Tudo a postos para a Clássica de Évora, já no próximo domingo. Depois do recorde de participação na recente Clássica de Santarém, a primeira de 2012, não se fazem meças à adesão à Clássica alentejana, tradicionamente a mais comcorrida, a verdadeira rainha da temporada.
O percurso (ver aqui) tem a distância de 135,6 km - NOVO LOCAL DE CHEGADA!!; ver informações mais adiante - e é praticamente plano, atravessando o baixo Ribatejo até ao alto Alentejo. Talhado à medida de roladores fortes e possantes, e a sua distância longa não permite contemplações aos menos bem preparados. O perfil altimétrico é curioso: vai subindo gradualmente de Vila Franca a Évora, com alguns picos mais acentuados antes e depois de Montemor-o-Novo, nos últimos 30 km, tornando o final da tirada bem mais seletivo. Tanto mais que, nessa altura, o cansaço se vai acumulando. E depois, como diz a velha máxima ciclista, «as dificuldades também se ditam pelo andamento», além que tradicionalmente há que contar com um adversário adicional: o vento lateral após Vendas Novas.
8h00: Partida para a Clássica de Évora
O percurso (ver aqui) tem a distância de 135,6 km - NOVO LOCAL DE CHEGADA!!; ver informações mais adiante - e é praticamente plano, atravessando o baixo Ribatejo até ao alto Alentejo. Talhado à medida de roladores fortes e possantes, e a sua distância longa não permite contemplações aos menos bem preparados. O perfil altimétrico é curioso: vai subindo gradualmente de Vila Franca a Évora, com alguns picos mais acentuados antes e depois de Montemor-o-Novo, nos últimos 30 km, tornando o final da tirada bem mais seletivo. Tanto mais que, nessa altura, o cansaço se vai acumulando. E depois, como diz a velha máxima ciclista, «as dificuldades também se ditam pelo andamento», além que tradicionalmente há que contar com um adversário adicional: o vento lateral após Vendas Novas.
Pede-se a todos os ciclistas que cumprem escrupulosamente as regras de trânsito, como o respeito pela circulação mais próxima da berma possível, para facilitar a ultrapassagem dos veículos. E nunca ultrapassar o eixo central da faixa de rodagem.
ATENÇÃO: EM NENHUM PONTO DO PERCURSO A CIRCULAÇÃO ESTARÁ CORTADA.
Grande vantagem desta prova, em termos de segurança, é a (quase ou mesmo total) inexistência de cruzamentos durante o percurso. De qualquer modo, deve impor-se, sempre, a máxima precaução em rotundas ou noutros locais em que o convívio com os demais agentes rodoviários se afigure mais complicada. É igualmente tradição deste evento, não haver paragens ou neutralizações obrigatórias previstas. Todavia, não querer dizer que não se pare, como, aliás, sucede quase sempre, em casos de força maior: furo, avaria ou para satisfazer necessidades fisiológicas – em que o pelotão pára em bloco, tal como volta a partir.
Em todas as situações, pede-se, uma vez mais, para não se promoverem saídas antecipadas, à socapa, ou desrespeitar eventuais paragens coletivas. E que os ciclistas respeitem o local e a hora de partida.
RECORDE-SE: NÃO É COMPETIÇÃO!
À ATENÇÃO DOS ACOMPANHANTES
Pede-se a todos os participantes que levem acompanhantes ou/e apoio de automóvel, que solicitem aos seus condutores para que não sigam em caravana atrás do pelotão. Estas filas são causadoras de congestionamentos de trânsito que se pretendem evitar, e que podem gerar problemas com as autoridades. Pede-se, pois, que os veículos acompanhantes deixem distância suficiente para o pelotão, para permitir que os restantes utilizadores da via possam ultrapassá-los.
LOCAL DE PARTIDA
Devido ao elevado número de participantes, o local de partida da Clássica de Évora será, como em 2010 e 2011, o PARQUE DE ESTACIONAMENTO junto à AV. DAS DESCOBERTAS, NO INFANTADO (LOURES).
HORÁRIOS:
A partir das 7h15: concentração dos participantes8h00: Partida para a Clássica de Évora
ATENÇÃO: ALTERAÇÃO DO LOCAL DE CHEGADA
Este ano, a pedido de «várias famílias», o local de chegada foi ligeiramente alterado (confirmar trajecto no GPSIES). Assim, em vez de, como tradicionalmente, em frente ao Pingo Doce está situado precisamente 800 metros à adiante, praticamente em frente ao Évora Hotel, no topo de um falso plano ascendente, e que tem, por objetivo, tornar a chegada um pouco mais seletiva para evitar (ou pelo menos atenuar) o sprint do pelotão massivo, situação que acarreta sempre muitos riscos. Para melhor esclarecimento mais preciso do novo local de chegada, aponta-se para a passadeira de peões que se segue imediatamente ao cruzamento (do lado esquerdo da via, faixa oposta, claro está!) – e que, refira-se, será por onde se fará, após o final, o acesso às piscinas, para os banhos (ver informação a seguir).
BANHOS E ALMOÇO CONVÍVIO
No final, serão disponibilizados banhos no complexo de PISCINAS MUNICIPAIS DE ÉVORA (ver trajeto desde o local da chegada, que é muito próximo!). O preço, por pessoa, é de 2,40 €. O procedimento será semelhante ao do ano passado: chega-se, dirigimo-nos à receção para efetuar o pagamento e só depois encaminhamo-nos para os balneários.
Depois, está a ser organizado, como habitualmente, um almoço-convívio. Os interessados devem assegurar, o quanto antes, a sua presença através de inscrição para a loja Pina Bike. Contacto: 21.982.0882
2 comentários:
Saudações
Relembro que a hora adianta de Sábado para Domingo.
Queria pedir a todos um especial cuidado entre Infantado e Pégões, pois algumas Raízes de Arvores levantaram o Alcatrão e alguns ressaltos junto a Berma podem originar quedas.
Guiador sempre bem agarrado e dedos nos travões.
Boa viagem.
TO MONTEIRO
Extraordinário, parabéns Ricardo por mais uma iniciativa
Não esquecer, companheiros, do elevado Fair Play tão necessário em pelotão.
Com um grupo tão numeroso temos tempo de descolar, aahhh, passagem fora da faixa da rodagem podendo em causa a segurança de todos nós é de todo evitar.
Não esquecer que temos de ter em atenção a nossa ação e os movimentos dos outros.
Outro assunto:
Parabéns aos atletas na 1ª prova de Veteranos:
22º de Carlos Cunha – Vet. A
40º Pedro Capela – vet. A
7º Duarte Azenha – Vet. B
15º António Prates – Vet. B
4º Manuel Aurélio – Vet. C
Penso que não me esqueci de ninguém, espero que não se tenham magoado e tenha corrido tudo pelo melhor.
Não se esqueçam meus caros de colocar as esposas e namoradas, a andar de bike, isto não é um desporto masculino, eehhhh.
Pedro Fernandes (Carregado)
Enviar um comentário