quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Clássica de Santarém: antevisão


É já no próximo domingo, dia 3, a primeira Clássica da temporada de 2013: Santarém.

O percurso é o tradicional, a partida de Loures (posto de abastecimento da BP) às 8h00 (em ponto!) e a chegada no mesmo local. Recomenda-se início neutralizado (ritmo bastante moderado) pelo menos até à última rotunda do Infantado, antes de começar a descer para S. Roque.

Nunca é demais recordar que a filosofia das Clássicas é de andamento livre e sem paragens previstas/estipuladas para neutralização de reagrupamento (como nas voltas tradicionais). De qualquer modo, isso não invalida de o pelotão, por acordo do coletivo, fazer compassos de espera e/ou paragens devido a incidente (furo, queda) ou outros motivos que os justificarem – como já sucederam em edições anteriores.

Reforce-se que este evento não tem fins competitivos e deve ser escrupulosamente respeitada, sem compromissos, a salvaguarda da segurança na estrada e da convivialidade, a fim de evitar múltiplos perigos. NÃO VALE A PENA ARRISCAR AVIDA E A DOS OUTROS POR UMA RODA, POR QUALQUER VANTAGEM...

A realização de eventos deste tipo (Clássicas) tem sido, desde há vários anos, um exemplo de promoção ao ciclismo puramente amador, à saudável competitividade entre grupos domingueiros e até de corredores. A preservação e o próprio incremento desta «receita» de sucesso passa, exclusivamente, pela boa consciência, civismo e a máxima responsabilidade de todos os participantes. Aqui não se ganha nada mais que a recompensa pela superação física e psicológica, a noção de pelotão e das incidências inerentes à prática do ciclismo com «empenho elevado», mas pode perde-se MUITO!!
Também, por isso, recomenda-se, vivamente, que esse respeito se estenda à presença e saída no local e hora da partida, e a saída em simultâneo com o pelotão, além de não se atalhar caminho. Aos que decidirem fazê-lo, quer na ida, quer no regresso, pede-se que se respeite os cumpridores, não interferindo no normal desenrolar do evento.

3 comentários:

55-11 disse...

Vento moderado Sudeste !!
A vinda para Loures vai ser bem RÁPIDA! Até Santarém depende do que os XUPARRODAS quiserem trabalhar LOL

charles disse...

se for andamentos de 40km hora eu vou

Ricardo Costa disse...

RECORDA-SE A HORA DE PARTIDA
(8h00) DE LOURES (BOMBAS DA BP)