sexta-feira, outubro 14, 2011

Clássica Pina Bike: o percurso!

A Clássica Pina Bike, que se realiza no próximo dia 23 (domingo), pretende ser uma referência do elevado nível que atingiram as lides velocipédicas puramente amadoras e não-federadas da nossa região. Mais que o estimulante percurso, a jornada que encerrá a temporada de Clássicas do calendário Pina Bike de 2011 terá como objectivo primordial congregar, em saudável convivência, participantes oriundos das mais diversas, grupos e equipas ou «individuais» que têm contribuído para dinamizar o ciclismo nos últimos tempos na nossa região – e cuja extraordinária evolução este evento pretende homenagear.
Por esse motivo, o trajecto da Clássica Pina Bike foi tido em especial conta (refira-se que será diferente todos os anos), integrando longa fase inicial em terreno plano, entre Loures e Alenquer (35 km), em que se pretende que o andamento seja adequado a preservar a coesão do pelotão durante o mais tempo possível, sem nervosismo e tensão que os ritmos elevados (mesmo a rolar) e os esticões sempre proporcionam. Refira-se que esta «ideia» partiu do camarada Tó Monteiros e dos seus Duros e foi muito bem recebida no seio do nosso grupo.
Como tal, conter o ímpeto da «alcateia» até Alenquer parece pretensão legítima e fácil de concretizar, sem prejuízo para o interesse e a filosofia própria das Clássicas. E partir de Alenquer, então, abrir-se-á a estrada ao ritmo livre.
O percurso segue em direcção à Merceana, em terreno ondulado, mas não se «chega» lá. Cortamos à direita no cruzamento de Olhalvo (45,5 km) e continuamos em topos cada vez mais prolongados para Atalaia (49,5 km) e Vila Verde dos Francos (55 km).
Após esta vila, passando ao lado da entrada para a subida de Montejunto, desce-se para Rodeio (rotunda, 57,6 km), voltando à esquerda para o Maxial (64 km), seguindo-se para o alto do Sarge (70,3 km) até Torres Vedras (73 km) à rotunda da A8, onde se gira à esquerda em direcção à EN9 (Ordasqueira).
Pouco depois desta localidade, sai-se da EN9 à esquerda para Matacães (atenção, cruzamento antes de lomba, com pouca visibilidade!), onde começa a fase nuclear desta Clássica, com inédita passagem pela Serra Alta (direcção Ribeira de Matacães) e o «muro» da Zurrigueira (81 km) atingindo-se o cume da famosa Ereira (84 km – a ligação vai confluir no interior desta localidade, junto às bombas de combustível, onde se vira à direita para a tradicional rampa final do trajecto habitual desta subida).
Depois, desce-se por Casais Brancos (atenção ao empedrado e curva perigosa no interior) até voltar a encontrar a EN9, em Paiol, rumando à esquerda, no cruzamento (perigoso!) para a Merceana, onde se inicia a longa subida que nos levará ao Sobral (100 km).
Nota: esta fase do percurso poderá revelar-se fundamental para encarar, em boas condições, o que ainda restará. Um desgaste descontrolado poderá invalidar a sua boa conclusão: a subida tem cerca de 10 km, não é selectiva e leva ao êngodo, por permitir «encaixar» mesmo em rodas velozes, o que leva a níveis de intensidade contínuos e elevados.
À saída do Sobral, desce-se pela Cabeda (e não directamente por Feliteira, para evitar mais um cruzamento sem visibilidade no final desta descida) até à N374, em direcção a Sapataria, Póvoa da Galega e Vale de S. Gião, aqui se iniciando a derradeira subida, para o Cabeço de Montachique (Alto do Andrade) - o grande final e local de neutralização (120 km).
Restará, então, descer para Loures e concluir a Clássica (128 km).
Refira-se que, em várias fases do percurso, há possibilidade de seguir por atalhos que encurtam a distância. Mais uma vez se recomenda que, cada participante, decida a abordagem à Clássica em conformidade com as suas condições físicas, apelando à consciência que todos (principalmente os que poderão desconhecer os «cenários» por onde iremos passar) deverão ter em relação à exigência do traçado/distância, que, sem o «factor» andamento, é perfeitamente acessível a um nível de condição física médio, desde que se adapte devidamente o esforço às capacidade próprias.
A hora de partida é às 8h00, e o local, o posto de abastecimento da BP, em Loures. A chegada, após a neutralização no alto do Cabeço de Montachique, será neste mesmo local.

