quinta-feira, dezembro 28, 2006

Volta de Consoada

Na véspera de Natal, para abrir o apetite para a ceia da Consoada, a volta domingueira teve percurso inédito. Na primeira parte, por trajecto já muito batido, até Cruz do Campo, mas a partir daí, em carrossel constante por Pontével e Aveiras, seguindo-se a ligação a Ota por Vale do Brejo e regresso tradicional por Alenquer. Para calmeirões roladores, está claro!
A primeira metade da etapa foi marcada por uma longa escapada, protagonizada por dois combativos do nosso pelotão: Salvador e Daniel. Surpreendeu mais o segundo, que alertara no início da tirada que vinha de uma paragem de um mês… Mas há coisas que nem o espírito natalício altera!
A aventura foi, como se disse, duradoura e começou a desenhar-se no selectivo empedrado de Vila Franca, onde há sempre quem se preocupe pouco (ou mesmo nada) com a maldita tremedeira. Aqui, a referida dupla carregou nos crenques, enquanto, atrás, o pelotão optou por aliviar.
Não demorou, assim, a que a distância abrisse até se perder o contacto visual. Este só foi retomado na ampla depressão da estrada junto ao cruzamento de Aveiras, muito tempo depois da perseguição se ter iniciado – precisamente em Vila Nova da Rainha. Por alto, a vantagem máxima dos fugitivos deve ter ascendido a 3 minutos, uma vez que, na primeira medição (a olho), rondava os 2 minutos.
No entanto, o trabalho do Durão a partir do momento em que teve as «presas» em mira foi demolidor e logo a seguir ao cruzamento de Cruz do Campo (3 km depois) já as tinha «caçado». De resto, nesta altura eram visíveis as dificuldades do Daniel em acompanhar o seu parceiro de aventura.
A partir daqui, respeitou-se o espírito da quadra e não voltou a haver hostilidades relevantes, assistindo-se a uma enorme disponibilidade para atenuar as diferenças que se foram produzindo com o acumular da fadiga – e que, além do desmedido Daniel, também afectou o João Santos.
Deste modo, o regresso fez-se com pouco mais que o «peso dos sapatos» — um desperdício, uma vez que o vento soprava a favor. Aliás, quanto a isso, às tantas, o Duarte fez um comentário muito certeiro, em jeito de crítica à iniciativa madrugadora do Daniel e do Salvador. «Vão contra o vento a 35 por hora e depois a favor… apenas a 25».

Nota de observador

Sintomática a forma como o Duarte se negou a manter o andamento do pelotão a quase 40 km/h, quando o Durão lhe cedeu a liderança do pelotão no topo de Vila Nova da Rainha, no início da perseguição, a sério, aos dois fugitivos. Não estava para entrar em correrias, revelando muito pouca habituação a este grupo. Ou será que não estava para se expor?…

Chegou-me aos ouvidos que o empertigamento do Salvador se deveu a uma espécie de resposta aos maus tratos que lhe infligiram no domingo anterior, durante a volta da Abrigada. Penso que os seus intentos foram alcançados. Afinal, a fuga durou mais tempo que é habitual – prova do bom trabalho dos fugitivos – e obrigou a um trabalho de choque do Durão, a partir do cruzamento de Aveiras, para a anular rapidamente (e pergunto porquê, já que foi nesse preciso momento que estava restabelecido o contacto visual depois de longos quilómetros «às escuras»?). Mas aqui também me pareceu que as forças lá à frente já iam justas. Por isso: valeu, camaradas, porque a coragem do Daniel também merece elogio…

Para mim, foram proveitosos 147 km, nova melhor marca pessoal na pré-temporada.

Bom Ano!

7 comentários:

Ricardo Costa disse...

Eis o percurso (sugerido) para a volta do próximo domingo:
Loures-Alverca-Vila Franca-Alenquer-Ota (cruz.)-Abrigada (cruz.)-Espinheira-Alcoentre-Manique do Intendente-Maçussa-Pontével-Cruz do Campo-Azambuja-Carregado-Vila Franca-Alverca-Loures

Distância: 130 km

Devido à longa distância da etapa, a hora de saída de Loures será às 8h30 «em ponto».

Anónimo disse...

Salvador

Ricardo, em parte estou de acordo com o teu comentário mas a junção só cedeu por dois motivos: para nao deixar o companheiro e nao saber o caqminho entre a cruz do campo e aveiras

bom ano

domingo há mais...

Anónimo disse...

fantasma....vê se apareces para dar uma coça...se conseguires, senão levas!:P

Anónimo disse...

claro sem duvida estas voltas são tão boas para os internaçionais....s/....comentários e os tótóós são mesmo tótóóoóoóóssss aparam os golpes todos por isso não se queix..... não venham com lamurias.
130km 145 km otários.-.....é mesmo o que eles querem treinos de muita quilometragem

Anónimo disse...

tens toda a razão ó tu que não dás a cara, esses internacionaiszécos vão se vangolurizarem ,( viste o gajo já não podia com as pernas ,o gajo quiz fujir áááááhhhhh coitadinho, dão nozes a quem não te dentes.-

Anónimo disse...

E que tal os desagradados começarem a sugerir as voltas? Enquanto não o fizerem não terão outro remédio do que serem a chacota dos internacionais. Ou então passarem a andar sozinhos aos domingos. Acabou-se as voltas sempre à espera dos aleijadinhos e dos descontentes.
Quem quer e pode andar, anda, quem não pode e não quer tem bom remédio: fica a dormir.
E só escolher!

Anónimo disse...

FANTASMA
ÉS O MAIOR A METER FERRO NO BLOCO.
APARECE, ESTÁ UM CARRINHO DE MÃO E UMA VASSOURA Á TUA ESPERA!!!!!!


BOM ANO

SALVADOR