segunda-feira, junho 01, 2009

Montejunto abrasador

A Clássica de Montejunto foi provavelmente a mais animada, intensa e disputada dos últimos anos. E sem dúvida, também a mais exigente. Para tal, contribuiu, uma vez mais, o alto nível, empenho e competitividade que os seus participantes lhe conferiram: não só habituais e os que começam a ser com grande distinção, casos do Carlos Gomes, do Gil e do «Duatleta», como também os novos e estreantes. Destaco (outro) meu conterrâneo (maillot Orbea azul), tal como o Capela e o Mota, de que, aliás, é companheiro de andanças... – e que foi uma das principais figuras da escaldante manhã de domingo. Abrasadora em todos os sentidos.
Na subida de Bucelas para o Forte do Alqueidão, o Freitas marcou, desde logo, o compasso, impondo ritmo impróprio a conversas no pelotão que, curiosamente, saiu de Loures quase sem elementos do Pina Bike, o que é sintomático de que, sem contra-relógios por equipas, a coisa vai mal... De qualquer modo, parece que está em curso um processo de renovação que se aplaude, com presenças cada vez mais assíduas dos ciclistas que já referi, como o Carlos Gomes, o Gil, etc.
Enfim, regressando às incidências da volta para referir que o excelente trabalho que o Freitas vinha desenvolvendo – o andamento era muito bom, certinho, à média de 27 km/h... - foi interrompido, de rompante, à saída de Arranhó - quando o André decidiu atacar! O Freitas nem reagiu, saiu para o lado e meteu o seu passo. Mas o pelotão desagregou-se rapidamente entre os que seguiram como o André (Filipe Arraiolos e Carlos Gomes) e os que ficaram em posição intermédia, a perseguir na minha roda.
Ao ter prescindido de juntar-me ao trio nos primeiros instantes da sua iniciativa, procurando não criar grande impacto muscular e progredir gradualmente (meu objectivo na saída de grupo de ontem), acabei por, ao invés, expor-me ao desgaste. Porque, ao contrário do que pensei, os fugitivos não pararam. Pior: depois dos ferro-velhos ganharam dois «aliados»: o Rocha e o Manso «Cancellara», que passaram imediatamente à condução do agora quinteto. Uma acção não intencional mas que merece reparo: fi-lo logo na altura, aos próprios. Creio que acertadamente. Mas só isso. «No pasa nada, chicos!».
Nos últimos 5 km da subida (10 minutos a 29 km/h) o esforço foi condizente com as batidas cardíacas: 178 (média). O tempo total da subida: 24minutos, a 28 km/h (apenas alguns segundos mais que o melhor registo, com a precisosa ajuda do «trem do Infantado»: o Renato Hernandez, pois claro!
No Alqueidão estávamos novamente todos juntos, de onde seguimos, tranquilamente, descendo para o Sobral e para a Freiria, onde o Freitas chegou (já depois de Carmões) vindo de trás... e logo partiu. Ou tentou! A reacção do grupo foi pronta, mas o andamento voltou a aumentar, mantendo-se mesmo após a Merceana, com a chegada de mais dificuldades do relevo e novas acelerações.
Nessa altura, voltei a optar por ir... paulatinamente, de trás para a frente. Mas voltei a ter de pagar as despesas da perseguição, e o resultado foi o mesmo do Alqueidão: esforço redobrado. Ainda assim, longe daquela intensidade.
No final da subida da Atalaia, juntámo-nos (estive sempre na companhia do Ruben) ao grupo principal, que, por sua vez, alcançava o grupo principal do Pina Bike - entre outros, o Pina, o Salvador, Steven, ZT, etc. - e o Chico, o Vaza e mais um ou dois colegas. Pareciam folgados... e prontos para as agruras de Montejunto.
A subida estava prestes a iniciar-se e quando nela entrámos, éramos, por fim, um verdadeiro pelotão, bastante numeroso e bem recheado. O André revelou, nas primeiras rampas, a sua intenção: estava forte e queria que o ritmo fosse alto. Atacou e distanciou-se cerca de 50 metros. No seu encalço formou-se um grupo com cerca de 5/6 elementos: Vaza, Chico e os seus colegas, o Filipe Arraiolos e o Carlos Gomes faziam parte dele.
