quinta-feira, setembro 17, 2009

Domingo: Sintra, Lagoa Azul

No próximo domingo teremos uma volta muito tradicional: Sintra, por Lagoa Azul. Se as condições meteorológicas ajudarem, já que são sempre incertas na serra, estarão reunidos todos os argumentos para mais uma interessante jornada de ciclismo, como são pródigas as incursões pela região sintrense.
O percurso, já se sabe, é acidentado desde a saída de Loures. A subida de Guerreiros «entra» de imediato e força o aquecimento, encadeando com a de Sta. Eulália, de Bocal. Mas não só, antes do principal obstáculo da tirada, Lagoa Azul (2 km a 8%) e do Lourel com passagem por Sintra (pela via pedonal e por isso com a devida precaução!) até S. Pedro.
Depois da Lagoa Azul (onde, devido à dificuldade da subida, inevitavelmente as diferenças de andamento serão mais acentuadas), desce-se para a Malveira da Serra e volta a subir-se para o Cabo da Roca (cruzamento). Em seguida, para não variar, desce-se (e bem!) do Pé da Serra para Colares, e desde Galamares, de novo a subir (Várzea) para Sintra. O regresso a Loures, muito mais suave que este sobe e desce, faz-se pelo trajecto inverso ao de ida.

Pontos de neutralização para reagrupamento
Sta. Eulália (cruzamento do chafariz, após subida do Bocal)
S. Pedro de Sintra (rotunda do Café do Preto)
Cruzamento do Cabo da RocaSintra (rotunda do empedrado)
Sta. Eulália (cruzamento do chafariz)

Notas de percurso:
Ao contrário de outros anos, não está prevista neutralização na Malveira da Serra, após a subida da Lagoa Azul. Por dois motivos:
Primeiro: são muito raros os ciclistas que a respeitam (normalmente, a maioria dos que se atrasam passa directo para a subida para o Cabo da Roca).
Segundo: tem como objectivo aumentar o interesse do encadeamento Lagoa Azul/Malveira/Cabo da Roca (então, sim, com paragem programada).
Pede-se, também, que a neutralização no cruzamento do Cabo da Roca seja escrupulosa respeitada, que habitualmente não sucede, levando a que a partir desde ponto só volte a haver pelotão... à saída de Sintra.
ATENÇÃO redobrada nas descidas da Lagoa Azul (para a Malveira) e do Pé da Serra (para Colares): são muito técnicas e, no caso da segunda, acresce o facto de ter muito trânsito.

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia a todos,

vejam está demais qualquer dia temos de fazer uma destas aos nossos campeões.

http://www.youtube.com/watch?v=wOur8qXvpnk&feature=player_embedded

Abraços e bons treinos
Morales

miguel disse...

o pai do miudo q foi andar com voces ate ao miguel da ota(carlao dapovoa,freitas ,ricardo,gazela,jorge e outros mais)agradece desde ja o vosso empenho na motivaçao que lhe deram .e o meu muito obrigado.
miguel rodrigues

gazela disse...

Miguel Rodrigues
Em meu nome e em nome da Carlos da povoa,foi um prazer pedalar na companhia do pequeno Marcio.
Um abraço
Gazela

Gazela disse...

Miguel Rodrigues

Em meu nome e do Carlos da Povóa, foi um prazer pedalar na companhia do pequeno Marcio
Um abraço
Gazela