quarta-feira, maio 05, 2010

Domingo: Volta... Especial


A Volta do próximo domingo, devido às razões de existir, pode ser denominada de... Especial. Porque vem substituir – pretende-se à altura – uma das Clássicas mais prestigiadas do nosso calendário: Fátima. Motivo: a visita papal, com todos os transtornos (de trânsito automóvel e de peregrinos) que se prevêem...
A Volta, então, o que tem de... especial? Nada, a não ser as características e a distância que a tornam exigente. São cerca de 140 km em terreno «para todos os gostos», ainda que menos para trepadores.
Esclareça-se, desde já, que NÃO TEM ESTATUTO DE CLÁSSICA.
Isto é, deve respeitar eventuais neutralizações para reagrupamento ou contemporizações por motivos que se justifique. De qualquer modo, não é demais alertar para o grau de dificuldade do percurso, recomendando-se a correcta adequação do esforço.
Além disso, também pela distância do traçado, a hora de PARTIDA DE LOURES (bombas da BP) será antecipada para as 8h00.

Para ver o percurso, clicar aqui.

9 comentários:

Pedro Fernandes disse...

Pedro Fernandes (directamente da Guiné-Bissau)

Antes de mais, parabéns a todos pela participação maciça

Pois é a formação de pequenos grupos com andamentos diferentes é salutar tanto na vertente desportiva como da segurança na estrada.

Por aqui terra de extrema pobreza no limiar da sobrevivência vive-se um dia de cada vez ao ritmo do ar!...

Estamos com temperaturas de 40º e índices de humilde elevadíssimos.

Bicicleta por estas latitudes só estática, no entanto existe alguma aderência ao spinning nas senhoras, mas claro, nos que têm acesso aos poucos ginásios com ar condicionado, porque de contrário mexe-se um braço e corre suor por todo o corpo (noite 28º).

Tive uma “aventura” no Sporting Clube de Bissau, ao frequentar este ginásio local, com um ambiente do tipo clube de pugilistas do subúrbio de Nova York (só visto em filme, ehh), no entanto o relacionamento entre pessoas é bom.

Continuação de bons passeios nesse pais lindíssimo (Portugal) e com uma temperatura maravilhosa porque a vida noutras latitudes do planeta é bem agreste e bem sofrida.

Pedro Fernandes (Carregado)

Anónimo disse...

domingo ca estamos...

NGarcia disse...

Só para deixar aqui convite ao pessoal aqui do blog e PinaBike.

Volta de estrada 260km Beja-Monte Gordo(Algarve) - Beja

Podem ver mais aqui :
http://www.forumbtt.net/showthread.php/21891-Beja-monte-gordo-beja-12-junho-2010


Será que se consegue fazer um grupo rápido para esta jornada?

Força nos cranks e até breve

Ricardo Costa disse...

Pela 3º vez se ira realizar o passeio de cicloturismo BEJA-MONTE GORDO-BEJA. Haverá 2 distâncias 120km (só ida) e para os mais valentes 260km (ida e volta).
o percurso dos 260 km será algo duro com cerca de 2700 mts de altimetria, pelo que será aconselhavel apenas para os mais bem preparados fisicamente.
Não há pagamentos de inscrição e poderão ser acompanhados pelos familiares ou amigos, mas se preferirem poderão esperar na excelente praia de MONTE GORDO.
o objectivo deste passeio é passar um dia divertido e agradável. À chegada a monte gordo havera uma reunião para quem quiser ir almoçar juntos e ouvir as histórias (e algumas mentirinhas)
Reunimo-nos no dia 12 Junho pelas 7horas em beja frente a pisçina municipal, a partida sera as 7h30
para mais alguma informaçao o mail é L.ARGUIN@HOTMAIL.COM ou 918314939

NUNO LARGUINHO

Ricardo Costa disse...

Bom dia Ricardo

Daqui Mário Santos

Estive ausente nas ultimas semanas por andar a fazer treino especifico para uma prova a duas semanas, agora já recuperado volto a entrar no ritmo, ou pelo menos tentar...

Quando á volta da domingo, além de muito grande, a minha duvida é o terreno misto, é muito complicado?

abraço

Ricardo Costa disse...

ola...

desde ja peço desculpa por este e-mail e espero nao criar problemas
com a minha resposta pois pensei varias vezes se deveria responder ou
nao....

o assunto que me leva a escrever e o caso do carro de apoio...

sinceramente nao entendo qual e o "stress" de se ir de carro de apoio
ou levar carro de apoio....
desta vez a sensacao que tenho e que carros de apoio nao sao bem vindos....
prefiro pensar que no fundo não passa de uma sensacao so minha…

sera que e porque e um autocarro grande e a adesao nao esta a ser a
que pensavam? pois isso acontece a muito boa gente e penso que se nao
houver gente suficiente o truque sera expor as coisas com tempo e
horas, colocando datas para se cumprirem e se possivel substituir por
um autocarro mais pequeno, no caso dos lugares não estarem todos
preenchidos....

no meu caso especifico faco de carro de apoio muitas vezes pois e algo
que gosto e desta vez nao e excepcao...

o ano passado depois da chegada do troia-sagres primaveril eu tomei
por certo nao o voltar a fazer com voces a pedalar pois infelizmente
nao tenho pedalada para isso...
alem disso na xegada a sagres axei que as caras de quem estava a
espera a horas nao eram de todo agradaveis mas isso ja sao aguas
passadas...
na viagem tambem nao gostei nada e ai mesmo nada o ter que vir
"alerta" com o comportamento do motorista...
quando tenho um carro onde me posso sentir segura a viajar nao tenho
necessidade de vir assustada....
em relacao as despesas tanto temos levando o carro como indo de
autocarro...afinal somos dois a pagar....e o autocarro nao e gratuito
como e mais que obvio....

nao pensem que com isto estou a "cuspir no prato que comi"...nao e nada disso...
apenas estou a tentar que entendam o meu ponto de vista depois de ler
que ao levarmos o carro de apoio temos despesas e estamos nos proprios
sujeitos a um acidente....
e normal...so nao gasta ou nao corre riscos quem nao sai de casa....

em relacao as normas de transito penso que não preciso de ser
ensinada…nao costumo empatar o transito...mesmo quando sigo atras do
pessoal que vai a pedalar tenho nocao de como esta o transito atras de
mim e quando vejo que posso estar a criar alguma situacao de
congestionamento encosto e deixo passar...

já segui como carro de apoio muitas vezes…com os duros do pedal nem
tantas assim…foi no lisboa-fatima e no loures-santarem-loures mas mais
uma vez digo que penso nao necessitar de ser ensinada e como eu mais
pessoas pois ainda agora no porto-lisboa eramos inicialmente 3 carros
de apoio e depois cerca de 6 e ninguem empatou o transito...

como em tudo na vida temos que ter civismo e nao prejudicar ninguem...

espero mais uma vez que entendam o meu ponto de vista….e que ninguém
leve esta minha opinião e este meu desabafo como um ataque pessoal…

com esta opiniao por mim encerro o assunto dos carros de apoio...
vou levar o carro para trazer o tdi e se alguem precisar de ajuda pelo
caminho eu estou la...

ate dia 30...

jinhos
turtle

Ricardo Costa disse...

O Monte-Gordo-Beja-Montegordo seria muitíssimo bom... se não houvesse o Quebrantahuesos na semana seguinte, ou não é, Garcia?

Parece-me esforço demasiado com tão poucos dias de descanso. É uma pena, pois o percurso é espectacular. Aliás, só ir a Mértola e vir (150 km) já era excelente...
Mas, não concordas com o meu ponto de vista?

Unknown disse...

Oi Ricardo,

Parece-me que há um outro Nuno Garcia a desafiar para o Monte-Gordo-Beja-Montegordo. Claro que a uma semana do Quebra é só umas series para abrir a "caixa" como diz o nosso amigo PP :) e rolar com o peso dos sapatos.

Em relação ao Troia-Sagres, como falámos no fds, estou ON. Entretanto tento falar contigo para acertarmos, porque estou interessado na modalidade via bus.

Abç,

Nuno Garcia (o verdadeiro)

Ricardo Costa disse...

Oi Garcia. Desculpa o lapso... O outro Nuno deverá ser mesmo o Nuno Larguinho que assina o comentário com o convite.

Já em relação ao Tróia, estaremos lá...

Diz coisas

Abraço