quarta-feira, agosto 04, 2010

Domingo: Santana da Carnota

No próximo domingo, a volta é a de Santana da Carnota. O percurso, de 100 km, tem características similares ao da Carvoeira (Sra. do Ó), que foi «corrido» no passado fim-de-semana. Tal como este, é de sobe-e-desce, com algumas ascensões para «lidar»: A-do-Barriga (de Alverca por A-dos-Melros); Santana da Carnota, Forte do Alqueidão (da Seramena) e Casais da Serra (da Tesoureira). Ainda assim, também há terreno para rolar: de Loures a Alverca; de Alhandra para Cadafais (Carregado), e nas longas descidas de S. João dos Montes (para Alhandra), Forte do Alqueidão (para cruzamento Tesoureira) e de Casais da Serra para Bucelas.

Algumas dicas úteis:
Alerta-se para o facto que, no alto da A-do-Barriga, o percurso seguir para Alhandra (à direita) e não para Arruda (à esquerda), como poderá induzir em erro, em virtude de ser o caminho mais curto e lógico. De resto, já houve ocasiões em que o pelotão, após se fragmentar na subida desde Alverca, escolheu caminhos opostos e provocou desencontros irremediáveis. A sugestão, para evitar lapsos (porque há sempre alguém que não sabe o traçado...), é cumprir uma neutralização no alto.
Outro local onde poderá haver enganos é na ligação à Tesoureira, a partir da descida do Sobral, no cruzamento à direita pouco depois da Quinta do Paço. O que por vezes sucede, é que com o ímpeto e a velocidade da descida (e já alguma vontade, naquela fase avançada da tirada, de chegar a casa...), passa-se o local directamente para Bucelas.