Eu decidi entrar cautelosamente, procurando estabilizar logo o pulso e o ritmo e depois partir para outras «aventuras». No entanto, não demorei muito a aperceber-me que algo ia mal, principalmente o pulso, que se meteu acima das 180 e não havia maneira de o baixar.
Entretanto, o André teve de aliviar e foi alcançado. Primeiro pelo grupo intermédio, mesmo subtraído de alguns elementos, e depois por mim e pelo Ruben (sempre inseparável). Durante a fase intermédia da subida, o mini-grupo manteve-se unido, apesar de mais um ataque do André. Na condução, eu e o Chico. E o meu coração sempre a tocar e mesmo a ultrapassar as 180 (ou seja, daí para cima só margem para acelerações breves) e o andamento nem sequer era «do outro mundo». Pelo contrário, até acessível, como depois se aferiu no tempo final (indicação mais à frente).
A movimentação decisiva partiu do... Ruben. Muito boa! Acelerou e só o André conseguiu (ou quis!) responder. E com dificuldade. Os dois ganharam cerca de 20 metros ao grupo, cada vez mais reduzido (Chico, eu, Filipe [furou após a descida antes do quartel], o Carlos Gomes e o tal «Orbea»). Na última secção da subida, após o quartel, os dois fugitivos consolidaram a vantagem. Não a aumentaram, mas mantiveram-na, sem dar hipóteses de recuperação aos demais. A 500 metros do alto, o Ruben tentou acelerar, mas o André (que se mantinha na sua roda) respondeu bem e passou ao contra-ataque. Fulminante! Disparou encosta acima e deixou o Ruben pregado. Sem demérito deste, que fez uma extraordinária subida, mas por todo o mérito do André, que demonstrou ser o mais forte este domingo em Montejunto.
Lá atrás, tentava-se reduzir prejuízos. O grupo partiu-se. O Chico quebrou, o Carlos Gomes perdeu alguns metros e eu tentei ainda aproximar-se do Ruben. Mas nos 200 metros final, com o coração a 185-188, e pior, em sofrimento, (agravado pelo sufoco dos 33 ºC que se faziam sentir no alto de Montejunto!), abdiquei, sendo ultrapassado pelo «Orbea» e pelo mano Gomes (do Joaquim, esse mesmo!)
Conclusão: tempo de subida: 26m58s. Praticamente o mesmo da 2ª subida do treino do domingo anterior (+8 s), mas 13 pulsações, em média, a mais (178)! Ou seja, muito menor rendimento para igual performance! O calor? O cansaço após ciclo de duas semanas muito intenso? Podem ser algumas explicações, muito mais que os esforços acumulados, como referi, na primeira fase do percurso.
No regresso, esses factores agravaram-se. Partilhei com o Freitas a primeira fase da longa subida Merceana/Sobral, com passo rijo e boas sensações (apesar do calor...), mas coube ao surpreendente «Orbea» a parte final, a espaços, com a colaboração do Filipe Arraiolos, manterem o andamento elevado. Andou-se muito bem desde o início: 29 km/h.
O andamento foi ainda mais alto da Seramena para o Alqueidão, desta vez por iniciativa do «Orbea», que meteu logo no início da subida pedalada fortíssima, que só o Filipe e o André conseguiram acompanhar. O André, ao seu estilo, deixou-os para trás na fase final, enquanto eu e o Ruben (sempre ele...) sofremos para manter a distância. Nas últimas centenas de metros, rebentei mesmo e dei por terminada a minha «actuação», decidindo, de imediato que, a partir daí, só «deslizaria» até casa para evitar males maiores.
Por isso, quando o Freitas e o Carlos Gomes passaram, de trás, convidando-me a juntar-me para a descida, enjeitei o convite. Até Bucelas ainda vi passar, em grande estilo, o grupo dos Pinas, com o ZT (salvé!) muito empenhado à cabeça. E ouvi, do André (que vinha para trás, para seguir pela Tesoureira para casa), votos de boa sorte para a prova espanhola, do próximo fim-de-semana. Registei!
Na fonte milagrosa de Bucelas – como a água estava fresquinha! - aguardavam-me os restantes homens da frente. Despedimo-nos, desejando que a semana que agora entrou seja de profícuo descanso.
No regresso, calmo, a Alverca, finalmente tive oportunidade de dialogar com o «Orbea». Embora, sem lhe perguntar o nome (por lamentável esquecimento) felicitei-o pelo excelente desempenho, endereçando-lhe convite para se juntar mais vezes ao nosso grupo.

No final, contabilizei 4h55m e 136 km (volume, conforme ao objectivo), quase 29 km/h de média (boa, muito boa) e 149 de pulso (alto...), mas mas maus foram mesmo os 40 minutos a regime anaeróbio (mais de 175).
Já hoje de manhã, fiz um treino leve (1h05) e as pernas pareceram ter recuperado bem, até muito melhor que nas semanas anterior. Logo esta última, que foi especialmente intensa (quarta, sexta e domingo) e uma das mais volumosas da temporada (15h00). Bendito domingo de folga e papo para o ar.
Além disso, o peso caiu para 69 kg! Já está 1 kg abaixo do que perspectivei. É o efeito do calor. Agora, descansar, descansar até ao ataque à Covatilla!!

30 comentários:

Anónimo disse...

agora ja se percebe o porque do duarte defender a "equipe gnP"agora pertence la.fala demais depois fica sem equipa.ouvi dizer que ficou pregado no nacional de masters.e o resultado da lingua comprida.

tretas disse...

Parece que acabou com o mesmo tempo do João Santos, esse sim ficou pregado depois de andar de peito ao vento armado em "Super Homem"

Anónimo disse...

Está a haver uma regeneração no grupo Pinabike, mas só aceitam quem ande menos que os internacionais!!!!
Se andarem mais acontece-lhes o mesmo que ao André.

Anónimo disse...

Conta lá o que aconteceu ao João Santos e ao Duarte, assim ficamos todos a saber.

Anónimo disse...

o joao 5 estrelas,5ªno nacional masters PARABENS.agora o linguarudo nem na roda dos mais fracos foi.mas e assim meus amigos o peixe morre pela lingua.

BOB CONSTRUTOR disse...

Se misturarem o sangue dos 2,dava para curar muitas doenças devido a droga que tem no corpo.
Daqui a uns anos pagam-nas todas.
Tanta merda para ganharem 50 a 100aerios em cada prova,cabeças ocas.
E o RICARDO os treinos que faz deve fazer a recuperação SÓ com CERELAC...pera ai.
Se a ASAE vai ao CUBINO acaba com a prova.
BOB

Anónimo disse...

a farmacia ao duarte ataca mais na lingua.anda muito com a lingua e com a "pouca"cabeca,do q com as pernas

Anónimo disse...

(Peço desculpa por me intrometer na conversa)

Ricardo é só para te desejar felicidades para a clássica que se aproxima. Relativamente ao domingo por mim não há sequelas a salientar.

Aproveito para comprimentar, também, os Pinabikes renovados! Boas pedaladas
J. Manso

Anónimo disse...

já agora felicidades tambem para o Salvador e para o Freitas. Afinal todos vão "lá" fora ou não?!?

Anónimo disse...

Ricardo, como se faz a recuperação de treinos tão intensos? Que suplementos usas?

Ricardo Costa disse...

Quem é que pergunta sobre os suplementos? Responderei, com prazer, logo que se identifique o seu autor.

Camarada «Cancellara», que bem hajas! Nem te passe pela cabeça deixares de aparecer, como creio ter deduzido de alguns desabafos no domingo, ok!

Abraço

Rocha disse...

Boa tarde a todos,
gostava só de desejar ao pessoal que vai sofrer na COVATILLA,uma excelente prova e que se concentrem a descer,visto que a seguir ao esforço gasto a passar as montanhas o reflexo a descer pode já não ser o mesmo.
Em relação a "tentativa"de fuga no domingo:NO PASA NADA RICARDO.
Abraços

tretas disse...

Nenhum dos 2 "aditivados" ficou nos 20 primeiros
http://www.uvp-fpc.pt/pagina_file_ver.php?ficheiro=01062009152401.pdf

Anónimo disse...

o tretas deixa lá os frustados empastilhados tarem. o problema do paulo e do duarte secalhar foi o medo do controlo no final.

Duarte disse...

anonimo de 2 de junho 21,30h
quando quiseres aparecer, tax á vontade, mas dix quem és nao te escondas a trax uma mascara,em relaçao ao nacional, para quem nao sabe, fui faze-lo lesionado, mas já to a recoperar, mesmo debelitado xeguei no grupo a seguir á fuga onde ia o j.santos, quanto á ekipa de salvaterra, por respeito ao club, e aos colegas da minha ex: ekipa... nao vo falar ate a epoca estiver a decorrer, depois saberax, tu e todos, o que penso disso tud...mas sai da mesma maneira que entrei (a bem) aparece se és homem, e dix quem és para podermo tirar as nossos conclusoes... xau.

Duarte disse...

ó BOB, so deves ter cáca nessa cabeça...nem mereces resposta...

Anónimo disse...

