quinta-feira, setembro 03, 2009

Perfil da Torre



Eis o perfil altimétrico da subida da Torre, a partir da Covilhã. Através da sua análise, conclui-se sobre a dificuldade dos primeiros 10 km (!!!!), sendo que os primeiros 6 são especialmente duros! Segue-se 5 km em que a inclinação média baixa progressivamente, para mais confortáveis 6-5-4%, chegando mesmo a descida (após o cruzamento de Piornos). Para logo se atacar constantes médias de 7-8%, durante 5 km, com passagens a 10%, no troço do túnel. Os últimos 1,5 km são mais suaves, e já se fazem também com a motivação suplementar de ter o final quase à vista...

No total são 21,5 km, com inclinação média de 6,4 km (e com uma descida de 1 km...). Montanha de Categoria Especial! Suprimindo a referida descida, diria que esta subida da Torre, pela Covilhã, nada deveria ao colossal Mont Ventoux. Digo-o por experiência própria...

3 comentários:

Filipe Nunes disse...

Boas, Ricardo domingo também vou fazer a subida da Serra por estrada pela 1ª vez, no entanto dado o meu momento de forma provavelmente irei ser o ultimo ou dos últimos a chegar á Torre. O que queria saber é se existe algum ponto para juntar o grupo após a chegada á Torre.
Filipe

Ricardo Costa disse...

Oi Filipe! Grande estreia, no domingo. Vais adorar. Realizar a subida à Torre é, por si só, um enorme desafio físico e anímico.
Quanto à tua questão, bem oportuna diga-se, creio que se as condições climatéricas estiverem favoráveis no alto (o que está previsto, segundo a meteorologia, mas como se sabe, a serra é imprevisível...), deverá aguardar-se aí (na Torre, onde há restaurante e WC, para as eventualidades) até que todos os participantes tenham cumprido a subida. Todavia, caso contrário, (se as condições do tempo forem adversas) é recomendável descer imediatamente (agasalhados, de preferência) e reúne então na Covilhã, na Praça do Município (final da descida). Antes de fazer a ligação de regresso ao Fundão.

Abraço

Duarte disse...

tenho muit pena de nao ter ido...mas ficará para uma proxima vez...bons treinos.