terça-feira, setembro 24, 2013

Clássica Pina Bike - antevisão


No próximo domingo é a Clássica Pina Bike, a penúltima da temporada. O PERCURSO, como se sabe, todos os anos é diferente, sendo, que este, não deixará de ter todos os condimentos para uma interessantíssima jornada domingueira.

Não se espere grande distância, mas apenas 105 km. De qualquer modo, com cerca de 1400 metros de acumulado num trajeto para todos os gostos, o mais completo possível. No último sábado, eu e o Jorge metemo-nos à estrada para o «validar» e confirmaram-se as melhores expectativas. Verificou-se que é um traçado exigente mas ao mesmo tempo rápido, uma vez que, apenas os dois, realizámos uma média superior de 29 km/h a bom ritmo, por isso um pelotão forte irá superar, com certeza, a barreira dos 30 km/h.

Em linhas gerais, o percurso arranca em direção a Bucelas e subida para o Forte de Alqueidão (a primeira do dia), desce imediatamente por Cabêda para a estrada da Sapataria, e logo após esta subida (2.ª), à direita para o Milharado até à Venda do Pinheiro (3.ª subida). Prossegue para a Malveira, desce para Vila Franca do Rosário e para o Gradil (4ª e 5ª subidas). Uma vez no alto, na Murgueira, vira-se à direita para a estrada da Picanceira, até à rotunda nova (da via rápida), seguindo em frente para Monte Bom/Sto. Isidoro. Descida lindíssima até ao vale e nova ascensão a partir de Sto. Isidoro (6.ª), para a estrada da Ericeira/Mafra – à esquerda para esta vila. De Mafra para a Carapinheira e Alcainça, onde se segue EM FRENTE para a ESTAÇÃO, e continuando, até à Ribeira dos Tostões, para a derradeira subida (7.ª), talvez a única desconhecida da maioria: 1,2 km a uma inclinação média de 6,2% mas com a primeira metade bem dura: a mais de 10%. A subida «entronca» na estrada Pero Pinheiro/Negrais (à esq.) para esta localidade e em frente até Sta. Eulália. Restará descer para Ponte de Lousa e subir o topo de Guerreiros, para «baixar» de novo em direção a Loures.

Recomenda-se que todos os esforços intensos terminem no topo de Guerreiros, para evitar «correrias» na perigosa e congestionada descida para Pinheiro de Loures/Barro/Loures. Esta deve ser feita... tranquilamente.

A hora de partida será às 8h30 (não há necessidade de antecipar), no posto de abastecimento da BP, em Loures.

Boa Clássica!  

1 comentário:

Pedro Fernandes disse...

Meu caro Ricardo
Parabéns por mais este evento-traçado
Infelizmente a previsão meteorológica aponta para 80% de precipitação (isto é chuva com fartura).
Esperemos que se enganem, ehhh
Um abraço
Pedro Fernandes