segunda-feira, janeiro 05, 2009

Paragem forçada por motivo fantástico

Eis um período de forçada inactividade desportiva por motivo fantástico: o nascimento de um filho. Neste caso, uma filha, a segunda. Por isso, as faltas aos treinos e às voltas domingueiras dão em falta de «novas» para alimentar as crónicas neste blog.
No entanto, por estar também em falta, não poderia deixar de fazer menção honrosa ao evento organizado no último domingo do ano, na Ota, cuja organização foi elogiável a todos os níveis: desde o percurso, que terminou no Alto de Montejunto, passando pela referida organização, que assegurou abastecimento para todos os participantes a meio do trajecto, desdobrou-se em esforços para garantir a segurança e a boa orientação dos ciclistas, além de promover ambiente de saudável companheirismo. Super! Um enormíssimo exemplo!
Pessoalmente, em termos «desportivos» foi a primeira prova de avaliação de forma da temporada, principalmente pela subida a Montejunto (por Vila Verde dos Francos), e perante a forte concorrência que se apresentava. Conclui, pois, que – há uma semana! – tinha atingido um patamar de forma razoavelmente sólido, que me permitira gerir o percurso (ajudou muito o facto de ter estado sempre resguardado no pelotão, cujo andamento foi moderado, só se tornando mais intenso à chegada ao abastecimento, também em subida) e já com 90 km nas pernas fazer Montejunto a bom nível, tendo em conta a fase ainda muito prematura da época.
Saldo positivo, principalmente por estar a fazer a minha primeira subida «a sério», sem sequer ter iniciado o treino específico de limiar. Desde a entrada, tive boas sensações, que permitiram meter o «meu» passo e isolar-me rapidamente do mini-grupo. Mesmo quebrando (naturalmente!) após a zona dos pinheiros, face ao vento e ao cansaço, acabei por ser alcançado apenas pelo Duarte (Salvaterra), que está com a preparação mais adiantada. Desempenho bastante satisfatório, portanto!

Nota ainda para as presenças do camarada Paulo Pais (sempre activo e presente em Montejunto), do Freitas (trabalhador na frente do pelotão e óptima prestação na subida do Rodeio para Vila Verde, seleccionando o pelotão antes da ascensão a Montejunto) e do sempre simpático Carlos da Quinta da Piedade.

Entretanto, no passado domingo realizou-se a volta de abertura do calendário ciclista Pina Bike, como tradicionalmente com a tirada da Valada (Muge). Bom ano!

14 comentários:

Anónimo disse...

parabens ricardo!! se poderes põe por aqui o calendário!

Anónimo disse...

Amigo Ricardo,
Parabéns pelo nascimento da tua filha! Que tenha muita saúde e uma longa vida recheada de felecidades.
Abraço
J. Manso

Anónimo disse...

Muitos parabéns e abraços do Mestre Abel e Henrique.


Continua o bom trabalho ;)

Anónimo disse...

Parabéns Ricardo!

Miguel Marcelino

Ricardo Costa disse...

Obrigado pelos votos: que a felicidade seja partilhada convosco e com os vossos.

Quanto ao calendário de 2009, está elaborado (embora passível de alterações) e penso que já se encontra afixado na loja Pina Bike. Por motivos de ignorância técnica não me é possível publicar ficheiros em Excel no blog, por isso sugiro, aos interessados que queiram ficar com o documento (ficheiro), que deixem o respectivo email (ou em caso de não pretenderem essa exposição, enviando-o para o meu: ricardo.jxcosta@gmail.com) e logo que possível responderei.

