sexta-feira, abril 19, 2013

Domingo: Roteiro dos Muros - 8h00!


No próximo domingo, mais uma edição do já célebre Roteiro dos Muros, com as suas 13 terríveis subidas e uma distância de aproximadamente 100 km.

Esta é, por excelência, uma prova de superação, extremamente exigente. Neste tipo de revelo, ora se sobe (e de forma geralmente abrupta) ou se desce... da mesma maneira. A todos os participantes ressalva-se a importância de adequar o ritmo às suas capacidades, numa auto-avaliação meticulosa e contínua. Não é, de todo, garantido que as boas sensações que se poderá ter durante uma boa parte do percurso (por vezes até mais de meio...) perdurem até final. A qualquer momento tudo poderá mudar! Principalmente após o terrível «muro» da Choutaria, a oitava subida... e ainda faltará tanto para superar. É assim que costuma acontecer! Este Roteiro tem um antes e um depois da Choutaria. Quem ficar «no vermelho» após esta ascensão, enfrentará certamente muitas dificuldades em concluir a volta – que é o seu maior desafio. Pela tradição, há uma certeza: poucos ou nenhuns saem deste roteiro sem a sua «marca».

Como é tradicional, esta é um evento caracterizado pela entreajuda, o incentivo. Durante o maior número de subidas deve respeitar-se neutralizações no alto para reagrupamento de eventuais retardatários. De qualquer modo, igualmente a estes se pede que tenham noção que não podem «atrasar» demasiado e sistematicamente os demais, bem como o normal desenrolar da jornada. A todos, pede-se a consciência que, a qualquer momento, poderão ter de abdicar e seguir em auto-suficiência, ou até, naturalmente, optar por não prosseguir.

Por outro lado, recomenda-se o conhecimento perfeito do percurso, porque, também pela tradição, naquela falta, muitos participantes (que adotem um ritmo diferente do grupo principal) acabam por não cumpri-lo na íntegra, devido a «saltarem» uma ou outra subida. 

O Roteiro dos Muros tem a sua mística muito especial - iremos respeitá-la e perpetuá-la!

ATENÇÃO: partida das bombas da BP, em Loures, às 8h00
O percurso tem 98 km e 13 célebres subidas curtas mas árduas. Para se irem riscando. Aqui fica a lista:
1ª Serra da Alrota
2ª Bucelas (antenas)
3ª Santiago dos Velhos
4ª N. Sra. da Ajuda (Contradinha)
5ª S. Quintino
6ª Casais de S. Quintino
7ª Molhados (Sapataria)
8ª Charneca
9ª Choutaria
10ª Alto da Urzeira
11ª Monte Gordo
12ª Salemas
13ª Ribas de Baixo (Fanhões)

Sem comentários: