domingo, outubro 30, 2011

Crónica de uma fuga à antiga

Uma fuga à antiga! Ora que bela maneira de começar o «defeso»! A escapada do André e do Pedro Fernandes foi o ponto alto da volta deste domingo, que marcou a entrada no denominado «defeso» da pré-temporada, animando-a!
De qualquer modo, não foi esta que marcou, para a maioria dos participantes, os momentos de maior intensidade desta volta com relevo acessível e cerca de 120 km, que teve como epicentro o Cartaxo. O meu registo cardíaco pelo Polar não mente: foram as fases que se seguiram à anulação da fuga (após Azambuja, no topo da EN3, após o cruzamento de Aveiras, a caminho de Cruz do Campo) e entre Alenquer e Vila Franca, no regresso, duas ocasiões em que se deu, de facto, corda a alguns excessos.
Todavia, foi, como referi, a fuga duradoura e corajosa do André e do Pedro (principalmente deste, porque o André a estas aventuras chamas-lhe um figo...), como há muito não se via nesta etapas planas. Nasceu, com bastante aportunidade,
nas imediações da Castanheira, manteve-se em linha de mira do pelotão durante grande parte da sua duração, raramente ultrapassando 400 a 500 metros de vantagem, por isso, quase sempre controlada pelo grande grupo, que, todavia, nunca pôde dar tréguas. A demonstrá-lo, a média até à sua anulação (durou cerca de 20 km), foi de expressivos 37 km/h.Por isso, a iniciativa teve inteiro mérito e merece rasgados elogios.Mérito, igualmente, para a coordenação do pelotão, que geriu muito bem os esforços, embora apenas uma minoria dos seus elementos tenha contribuído efectivamente para o trabalho de perseguição. A natureza do do percurso, com longas rectas descampadas, que permitiram manter os fugitivos à vista, facilitou sobremaneira a tarefa. O objectivo, creio, seria anular a fuga antes da paragem (prevista) no Cartaxo. Aos fugitivos, faltou apenas um pouco mais.
Mas, reconheça-se, até para o André seria extremanente difícil resistir à caçada final do pelotão quando entraram os topos (suaves) a seguir à Azambuja. Talvez, por isso, tenha sido o primeiro a abdicar – e assim deixou o prémio da combatividade para o Pedro, que bem o mereceu! Está bruto, o homem!
Nota indispensável ao trabalho do Ricardo Gonçalves (Ricky): pertenceu-lhe a fatia de leão na condução do pelotão, a demonstrar que está em óptimo momento de forma.

A volta para a próxima terça-feira (dia 1, feriado) é para Torres. Percurso seguinte. Partida das bombas da BP às 8h30.

Neutralizações para reagrupamento:
- Alto de A-do-Barriga
- Sobral (jardim)
- Torres (centro: paragem para cafezinho)
- Malveira (alto de Vila Franca do Rosário)

Sem comentários: