sexta-feira, março 16, 2012

Clássica de Santarém: a crónica

Já se esperava. E confirmou-se! Todos os indicadores deste início de temporada deixavam antever grande participação e elevado nível na primeira Clássica do ano, Santarém, mas a presença de mais 100 ciclistas à partida de Loures e a média final de 37,5 km/h, a demonstrar o gabarito de uma elite entre a maioria em muito boa forma, superam todas as expectativas.

Após esta auspiciosa «reentré» e com a rainha das Clássicas, Évora, a pouco mais de uma semana, a fórmula deste tipo de eventos de ciclismo puramente amador, prova aberta e com andamento livre, atingiu patamar evolutivo máximo nos atuais moldes (sem estrutura organizativa), ou melhor, o ponto de não retorno... Um pelotão de mais de uma centena, durante 150 km em ritmo de competição, a ocupar a faixa de rodagem,  cruzando localidades e rotundas a alta velocidade, não será esticar demasiado os limites da segurança, da legalidade? Tudo correu bem, muitíssimo bem, a repetir, muitas vezes, mas até quando? Até este ponto poderá chegar a organização da carolice, da camaradagem, do «passa a palavra», do blog... Mas daqui para frente, a manter-se ou reforçar-se esta adesão, só resta entrar na «norma», legalizar-nos. Para o bem de todos. Mas à custa de quantos sacrifícios, de que disponibilidade e voluntarismo? E de quem? 
Sobre esse pertinente assunto debateremos em futura ocasião. Passemos à ação!

A média horária fala por si. Mas, desde já, o seu a seu dono. Ou o facto de ser indispensável esclarecer sobre a existência de responsáveis desta proeza, pois contam-se pelos dedos de uma mão. E não precisam de ser todos! Quem é dos poucos, que participam habitualmente nas nossas andanças domingueiras, capaz de puxar, de início a fim (ou quase), um pelotão a uma velocidade de cruzeiro elevadíssima, a roçar os 40 km/h? O Renato Hernandez, está claro! O trem do Infantado voltou a exibir-se ao seu estilo, mas desta vez contou com a parceria do Rui Torpes e durante largos períodos, principalmente na primeira metade do percurso, da assídua colaboração do Ricardo Gonçalves. Eu próprio (e apenas nesta fase do trajeto) dei uma ajudinha – até um raio me trair... As cores do Pina Bike a reluzirem, portanto!

As incidências da «ida» resumem-se em poucas palavras: até Vialonga, o pelotão aqueceu moderadamente (aplaude-se!), mas quando aquele trio decidiu render-me à cabeça, a velocidade fixou-se muito perto dos 40 km/h e assim se manteve, sem especiais sobressaltos, até ao início da subida para Santarém (Portas do Sol). Média 37,2 km/h.

A exceção foi a reta do Cabo... Não sei se há solidários com a minha angústia, mas, para mim, foi (é quase sempre que lá passamos) a parte mais difícil desta Clássica. O vento lateral, o andamento forte e inconstante, a estreia faixa bem asfaltada, o trânsito rasante, a reta interminável, um suplício. Felizmente a ponte de Vila Franca não foi «atacada», nem houve esticões! Após isto, rolou-se com tranquilidade. Com um extenso pelotão a não desarmar. Afinal, o terreno era favorável. Até que chegou Almeirim (Tapada) e a subida, o primeiro ponto seletivo da jornada!

Previsível seria que a toada de grande nível não esmorecesse com a inclinação. E confirmou-se. Só que os protagonistas mudaram. O Freitas assomou-se à dianteira e meteu um passo rijo (mais de 30 km/h) nas primeiras centenas de metros, deixando o grupo estirado antes de deixar a frente exposta ao ataque dos jovens (dos putos, literalmente!). André, Tiago (Cartaxo) e outro elemento, do GES BES (que já tinha participado e dado cartas na Clássica Pina Bike, em 2011), destacaram-se alguns metros, após uma mudança brusca de ritmo, mas não foram mais longe do que isso, com o Hernandez a controlar as distâncias à frente de um grupo. O pelotão, sem surpresas, fragmentou-se, mas quando seria de esperar que ficasse irremediavelmente reduzido à sua parte mais «forte», voltou rapidamente a reagrupar-se e em número muito superior ao que seria expectável – ainda com mais de metade dos seus elementos.

 Bom, para mim, ao chegar na roda do Renato, nos calcanhares do trio da frente, poderá dizer-se que a subida até correu bem. Isto, considerando que se pode ir bem durante 3m30s (1,8 km, a 6%) a 176 pulsações - 30 km/h de média! O pior foi ter saído... meio torcido. Talvez por quebra de glicemia (pouco provável, pois tomei um gel algum tempo antes) ou outra razão qualquer, a verdade é que nos quilómetros que se seguiram as sensações não foram nada positivas – uma espécie de entorpecimento, de mal-estar... que felizmente não teve maiores consequências por ausência de mudanças bruscas de ritmo em todo o trajeto de regresso, mesmo com o Vale de Santarém bem «lançado», mas já sem o frenesim das Portas do Sol, sob o comando, incontestado, da dupla Hernandez/Torpes. Esta liderou a seu bel prazer o percurso de «vinda», cumprindo uma média de 40 km/h «redondos» até Loures.

Todavia, seria pedir demais que a referida dupla – sem dúvida, dos principais protagonistas desta Clássica – não se mantivesse incólume nos quilómetros finais, a partir de Alverca, os últimos 15, onde a sua liderança foi fortemente colocada à prova, e até quebrada, no caso do Renato. Naturalmente, por força da fadiga...

