesta fase eu senti-me particularmente desconfortável e foi o Rocha o principal dinamizador da recolagem. O André, bem ao seu estilo, só lá está para carimbar os topos...
Antes do Sobral encontrámos o Zé-Tó e o pai (Quanta coragem companheiros! Só os dois, não é para todos...)
Na zona da Arruda alcançámos o Pina e o Salvador e pouco depois iniciámos a última súbida em direcção ao Sobral sempre com vontade e picardias - Isto anda de tal modo que mesmo que só apareça 1 artista para a volta vai haver molho à mesma!
Na fase final desta súbida os ataques e contra-ataques iam sendo debitados sem nenhum pudor! O Freitas (já algo debilitado nesta fase) no último sprint do dia limpou o André, mas depois disso eu resolvi juntar-me à festa e foi em prego a fundo que alcançámos os Renatos, que alteraram o percurso e aos quais se tinha juntado um dos pais.
Depois do Sobral o ritmo abrandou e em cadência mais confortável (e porque o piso não convida a descidas aceleradas) seguimos juntos até Bucelas.
Eu e o Rocha, (que para quem tem estado "parado" não está nada mal), seguimos para a Venda do Pinheiro para um total de 110 Km e 28 km/h.
Últimas palavras para a observação do Pina em que refere que se isto está assim no início de época lá para o meio...
J. Manso

Anónimo disse...

E só para deixar uma pequena correção.
Em vez de : "respondendo aos pseudo-ataques que o André ia lançando..." deve ler-se : descarregando o André cada vez que este lançava pseudo ataques.
André o espirito é esse só faltam os Kms.

Anónimo disse...

xo uma correcção o freitas e k foi limpo!!

Anónimo disse...

Ok André, até podes ter limpo o Freitas - na altura o homem já vinha bem cansado e eu não me apercebi em que ponto é que terminou o sprint...
E ainda te dou de barato que nos pseudo-ataques com os Renatos não foste literalmente descarregado...
O que não te dou, nem a pagar, é que justifiques um domingo alegando que no anterior subiste 4 vezes Montejunto.
Km's não te faltam, atitude combativa também não (tens de sobra) mas esqueces-te frequentemente que as voltas de domingo não são uma corrida! Quando te esforçares por fazer parte do grupo sou o 1º a dar-te os parabéns pelos sprints e pelos arranques - até te ajudo se conseguir!.
Se queres competir não me parece que estas voltas tenham o perfil adequado...
E com isto não estou a desculpar ninguém, nem sequer a defender - Quase todos temos telhados de vidro e nem sempre respondemos da melhor maneira aos desafios.
Fica bem
J. Manso

Anónimo disse...

ouve lá amigo manso há vários elementos fazem as voltas domingueiras como corridas max como tao em fase de prep. para a nova epoca estao armados em popadinhos!! ao menos existem pexoas komo o andre que tem sempre o mesmo espirito em relaçao as voltas.

Anónimo disse...

Gostava mesmo de ter o prazer de conseguir encontrar o sr.Freitas e os srs.Renatos numa corrida de veteranos!Ai sim!Logo veriamos o que eles andam!Porque aqui nas conversas parece que andam muito!Mas na estrada????????Segundo se consta aqui nem descsrregam a quem eles dizem"só faltam os km".

Anónimo disse...

concordo com o ultimo comentário. ainda frizo que existem elementos dentro do grupo que teem mais conversa do que andam!!!

Anónimo disse...

Curiosamente há pessoa que só leem a parte que lhes interessa e interpretam em função dessa parte truncada...
1º Se na volta aparecem meia dúzia de gatos pingados e se o tempo estava como tem estado o mínimo que se pode adivinhar é que as pessoas que lá estiveram não ficaram no quentinho agarrados ao computador e a mandar bocas anónimas.
2º Não percebo tanta animosidade relativamente ao Freitas e aos Renatos. Estes últimos então que so aparecem 2 ou 3 vezes por ano...
A conclusão que retiro é que há por aí muita gente pequenina que não pode ver uma referência positiva a um colega de pedaladas.
3º A referência ao André não passa pela discussão das suas boas capacidades ciclísticas
4º Até hoje, que eu saiba, nunca houve impedimentos à participação nas voltas. Apareçam, divirtam-se e piquem-se com quem quiserem. Inclusivé podem ser rodinhas e carimbar só nos topos
5º Quando aparecem veteranos o grupo agradece pelo elevar do nível de prestações
6º O grupo chama-se Pina Bike e como tal as voltas são coordenadas em função do grupo
7º O grupo não tem elementos profissionais do ciclismo e tem um andamento muito bom para a categoria em que se insere (AMADORES). As voltas não são corridas embora haja espaço para picardias. A preparação e aquilo que cada um investe nas saídas são apenas para contentamento pessoal e todos ganham o mesmo...
8º O facto de algum veterano (será que é?) se sentir incomodado com as prestações do grupo deve ser tomado como um elogio.

Refiro apenas que as pessoas sabem onde é que o grupo se reúne e a hora de saída. Apareçam!
J. Manso

Anónimo disse...

com esses andamentos só com muita droga nesses corpos(não existe milagres).