terça-feira, setembro 22, 2009

Crónica de Sintra

A minha participação na volta do último domingo, de Sintra (Lagoa Azul), acresceu de um objectivo pessoal, espécie de componente motivacional suplementar que tudo fiz para que não beliscasse o interesse colectivo. Tratou-se, simplesmente, de tentar bater o tempo total realizado na edição do ano passado, excluindo neutralizações. Baixar de 2h59m para 89,1 km não era fácil de alcançar em percurso tão desnivelado e sem dúvida impossível sem colaboração.
Primeiro, porque o registo obtido no final do mês de Agosto de 2008 teve como principal impulsionador o Renato Hernandez – que, para os que não o conhecem, chama sempre a si, autoritariamente e sem vacilar, as despesas na condução do grupo durante mais de 90% dos trajectos, imprimindo velocidade de cruzeiro elevada em qualquer terreno. Do tipo que tem pilhas que duram, duram... O melhor parceiro que se pode ter quando não se quer dar o peito ao vento!
O segundo motivo tem a ver, precisamente, com a improbabilidade de contar, este ano, com tão valorosa ajuda e substituto ao seu nível (disponibilidade incluída), sem desprimor dos elementos que previa estarem presentes no passado domingo, e que tiveram contributo fundamental para a concretização desse objectivo.
À partida de Loures, dois factores influenciariam o desenrolar da contenda: um positivo, o outro negativo. O positivo: o pelotão ser numeroso; o negativo: o vento forte que fez sentir a sua oposição logo na subida para Guerreiros.
Partilhei o esforço com o Freitas na condução do grande grupo, a uma velocidade que teve de ser... moderada. Por isso, não surpreendeu que à passagem pelo ponto alto registássemos mais 2m15s (16m29s) que o tempo realizado, nesse mesmo local, em 2008.
A mesma resistência do vento prolongou-se a caminho de Santa Eulália, embora não coibisse alguns destemidos de se destacarem do pelotão – casos do Pintainho e do Capitão, o primeiro por ser raro; o segundo por estar em terreno adverso. No alto (1º ponto de neutralização), ainda assim, registava apenas mais 32 s que no ano passado. Mas a diferença total roçava já os 3 minutos. Todavia, ainda era muito cedo, e só mesmo o vento diminuía o meu optimismo.
À saída de Negrais surge o primeiro Contributo Determinante (ou CD, para abreviar): da parte do André, que surpreende na frente do pelotão, levando-o à média de 36 km/h até perto do Lourel. O grupo teve de se enfileirar para se manter unido, num trabalho em prol do colectivo que se elogia, principalmente por alguém que não tem esse hábito.
Alguns poderão considerar que foi demasiado intenso face às dificuldades que o percurso apresentava, mas contraponho: em terreno plano (que era o caso) os «menos fortes» devem aproveitar o empenho máximo dos «mais poderosos», já que aí o desgaste (nas rodas) é mais ténue. Por isso, devem aqueles também corresponder ao esforço dos seus companheiros e empenharem-se em não abrir espaços entre bicicletas que, então sim, provocam esforço acentuado na recolagem – como amiúde sucedeu na segunda metade do pelotão, onde me encontrava.
Graças ao fortíssimo CD do «puto», retirou-se 2m20s ao tempo no sector (Sta. Eulália-Lourel), baixando para menos de 2 minutos a desvantagem acumulada.
Nota: perto de Lourel integraram-se alguns elementos do grupo Passarinhos de Tires (Oeiras). Um deles, em especial, deixou bom cartel, simpático e bom praticante, conhecido entre os seus por Mata-a-Velha. Veio recomendado pelo Xico Aniceto e manifestou o desejo de voltar. Será bem recebido!
Em Lourel, o final do relevo acessível e a entrada nas vertentes da Serra de Sintra – com a subida para S. Pedro – impunham que me fizesse à vida em prol do meu objectivo, que metesse andamento vivo desde o início da ascensão. Fi-lo, mas sabia, de antemão, que teria companhia e previsivelmente ajuda! Um dos possíveis auxiliares, o Freitas, pareceu estar a par das minhas intenções («o» objectivo ou simplesmente de atacar a fundo a subida) e anunciou que ficaria atrás na ajuda ao Grande Abel.
Imprimi ritmo forte mas estive à frente menos tempo do que previa. O André substitui-me ainda antes da rotunda de empedrado (Sintra) e lá se manteve até ao alto de S. Pedro. Fez uma excelente subida, em progressão, terminando a 30 km/h antes de lançar (ainda) a aceleração final acima dos 35 km/h, sem resposta! Custou manter-me na sua roda, e o mesmo deve ter sucedido ao estreante Mata-a-Velha – que recém-chegado, não esperou muito para mostrar serviço, acompanhando os lideres.
Resultado: menos 50s (7m30s) que o tempo de 2008 naquela subida, onde mesmo assim, no final, tive de deixar abrir algumas dezenas de metros para o Renato e o Freitas. A diferença decisiva, este ano, foi de a subida ter sido «atacada» desde o início. O «crono» total (1h05m) passava a estar a distância inferior a 1 minuto!
Tempo de reagrupar e transitar rapidamente para a íngreme Lagoa Azul. Nessa transição o Freitas questiona-me sobre o meu estado físico, pretendendo lançar-me na primeira parte da subida. Disse-lhe, ainda sem saber se estava a pensar no «meu» objectivo ou em apenas ajudar-me a fazer uma boa subida, para não entrar à morte, que metesse passo rijo enquanto pudesse.
Ele correspondeu. Mas teve de zelar por mim ainda antes da subida, porque o André acelerou na descida que a antecede para eventualmente surpreender... Manobra que lhe é habitual e que, de certo modo, resultou. O Freitas não lhe perdeu a roda (contando que eu não perdesse a sua...) mas a má colocação e uma trajectória mal calculada do João do Brinco em curva fez-me distanciar alguns metros.