 A contestação começou na subida da Sagres (Vialonga), ainda com a referida dupla, imperturbável, a impor o andamento perante o posicionamento das «trutas» entre os lugares cimeiros. Começaram-se a marcar rodas. Como nada se passou até ao topo, a descida em falso plano descendente da Variante foi invulgarmente tranquila (sem hostilidades, entenda-se). O meu coração chegou a bater a 120 por minuto a... 50 km/h. Acalmia de pouca dura – chegava à rampa do Tojal, habitualmente ponto de decisão ou, no mínimo, de separação definitiva das águas. E foi mais esticada que nunca! Desde a base, um grupo ainda com umas 20 unidades lançou-se, como gato a bofe, pela curta mas acentuada pendente. Só por instantes se baixou dos 30 e tal à hora. Um ataque mais forte do Hugo Feijão (Negrais) estilhaçou tudo... Eu, mal posicionado, pensei que chegara ao fim a minha permanência entre os primeiros, mas mantendo a cadência acabei por beneficiar da quebra dos demais para reentrar no grupo perseguidor ao fugaz fugitivo (agora não mais de 10 elementos) na roda do Filipe Arraiolos (momento de boa forma comprovada). Anulada a fuga, «picou-se» então a toda a velocidade para a segunda rotunda do Tojal, com o Freitas a tentar surpreender, antecipando a subida final, de São Roque. O grupo estirou-se, não lhe permitindo liberdade.

Então, deparava-se a rampa final. E um ataque muito forte do Jony parecia ser «matador», à semelhança do que sucedera o ano passado quando um ciclista do Cartaxo jogou a cartada irresistível naquele mesmo local, e da mesma forma. Mas depois da descida, a escassos 200 metros do final, o mecânico estranhamente aliviou! Só o esgotamento justificaria tão abrupta quebra. O momento em que alcançado por um grupo muito restrito coincidiu com o arranque final, em sprint, do André para o topo do Infantado (rotunda), a que apenas o Rui Torpes (que pilhas!) e o Capela conseguiram responder, sem, no entanto, «fecharem» o espaço de alguns metros. Além destes três, e de mim próprio, após São Roque mantinham-se à frente (passe eventuais lapsos incapacidade no reconhecimento), o Cunha, o António (Rodinhas), o Dario, o Chico Aniceto, Vítor Mata a Velha, o Feijão, o Filipe Arraiolos, o Jorge, estes a chegarem de trás.

No final de 152 km em 4h04m, com o coração ainda a 1000 por hora e a adrenalina nos píncaros, uma única palavra encontrei para classificar o empenho de todos os que, mais depressa ou mais devagar, concluíram esta primeira Clássica de 2012: Insuperável! 

5 comentários:

Dario Teixeira disse...

Boas Ricardo, mais uma bela crónica
Mas que grande Clássica !! Como disseste no início, é preciso rever a legalidade destas voltas, especialmente com grupos tão numerosos. Em diversos momentos senti o perigo a conviver muito perto de nós. Gostaria de enviar uma palavra de estima, apreço e e elevada consideração aos ATLETAS Renato Hernandez e Rui Torpes, pelo altruísmo que colocam, repetidamente, nas suas voltas, permitindo que largas dezenas de ciclistas regressem a casa com médias finais que jamais conseguiriam conquistar sozinhos, ou inseridos noutros grupos. Gostaria somente de acrescentar que no grupo final também estava lá o nosso campeão José Estrangeiro. Um grande abraço e até à próxima. Parabéns Ricardo por tudo e obrigado mais uma vez.
Dario

DUROS DO PEDAL disse...

S. Ricardo Costa:
Parabéns por mais um rescaldo, que condiz na perfeição com a qualidade da mesma Clássica.
Esta primeira do Ano fica para mim como a preferida, não só pela qualidade do Percurso, mas também pela falta de logística complicada uma vez que começa e finda no mesmo local facilitando a adesão.
Esta kilometragem no inicio de temporada e algumas provas de Btt a porta levou a que muitos DUROS DO PEDAL faltassem a chamada.
Espero que no Évora possa-mos marcar mais uns pontos em termos de aderência e qualidade.
Resta-me dar os parabéns a mesma aventura e também aos que não temem dar o peito ao vento em prol de uma boa média.
Até ao Évora.
Abraço
TO MONTEIRO
PS
Uma vez que a aderência de participantes tem vindo a crescer de Ano Para Ano fico disponível para trocarmos algumas ideias como sabes.

Anónimo disse...

Parabéns grande Ricardo pela crónica, e pela clássica. Em termos legais "espanta-me" a sério ainda não termos tido problemas com as autoridades´, é muito ciclista junto e não podemos preencher assim a faixa de rodagem, já vi corridas de profissionais com um pelotão bem menos numeroso... bom mas sabemos que policiamento para este tipo de eventos custam uma fortuna, aqui deixo os meus votos para que tudo sempre nos corra pelo melhor! continu~emos a fazer o que mais gostamos... Pedalar. Bem hajas e parabéns.
Xico Aniceto

Ricardo BH disse...

De notar nesta clássica que cada vez mais membros do PinaBike olhem por si só a resultados individuais.Ñ estava á espera que das outras camisolas assumissem despesas mas...
Saltou mt á vista esse factor e só demonstra que o pessoal do BTT é RIJO!!!! Bom treino mesmo assim a juntar aos dos dias anteriores.
Um Obrigado ao Renato e Torpes que com eles tenho evoluído mt.

Abraço

Anónimo disse...

Boas ricardo da BH
sabes que o pessoal dos pinas e nao so teem medo de ficar para tras e por isso nao ajundam os que trabalham
com muita pena minha um grande abraço a todos
agora para Evora espero ter melhor sorte .
Nas classicas temos que começar em por policia porque começa a ficar muito complicado antes das provas se cada um por 2.euros da para pagar o que achas .
alex