Duarte deixa lá como diz o ditado (os cães ladram e a caravana passa).
Ainda há outro ditado que diz (só vez o que bebo mas não vês os tombos que dou).

Anónimo disse...

Ricardo como podes imaginar todos querem saber, quais os suplementos. É uma vontade colectiva!!!

Anónimo disse...

Olá pessoal chamo-me Mário Fernandes sou ex ciclista e venho aqui desejar boa sorte ao meu amigo Ricardo para este fim de semana e restante pessoal que vai a espanha.
Ricardo não permitas no blog comentários anónimos , elimina essa funçao na barra de ferramentas.
Utilizem o blog para uma conversa construtiva e benéfica sobre um desporto que é fantastico e extraordinário como é o ciclismo que tanto amamos , desculpem lá mas acusações infundadas acusando nomes de pessoas vindas de pessoas anónimas isso não é nada, desculpem o desabafo mas é a minha opinião . um abraço a todos

Anónimo disse...

Grande Mario,
quero que saibas que aprecio muito os teus sabios e ponderados comentários, quer no cyclolusitano quer agora aqui. São pessoas como tu que fazem falta ao pelotao dos veteranos e aos nossos passeios de domingo. Vem pedalar um dia destes connosco. Grande Abraço.

Anónimo disse...

Meus amigos isto aqui parece que o tipo que anda a atear e o mesmo que escreve as cronicas e suspeito.
Até manda bocas para ele só para não se desconfiar.
Agora sim Tretas.

Anónimo disse...

Para ficar registado o paulo ficou envolvido numa queda logo na primeira volta e nunca mais conseguiu recolar. O homem ja ganhou o que havia a ganhar enquanto profissional e anda aqui para se rir dos verdadeiros empastilhados e frustrados

Anónimo disse...

Dá pouco na fruta dá!

Anónimo disse...

deixa me rir penultimo comentário o paulo é o homem que lá anda mais carregado. deves ser algum como ele que é tão normal por a pastilha que já nem tem outra rotina para a competição

Anónimo disse...

estão-se a esquecer do pormenor que aquilo era o nacional e que no final havia controlo.

Anónimo disse...

o que é que o homem já ganhou?? será que foi o a convivência assidua dos farmaceuticos
será???

Anónimo disse...

O PP para se gabar não é nada mau. Resultados nunca os vimos.Quanto a pastilha no fim de uma análise ele acusa sangue na pastilha, ou será que entope a ... já sai em pó ? Quem não treina, quem não faz quilometros,faz idas á farmácia só que num futuro pré que vão proximo muito próximo é que vão ser elas.

Mulher de um ciclista disse...

Após ter lido a crónica de Montejunto tornou-se quase imperativo para mim tecer alguns comentários sobre alguns dos amantes do ciclismo que conheço e que nela participaram. Gostaria de louvar empenho diário destes ao tentarem dedicar algumas horas das suas vidas em treinos, praticamente diários, com o objectivo claro de apenas procurarem melhorar as suas performances de modo a conseguirem de forma honesta e saudável acompanhar os seus amigos por tais andanças. São estes desportistas que de certa forma conseguem alegrar as estradas portuguesas mostrando que algo se passa, para além do futebol neste país, e que contagiam os outros que os rodeiam neste gosto pelo ciclismo.

Para terminar Jorge é o nome pelo qual responde o ciclista do maillot “Orbea”.

Anónimo disse...

helllooo, I am a newby. suppose make an introduction.

see you around and Thank you (sorry if this is the wrong thread to post)

Anónimo disse...

I am right here to assist get your web site off to a fantastic start off. Don't be one of those that wished that they had accomplished it much better the very first time, then get on the task, and expense, of beginning above. Your internet site displays that which you as well as your company or hobby are all about.

I am ready to supply low-cost, user-friendly, custom made developed internet sites for a broad assortment of organizations, organizations and teams.Furthermore, it shouldn't cost a lot of money to obtain you started. I will help manual you by way of the procedure as well as warn you when i think you may be acquiring in more than your head, or beyond your budget.

Here are some hight top quality companies to get a resonable price:

Front-End Development
Custom web site design
Affordable web site design
E-Commerce website design
Corporate Website Design
Innovative website design
Static Web Design
Website maintenance
Web site re-designs
SEO Services
Logo Design

Please look around the site for further information about the [url=http://www.adrianbotea.com]freelance web designer[/url] services that I am able to offer and to see examples of websites that I have designed

--------------------------------

[url=http://www.adrianbotea.com/seo-services][img]http://www.adrianbotea.com/seo-moz.png[/img][/url]