Mal reparou no meu atraso, o Freitas manifestou a sua frustração, que não inviabilizou o trabalho a que se propôs, pois o André, ao contrário do que se suporia, não aproveitou a vantagem, passando, tal como eu, para a retaguarda do «lançador». Este fez bom trabalho sem hipotecar demasiadas energias para o (muito) que restava percorrer, deixando-nos por nossa conta ainda nos primeiros 500 metros da complicada subida (num total de 2 km a 8,2%).
Fiquei na dianteira, sabendo do André atrás de mim. Mantive-me em regime submáximo, sempre na expectativa que ele iria acelerar a qualquer momento. Pensei sempre que fosse bem cedo, mas à medida que se subia cada vez mais, ouvindo a sua respiração ofegante, senti-me mais resguardado. Mas não tanto. Ele atacou nos últimos 200 metros, ganhando cerca de uma dezena até ao alto. O Mata-a-Velha voltou a chegar logo a seguir, mas já a cerca de 30 segundos.
Nota: em conversa posterior, o Mata-a-Velha justificou o atraso com uma abordagem mal calculada à subida, por não ter agarrado logo a minha roda, dizendo saber que eu subiria a ritmo mais constante, mais «amigável», e por não ter acreditado que o André ficasse lá por tanto tempo, sendo mais rápido e explosivo... ou simplesmente porque sobe melhor que eu. Como sabia, não nos conhecendo? Seria leitor assíduo do blog? Dicas do Xico? Questionei-o. Reconheceu que era leitor deste espaço, sim, mas garantiu que tirou os azimutes aó pela subida de S. Pedro, e que era dote da sua experiência. Surpreendeu-me!
Mais importante que as incidências foi o óptimo tempo realizado na Lagoa Azul: 6m35s (média de 18 km/h, a 183 bpm com máximo a 188); o meu recorde, retirando 13s ao anterior, realizado em 2008, atrás do Renato mas distanciado deste logo no início da subida. Pela primeira vez na volta, o tempo total era inferior: 1 minuto (1h22m).
Próxima etapa: a subida para o Cabo da Roca. Após a neutralização (na Malveira), respeitada por muito poucos, arranquei em direcção ao alto da Azóia integrado no grupo da retaguarda, com Freitas, Nuno Garcia, Rocha, Abel e o Vítor Correia e seus companheiros, que encontrámos na Malveira. O vento forte, habitual, estragava desde logo as contas. No pequeno grupo, com a presença do Grande Abel, o andamento foi necessariamente moderado. Nos primeiros metros admito que tive a tentação de aventurar-me em solitário, mas o Freitas demoveu-me, insistindo na protecção ao Abel. Agradeço-lhe, porque, como me apercebi durante a subida, em nada ganharia com a iniciativa. Não só pelo desgaste, como pela escassa vantagem que obteria, pois o andamento imposto em parceria entre Freitas e o Rocha foi mais conveniente. Por isso, classifico-o com a sigla CD!
Mas não se esgotou com a chegada ao cruzamento do Cabo da Roca, onde chegámos com mais 2 minutos que 2008. Prolongou-se, sob a batuta do Freitas, na descida para Colares e, sublinho, foi extraordinário na ligação a Galamares, onde se inicia a subida para Sintra (Várzea). Não, por ter sido andamento muito forte (30 km/h), a recuperar tempo perdido (apesar de o ter feito em 2 minutos), mas principalmente por se revelar muitíssimo adequado à condução de um grupo numa fase avançada de uma tirada montanhosa e ainda com «muita coisa» para percorrer. À entrada da subida, o autor deste desempenho «a pró» voltou a permanecer (e bem) com o Abel.
Logo, eu entraria de novo ao serviço, agora sem a presença do André e do Mata-a-Velha. Na minha roda, apenas o ZT (alcançámo-lo entretanto, levantando a questão, uma vez mais, sobre as vantagens de se sair das neutralizações «a solo»...) e o Nuno Garcia. Meti andamento forte desde o início e senti-os atrás durante larga fase da ascensão, apenas cedendo já dentro dos últimos dois quilómetros. Bom. Passei por vários elementos em posição intermédia, e ainda alcancei, muito perto do final, o grupo do Mata-a-Velha.
Fiquei surpreendido com o registo (7m08s, 26,5 km/h, 181 bpm), exactamente igual ao realizado em 2008, subindo quase sempre na roda do Renato, a «tope» e arrancando em solitário nos últimos 500 metros. O ZT chegou com o Garcia a escassos metros, neste sendo notória a progressão de forma.
No regresso a Loures, revelou-se o cansaço, bem evidente na escassa iniciativa, no derradeiro grupo que saiu de Sintra (mais uma vez, o respeito pela neutralização não foi unânime) em direcção a Loures. Por isso, tive (!!) de assumir a responsabilidade, sob pena de «matar» o objectivo... na «praia». Sem ajuda e sem forçar, na ligação a Pêro Pinheiro perdi sem surpresa cerca de 2m30s (29 km/h). E no mesmo registo, mais alguns segundos até Negrais, mesmo que os tivesse recuperado até Santa Eulália. À custa de ter ido a fundo desde o topo do campo de futebol e com direito a lançamento do sprint final, disputado, palmo a palmo, entre o Freitas e o André.
No reagrupamento (este sim, integralmente respeitado) em Sta. Eulália eram três os minutos que me separavam do tempo realizado em 2008. Missão espinhosa apenas nos quilómetros que faltavam, a maioria a descer.
Mas voltou a haver CD. Agora, novamente o André, que acelerou um pequeno grupo que se distanciou ligeiramente no final da descida do Bocal, e «obrigou» à perseguição, consumada apenas em Ponte de Lousa. O ritmo abrandou um pouco (sem sprint) no topo de Guerreiros, voltando a avivar-se na descida final para Loures e que não pude deixar amolecer até às bombas da BP – aqui, chegando somente com o João do Brinco, no encalço do Capitão. Todos os outros tinham ficado para trás ou mudado de direcção.
Olhadela ao cronómetro e... objectivo atingido! Com quase 4 minutos ganhos nesse derradeiro sector (42 km/h e alguns embaraços causados pelo trânsito em Pinheiro de Loures), estabeleci em 2h57m45 (30,1 km/h), o novo melhor tempo. Para tentar bater em 2010!