11 comentários:

Ricardo Costa disse...

No próximo domingo realiza-se a anual concentração Livramento-Óbidos-Livramento (9h00), organizado pelo camarada Paulo Pais. Em nome da amizade pelo PP não poderia deixar de marcar presença, mas devido a compromissos horários anteciparei o regresso, na circunstância aproveitando a proximidade do troço de Matacães (da Clássica Pina Bike) para fazer o «reconhecimento» ao muro da Zurrigueira. Quem estiver interessado, será companhia bem-vinda.

Anónimo disse...

Super-escalador

Boa volta para demonstrar todas as minhas capacidades trepadoras e como não conheço o muro da Zurrigueira em principio vou-te acompanhar no reconhecimento de domingo para ver se me mantenho pelo 39x23 ou se tenho que por uma cassete mais suave.

Cumprimentos a todos e até domingo

Super-escalador

pedro amadora disse...

Olá

No próximo domingo não posso estar pois vou correr a corrida Sporting (10km) mas dia 23 não falto. Excelente volta em perspectiva e esperemos que com boa moldura humana, espirito de equipa e fairplay no cumprimento das indicações fornecidas.

Abraço a todos

DUROS DO PEDAL disse...

Parabéns pelo percurso.
Se não chover contem com os DUROS.
Abraço.
TO MONTEIRO

Descarregador de "super escaladores" disse...

@superescalador
Desta vez não vou faltar, faço questão que passes o inverno com a recordação da imagem da minha escora traseira a afastar-se de ti sem piedade !!
Descansem bem que o ritmo vai ser infernal !!

Anónimo disse...

... e assim vai a vida...

os escaladores a apertar os raios, não vá o diabo tecê-las pq com toda a potência que querem impôr, temem alguma falta de rigidez.

Os Super-escaldores a tirar raios, não vá o diabo tecê-las e venham eventualmente a necessitar de uma ajudinha extra... claro, confiantes que já têm rigidez mais que suficiente. (Afinal de contas a Corima desenvolve rodas de 3 raios, e andam...! para que utilizar mais?)

O Descarregador de "SPE´s" a fazer buraquinhos no quadro de carbono - onde não se veja para não o acusarem, injustamente diga-se, de retirar 0,05 gramas por buraco - não vá o diabo tecê-las. Ainda considerou levar só dois raios por roda - e um suplente no bolso - mas os testes de resistência que anda a fazer às escondidas na variante de Vialonga às 02h00 têm sido inconclusivos e ... prefere não arriscar.
Dizem que tem tido dificuldade em afinar as rodas, vá-se lá saber porque.

Divirtam-se pessoal.

ass: anónimo


P.S. dizem que foi alguém que andou recentemente a dançar no alcatrão que escreveu o comentário.
também dizem que não.
Vá se lá saber.

Anónimo disse...

https://picasaweb.google.com/darioteixei/LivramentoObidosLivramento2011?authkey=Gv1sRgCMvbytOG0OrYnwE#5664063366837238594
video obidos livramento obidos

DUROS DO PEDAL disse...

Boas.
Este Domingo um nosso DURO chocou com um carro.
Cuidado com as descidas e cruzamentos onde por vezes arriscamos tudo em troca de ``taças vazias´´
Divirtam-se.
TO MONTEIRO

Anónimo disse...

Eu tb vou

DUROS DO PEDAL disse...

Boas.
Aconcelhava que se reabastecesse de agua na Merceana, pois tem jardim com casa de banho e agua potável.
PS cuidado com as descidas e cruzamentos.
Abraço
TO MONTEIRO

Descarrega Xuxas disse...

Mais uma voltinha dos afamados XUXA Rodas de Loures. LOL