segunda-feira, setembro 19, 2011

Crónica de Montejunto (Pragança)

O meu regresso às lides do grupo, após prolongada ausência foi do tipo, toca e foge. Ou melhor, toca e fica... logo pendurado! E nas primeiras dificuldades. Mais do que seria previsível, estava previsto. Além da completa incompatibilidade entre a minha condição física e o nível minimamente exigível para integrar, a «tempo inteiro», uma volta do grupo, o percurso era altamente selectivo. Nada menos que Montejunto, por Pragança. Olha que oportuno!


De qualquer modo, esta breve aparição – esperemos que seja, definitivamente, para retomar, devagarinho... – serviu, acima de tudo, para matar saudades do convívio com o pelotão, do matraquear dos carretos, dos esgares de esforço, da amena cavaqueira, ainda que debaixo do silvo do vento quase ciclónico que soprava na longa ascensão do Forte do Alqueidão. Factor que ajudou a precipitar o meu abandono, por alturas de Arranhó, altura em que não resisti à minha incapacidade actual de atender uma chamada e de manter o ritmo de um grupo de bom nível que começava a aquecer motores após alguns impasses iniciais devido a furo antes de Bucelas.


Ressalvo, a presença dos Duros do Pedal, do camarada Tó Monteiro, de alguns dos mafrenses do Ciclismo 2640, entre os quais o Xico Aniceto, o Sergio e o Pedrix (por relato de terceiro, já que não cheguei a durar até à sua entrada), e ainda do Vítor Mata-a-Velha, que, pelo segundo fim-de-semana consecutivo, veio ao nosso encontro (integrou a equipa Pina Bike no recente contra-relógio por equipas, Alverca-Reguengos).


Mas também alguns de habituais nas andanças domingueiras do nosso grupo, casos do Jorge «Contador», Alex, Cunha, Jony, Nuno Garcia, Capela, André, David, entre outros. Todavia, estes foram escassos, quando comparados com adesão massiva dos homens do conjunto de Algueirão – como é habitual e de louvar, não só quando jogam em casa, mas, principalmente, sempre que se deslocam a outro reduto. Eis grande exemplo para outros grupos!


Sobre as incidências da volta, sei pouco. E apenas, uma vez mais, por relato de terceiros, que a volta foi marcada pela oposição do vento e que a subida a Montejunto, pela dura vertente de Pragança, terá sido interessante, bem atacada por todos, mas naturalmente com os trepadores mais conceituados a imporem os seus galões, acompanhados dos restantes que se apresentarem em forma.


Espero na próxima crónica – já na jornada de domingo que vem - possa chegar um pouquinho mais longe no relato... Seria bom sinal!

3 comentários:

DUROS DO PEDAL disse...

Pois é amigo Ricardo.
Para maiores Crónicas, há que ter mais ``canetas´´.
As minhas também são curtinhas como os meus rescaldos lolol.
Bom regresso à Dureza.
Aquele abraço.
TO MONTEIRO

Anónimo disse...

Olá caros amigos Pina Bikes, Duros, 2640 e restantes amigos que estiveram na ida a Montejunto, venho por este meio pedir desculpa por vos ter atrasado logo no inicio mas aquele furo aconteceu. Quero agradecer o facto de todos terem esperado até á minha recolagem. Adorei a volta e consegui deixar de lado as corridas e limitei-me a contemplar a bela paisagem, pelo menos até ao alto de Montejunto, mas mesmo assim para chegar com os da frente a Pragança tive de ir atento pois aquilo bufou sempre. Depois até casa foi o costume, os maganos DUROS têm sangue na guelra e então lá fomos a largar lastro pela estrada fora até casa e o resultado foi que chegámos apenas sete na cabeça da automotora e a bater pistons por tudo o que era cabeças do motor. Obrigado a todos e até outra oportunidade.
Pedro Bike, um DURO DO PEDAL.

Pedro Fernandes disse...

Viva ao regresso do grande comunicador --- Ricardo Costa
Pois é companheiro… com elevada estranheza a comunidade velocipédica constatava todas a semanas a quase inatividade deste espaço o que levou a alguns companheiros a andarem por outras paragens - eehhh.
Espero que a ausência não tenha sido por motivos de saúde, ou que já esteja tudo resolvido, a tua presença é sempre um elevado contributo para a união do grupo.

Notícias velocipédicas:
18/09/2011 – Em Vendas Novas desenrolou-se um passeio de 80km em roda livre, saída por equipas a cada 3 minutos, trajeto espetacular com elevada segurança e bem sinalizado e no final a disponibilidade de excelentes balneários – de ponderar maior participação para o ano.
02/10/2011 - O grupo Rbike (Miguel de Ota) vai efetuar uma deslocação Serra da Estrela
09/10/2011 – O grupo Rbike (Miguel de Ota) vai efetuar um Audax, cerca de 120km.
Boas pedaladas para todos.

Pedro Fernandes (Carregado)