NOTA IMPORTANTE
O calendário das voltas foi alterado com o pressuposto de reduzir a dificuldades (do relevo) dos percursos, no seguimento de um ano especialmente preenchido e exigente, antecipando a chamada época do defeso. O novo quadro estará afixado na loja Pina Bike.
O final da temporada será marcado pela última volta com grau de dificuldade mais elevado (mesmo sem subidas duras...), a realizar no dia 11 de Outubro (domingo). O trajecto será apresentado com detalhe, mas divulga-se em antecipação: partirá de Loures em direcção a Torres, pelo Sobral, Dois Porto e Runa; segue para Sarge (o mesmo caminho da Ereira, realizado há uma semana) mas continua em frente para Maxial, Aldeia Grande até ao Vilar (passando a conhecida rotunda do Rodeio, de acesso a Vila Verde dos Francos). Do Vilar, sempre em frente para o traçado da volta de Montejunto para Pragança (mas sem cortar para a subida), seguindo para o Cercal e depois para a Espinheira, Ota, Alenquer, Vila Franca, Alverca e regresso a Loures (distância: 133 km).
Entretanto, na próxima semana, a volta será a rolar para o Infantado, no sentido inverso ao habitual. Ou seja, do Porto Alto, à direita para a longa recta do Campo de Tiro de Alcochete (N118), e esquerda para o Infantado (N119) . E no fim-de-semana seguinte (dia 4), será a Ota, em versão mais longa (125 km), com início por Frielas/Sacavém. Em breve, a descrição das próximas duas voltas e a de dia 11.