De resto, o calendário deste ano tem uma (grande) novidade, entre diversas voltas inéditas: a inclusão de uma espécie de temporada de 12 superclássicas ProTour, com uma componente especial: a assiduidade, mediante algumas regras, será premiada no final. As superclássicas terão início em Março (dia 1) e espalham-se pelo calendário até final de Setembro (dia 27), à media de 2 por mês.
Entre voltas sobejamente conhecidas como Santarém (será a abertura, com 155 km), Évora (140 km), Fátima (pelo seu traçado tradicional, de 130 km), Marginal (Serra de Sintra, com 120 km), Montejunto (tanto por Vila Verde como por Pragança, cerca de 110 km) ou até a Serra da Estrela (Torre pela Covilhã), haverá novas tiradas, como a Bombarral-Cadaval (145 km), Santa Cruz (130 km), Cartaxo (130 km), Peniche (160 km) e Óbidos (160 km) - cujos percursos, em detalhe, serão dados a conhecer em breve.
De qualquer modo, os interessados em sabê-los com mais brevidade, basta solicitar-me através de comentário neste blog.

Anónimo disse...

Ricardo,

Muitos parabéns pelo nascimento do rebento.
As maiores felicidades para toda a família.

Cumprimentos
João Aldeano

Anónimo disse...

Ricardo

Muitos parabéns, muitas felicidades, tudo de bom para 2009.

Pedro Fonseca

Anónimo disse...

Ricardo, convertendo de EXEL para PDF talvez consigas .

Anónimo disse...

parabens amigo rikardo. podias me enviar o calendario para o meu mail andrecosta_1989@hotmail.com
abraço


andre c

Anónimo disse...

Ou Exel para Foxit PDFSuit, é muito mais leve Que o PDF

Ricardo Costa disse...

Obrigado mais uma vez pelos simpáticos votos que me endereçam, são a prova que esta coisa das bicicletas serve muito mais do que para algumas fortes descargas de adrenalina e muitos empenos à mistura...

Realço, igualmente, com agrado a expectativa que já vai criando em alguns a notícia de um calendário de volta de 2009 mais completo, interessante e até desafiante que os dos últimos anos. Mas não queria que fosse (ou parecesse) um projecto meu. Aliás não é, e dificilmente poderei promovê-lo à altura das suas exigências (este blog é escasso para colocá-lo em marcha, por faltar-me cada vez mais disponibilidade. Deverá ser, sim, um projecto a abraçar por todos os mais assíduos do grupo Pina Bike, e principalmente do próprio Pina. Desculpa lá, camarada relojoeiro, a liberdade que tomo em comprometer-te, mas certamente que concordarás!
Digo-o por duas razões fundamentais: a evolução que pode representar em termos de grupo, três anos depois da primeira calendarização das voltas (sim já tem tanto tempo!) e, no caso particular do Pina, a promoção que poderá proporcinar à sua actividade profissional - para tal, basta atentar ao êxito de Évora-2008, entre outros bons exemplos, como o que ainda na crónica que está em manchete referi, do evento da Ota (pela malta da loja de lá) ou o Livramento-Óbidos, talvez o expoente máximo, quase exclusivamente pela mão do incansável Paulo Pais.
Está na hora de o grupo Pina Bike, depois da extraordinária evolução do seu nível «competitivo» nos últimos anos, dar o salto também em termos de mobilização e organização do seu colectivo.
Assim espero, para não estar a pregar no deserto...

Anónimo disse...

Ricardo já tentei ligar algumas vezes para ti mas sem sucesso, quando puderes entra em contacto com o Sr. Abel que muito possivelmente te poderei ajudar no calendário de consulta para todos os interessados estarem sempre actualizados dos eventos do Grupo Pinabike.


Abraço
Henrique

Anónimo disse...

Desculpa lá o atraso amigo ricardo, mas também eu queria dar-te os parabéns pelo novo rebento e desejar-te acima de tudo as maiores felicidades.
abraço
FREITAS

Ricardo Costa disse...

Volta do próximo domingo (dia 11)

Ota

Percurso: Loures-Tojal-Vialonga-Alverca-Vila Franca-Carregado-Alenquer-Cheganças-Ota-Vale do Brejo-Aveiras de Cima-Aveiras de Baixo-Azambuja-Vila Nova da Rainha-Carregado-Vila Franca-Alverca-Vialonga-Tojal-Loures.

Distância: 114 km