terça-feira, setembro 19, 2006

Lagoa Azul

A Clássica de Sintra, na sua versão mais «picante», com passagem pela dura subida da Lagoa Azul, foi extremamente conturbada, ao ponto de se inflectir a marcha, precisamente após aquela ascensão. O motivo foi a quebra de uma das manivelas dos pedais da bicicleta do Salvador, em plena subida, que implicou a interrupção da jornada e o regresso directo a Loures, para garantir que o nosso companheiro chegaria «são e salvo».
Pena que tivesse acontecido este incidente, pois a tirada, além de reunir todas as condições para ser bastante interessante, naquela altura estava ao rubro, com o Freitas «Durão» isolado à entrada para os 2 km terríveis da Lagoa Azul e a perseguição em curso – apesar de eu ter furado e assim eliminado as possibilidades de o grupo anular a aventura do Durão antes da passagem pelo prémio da montanha.
Além disso, neste dia tivemos o agrado da companhia do Paulo Pais, que está a ultimar a sua preparação para a Volta a Palma de Maiorca, nunca se devendo enjeitar a possibilidade de obter ensinamentos e referências de quem, como ele, participa em competições federadas. Por isso, também se lamenta que as incidências da volta tenham prejudicado o seu treino, esperando que o reencontro seja para breve. Que tal, já o próximo domingo, agora que estará mais ciente que, com estes meninos do Pina Bike, a correria pode rebentar quando menos se espera, tal a maneira como foi surpreendido no topo de Guerreiros, a caminho de Loures – tradicionalmente local de última explosão! E depois ainda houve sprint final à chegada às bombas. Depois há quem diga que treinar com alguns «Pina Bike» não dá saúde nenhuma...
Apraz-se registar ainda a estreia do Pedro Fonseca, que, além da simpatia, demonstrou enorme força de vontade em acompanhar o grupo, apesar de ter sentido algumas dificuldades quando o andamento endureceu. Todavia, só pela atitude de galhardia, a que não deve ser alheia a enorme motivação em progredir para um nível de forma mais compatível com as exigências, creio que representa uma mais-valia importante para o grupo. Para a semana, revemo-nos nas bombas da BP.
De resto, registe-se também as presenças do Nuno Garcia e do Zé-Tó, num mini-pelotão que estava a demonstrar boa coesão, pelo menos, até ao primeiro hot-spot (ponto quente) do dia, na Lagoa Azul. Ficou, porém, por saber como decorreria o que restava do percurso original, ainda bastante e recheado de dificuldades.

Anónimo disse...

Pois foi, a minha estreia com o grupo PinaBike foi muito positiva, pois já á muito tempo que não treinava em grupo e quando se chegou á subida da Lagoa Azul já ia um pouco vazio e já bem descolado do grupo mas por pouca sorte do companheiro Salvador voltamos para trás em ritmo de cruzeiro e bem me valeu!!!
Domingo lá estarei nas bombas da BP para mais uma (tareia) jornada.
Até lá bons treinos
Pedro Fonseca

Olá a todos.
Pois é, mais 1 "valente" q se junta (e bem) ao Grupo. Bem vindo Pedro.
Da volta de Domingo há pouco a dizer...no entanto, se a volta tivesse seguido o seu percurso penso q haveria mt p relatar...fica p a próxima.
Ainda a recuperar o corpo do "desequilibrio" provocado pela Serra, confesso q as sensações nunca foram confortáveis, acho q era o cabedal a avisar de q ainda n estava em condições p exageros...
P o próximo Domingo n vou poder estar, vou "fazer nº" p a Meia da Ponte mas vou andar de bike no Sábado...!!!ahahah. N dá p perder o comboio senão a factura é mt alta...ahahah!
Finalmente voltei a nadar! Ontem, em jeito de recuperação fiz 50piscinas. Fantasma, estou no "Corpos". Temos de combinar uns treinos de natação.

1ab e boas pedaladas,
ZT

Ricardo Costa disse...

No próximo domingo está prevista a Clássica da Abrigada, que tem um percurso interessante, misturando a planície com a média montanha - distribuída por esta ordem, o que contribui para o equilíbrio de esforços: a primeira parte do trajecto é quase sempre a rolar, em direcção a Alverca, Vila Franca de Xira e Abrigada, seguindo-se depois em direcção à Atalaia, através de uma estrada «parte-pernas» em excelente estado e com pouco trânsito. Atalaia está localizada num topo, que serve de aperitivo para as dificuldades que se seguem... A partir daqui, é a subir, nomeadamente após a Merceana, onde se incia a longa ascensão até ao Sobral. Não não só: a seguir a Monte Agraço ainda resta a ligação ao Forte de Alqueidão, a única subida de categoria, embora muito secundária, em toda a etapa. Finalmente, na descida para Bucelas e no troço final para Loures as dificuldades serão certamente menores, ao contrário da velocidade.

A forte chuvada de hoje anunciou, por assim dizer, a chegada do defeso da temporada. Por mais que queira aproveitar a boa forma, prolongando-a mais algumas semanas até entrar verdadeiramente o Outono mais agreste, das chuvas constantes e do frio, a verdade é que os dias de inactividade consecutivos são cada vez mais frequentes e não adianta insistir - também porque o corpo já está a pedir o merecido descanso, sob pena de prejudicar a próxima época. Assim, por mais que custe reconhecer, aí está o crepúsculo da temporada de 2006. Agora resta deixar cair a forma, naturalmente, sem sombra de pecado. É também hora de fazer um balanço do ano e lançar um olhar sobre o que aí vem...

Anónimo disse...

Ricardo, o q aí vem é o jantar de amanhã a 1 semana!!! Ahahah!
Podes fazer 1 descrição c + "rigor" da volta de Domingo. Eu n posso ir mas vou tentar fazê-la no Sábado.
Ontem voltei a nadar. Mais 75piscinas. Fantasma, vê lá se apareces!
Hoje corri a pé pq no Domingo vou p a corrida na P.V.Gama(mas apareço de tarde em Mafra p ver chegar os bravos dos 100Km BTT!!!Ai tanta dôr!). Como n puxei mt pelo corpo durante o ano posso continuar c assiduidade nos treinos!

1ab e boas pedaladas,
ZT

Ricardo Costa disse...

Muito bem, ZT. O percurso da volta de domingo é assim:
Loures-Alverca-Carregado-Alenquer-Ota (passar na estrada nacional)-Abrigada (sair da estrada nacional no cruzamento da Abrigada como se fosse para Montejunto), no interior de Abrigada seguir as placas, salvo erro, para Torres, mas o melhor é seguires em frente (ou melhor pela esquerda) quando te deparares com o cruzamento que vai para Montejunto, no interior da vila.
Depois segue-se em direcção a Eiras-Paúla-Penedos de Alenquer-Labrugeira e chega-se ao troço de estrada entre Olhalvo e Atalaia (esta é a localidade em que o Carlos atacou para Vila Verde dos Francos, lembras-te?). Assim, quando chegares a este cruzamento (entre Olhalvo e Atalaia) viras à direita para Atalaia, que fica a pouco mais de 2 km. Depois é seguir para a Merceana e depois para o Sobral. E a partir daqui é meter o «cruise control» até Loures.

Um abraço e boa corrida no domingo, na Vasco da Gama!