6 comentários:

Anónimo disse...

O Mata-a-Velha (para mim continua a ser o Victor), é uma velho amigo destas andanças. Grandes batalhas travámos durante dois anos na subida da Covilhã. Deixo aqui realçado que o homem "subia para caraças" (espero que assim continue), apenas a Serra da Estrela o derrotava (mas derrotava mesmo). Quando o voltarem a encontrar, mandei-lhe um abraço meu.

Miguelm

e outro bem grande para os Pinabike

Ricardo Costa disse...

Os Duros do Pedal (de Massamá) convidaram-nos a alinhar com eles na volta que darão no próximo domingo com ida e volta ao Cartaxo, juntando-nos à passagem por Loures (eles passam cerca das 8h15). No meu caso, será impossível porque terei de estar em Camarate às 8h00 para votar logo na abertura das mesas, a tempo de chegar a Loures a tempo de arrancar para a volta (8h30). Faço por ter compromissos familiares desde o meio da manhã, que, de resto, me impossibilitarão também de realizar na totalidade a nossa volta (Infantado).
Todavia, pode calhar encontramo-nos no caminho (os dois grupos), como já sucedeu por duas ocasiões nos últimos tempos, e finalmente conhecermo-nos.
Mas, malta, aviso-vos já, os tipos são menos Duros. Estão acabadinhos de fazer 180 km (Peniche) e levaram com eles nada menos que o Tiago Machado (Madeinox-Boavista, campeão nacional de contra-relógio), que, segundo as crónicas, puxou quase todo o caminho. Isso é que foi esmifrar o «pro»! Mas há quem diga que foi o contrário...

Abraço, especialmente ao camarada Tó Monteiro (o desafio da ciclomaratona conjunta é para valer!)

Anónimo disse...

Boas Ricardo,

Felicito-te por mais uma excelente crónica das voltas domingueiras. Quero aproveitar a oportunidade para complementar a tua análise e ao mesmo tempo fazer justiça a um "camarada de estrada" que por diversas vezes tem tomado a iniciativa e colocar-se à frente do grupo. No alto de Stª Eulália, no percurso de ida, quem passaou na frente foi o Vítor Fialho (bike specialized), mas conhecido no pelotão por "pirilo". Que a merecida justiça, e o devido mérito, lhe seja feito.

Alex (bike KTM)

marinaebrunaartes disse...

Gostei de partilhar convosco essa vossa jornada e vi que tem espirito de quem gosta de "matar o bichinho".
Um abraço e até breve...


Vitor Duarte(mata-a-velha)

Luis Martinho (Pássaros de Tires) disse...

É verdade, eu posso testemunhar que vi grandes batalhas entre os meus amigos Mata e Miguel pela Serra da Estrela acima. Também nos meus principios de começar a andar de bike, sofri muito na roda do Miguel, nomeadamente de Colares até ás Queijadas do Preto. Depois apareceu o Mata e ando a levar com ele até aos dias de hoje, graças a Deus. Um Abraço para ti Miguel e aparece por cá.

Ricardo Costa disse...

Caro Alex, muito oportuna ressalva! De qualquer modo, não tem sido «esquecimento» ou omissão que não faço (ou pouco) referência ao camarada da Specialized. Mas precisamente porque não lhe conhecia o nome (péssima desculpa), já que em anteriores crónicas cheguei a chamar-lhe «companheiro da Specialized» ou «um outro elemento...», que além de não ser simpático, muito menos se justifica, sendo ele (o Vítor... Pirilo) um «habitué» no nosso grupo. Estando, creio, muito bem integrado.
O Vítor Pirilo passou, de facto, à frente em Sta. Eulália e amiúde tem trabalhado à frente do pelotão, tendo sido, aliás, protagonista de um episódio curioso, na entrada da subida da Lagoa Azul, que não descrevi na crónica porque não sabia o seu nome e queria evitar a outra nomenclatura. Teve de fazer quase toda a primeira rampa da subida (dura...) em pedaleira grande, porque a mudança não passava. Perante a teimosia da mecânica, contorcido sobre o guiador a tentar manter os pedais em movimento, chegou a desabafar: «Quero lá saber, vou até lá acima assim!»
Felizmente, pouco depois a corrente passou para o prato pequeno e ele não teve de (tentar) fazer o impossível! Ou quase...

Abraço