quinta-feira, setembro 23, 2010

Domingo: Enxara do Bispo... e S. Romão

No próximo domingo, dia 26, a volta é daquelas que parecem carrosséis, em sobe e desce constante. Pode chamar-se Enxara do Bispo, porque passa por esta localidade numa fase intermédia do percurso, mas deve compor-se com S. Romão, nome da subida que termina junto a este santuário, em Trancoso, na fase nuclear do traçado, já perto do seu final.
Por ser um dos trajectos que se iniciam por Pinheiro de Loures, a caminho de Guerreiros, Lousa e Venda do Pinheiro, sobe praticamente desde o arranque. Após, isso, a montanha russa não pára mais.
Em minha opinião, é uma volta estimulante, no seguimento das últimas, de A-dos-Loucos e Montejunto, por Pragança, que, por juntar desnível acumulado significativo (cerca de 1600 metros, semelhante ao de Montejunto, da semana passada!) e 100 km de distância, adquire grau de exigência elevado. Arrisco dizer que não fica atrás da dificuldade das duas referidas voltas, talvez até mais se se considerar a ascensão final para S. Romão, a culminar uma ligação complicada e extensa, em subida, desde Arruda dos Vinhos.Até lá, para trás terão ficado pontos quentes como Guerreiros, Venda do Pinheiro (Freixeira), Enxara dos Cavaleiros, Sapataria, Tesoureira e o Forte de Alqueidão (desde a Quinta do Paço). Não são subidas muito selectivas para trepadores natos, mas para quem tiver pernas fortes e, na ocasião... boas. E há longas descidas, como a de Vila Franca do Rosário, Sobral para Arruda e de Lameiro da Anta para Bucelas (Santiago dos Velhos). Para respirar, quem sabe?

Sem comentários: