ATENÇÃO: MUITO IMPORTANTE!!!
Em virtude da realização, no próximo domingo de manhã, da Corrida das Lezírias, em Vila Franca de Xira, a circulação naquela cidade vai estar altamente condicionada, inclusive com corte de faixas de rodagem e as autoridades a terem de redirecionarem o trânsito por vias alternativas.
Por esse motivo, e ainda não se sabendo, à nossa primeira passagem, se os cortes e desvios já estarão instalados (fala-se que só acontecerão a partir des 9h00), fica desde já estipulado que, quaisquer que aqueles sejam e por onde nos dirigirem, todos os participantes da nossa Clássica de Santarém deverão, naturalmente, respeitar a sinalização e moderar significativamente o andamento enquanto não se retomar o percurso original - se dirige à ponte Marechal Carnoma, em direção à Reta do Cabo para o Porto Alto.
De resto, o mesmo deverá suceder no regresso, com a recomendável moderação do andamento e o escrupuloso respeitos das indicações das autoridades de trânsito.
Pede-se, por isso, a máxima compreensão e consciência destes condicionalismos à Clássica, para que prejudiquem o menos possível o seu normal desenrolar. Tenho a plena convição de que, com a adesão de todos a estas indicações, aqueles não constituirão problemas de maior!
Boa sorte para a grande romaria santarena!
É já no próximo domingo, dia 11, a primeira Clássica da temporada: Santarém.
Esclareça-se que o percurso regressa ao traçado original (ver gráfico), depois da «alternativa» forçada em 2011.
A partida de Loures (posto de abastecimento da BP) é às 8h00 (em ponto!). A chegada será no mesmo local.
ATENÇÃO: chegada não quer dizer o mesmo que meta! Evite-se entrar em sprint pelas bombas, como já sucedeu noutras Clássicas! Neste caso, deverá imperar a razoabilidade: um ciclista isolado ou um grupo (mesmo que apenas de dois elementos) devem considerar concluído o seu esforço após a primeira rotunda do Infantado, no final do último topo.
Nunca é demais recordar que a filosofia das Clássica é de, início ao fim, em andamento livre e sem paragens previstas/estipuladas para neutralização de reagrupamento (como nas voltas tradicionais). De qualquer modo, isso não invalida de o pelotão, por acordo do colectivo, fazer compassos de espera e/ou paragens devido a incidente (furo, queda) ou outros motivos que os justificarem.
Reforce-se que este evento não tem fins competitivos e deve ser escrupulosamente respeitada, sem compromissos, a salvaguarda da segurança na estrada e da convivialidade, a fim de evitar múltiplos perigos. NÃO VALE A PENA ARRISCAR AVIDA E A DOS OUTROS POR UMA RODA, POR QUALQUER VANTAGEM...
A realização de eventos deste tipo (Clássicas) tem sido, desde há vários anos, um exemplo de promoção ao ciclismo puramente amador, à saudável competitividade entre grupos domingueiros e até de corredores. A preservação e o próprio incremento desta «receita» de sucesso passa, exclusivamente, pela boa consciência, civismo e a máxima responsabilidade de todos os participantes. Aqui não se ganha nada mais que a recompensa pela superação física e psicológica, a noção de pelotão e das incidências inerentes à prática do ciclismo com «empenho elevado», mas pode perde-se MUITO!!
Também, por isso, recomenda-se, vivamente, que esse respeito se estenda à presença e saída no local e hora da partida, e a saída em simultâneo com o pelotão, além de não se atalhar caminho. Aos que decidirem fazê-lo, quer na ida, quer no regresso, pede-se que se respeite os cumpridores, não interferindo no normal desenrolar do evento.
Em virtude da realização, no próximo domingo de manhã, da Corrida das Lezírias, em Vila Franca de Xira, a circulação naquela cidade vai estar altamente condicionada, inclusive com corte de faixas de rodagem e as autoridades a terem de redirecionarem o trânsito por vias alternativas.
Por esse motivo, e ainda não se sabendo, à nossa primeira passagem, se os cortes e desvios já estarão instalados (fala-se que só acontecerão a partir des 9h00), fica desde já estipulado que, quaisquer que aqueles sejam e por onde nos dirigirem, todos os participantes da nossa Clássica de Santarém deverão, naturalmente, respeitar a sinalização e moderar significativamente o andamento enquanto não se retomar o percurso original - se dirige à ponte Marechal Carnoma, em direção à Reta do Cabo para o Porto Alto.
De resto, o mesmo deverá suceder no regresso, com a recomendável moderação do andamento e o escrupuloso respeitos das indicações das autoridades de trânsito.
Pede-se, por isso, a máxima compreensão e consciência destes condicionalismos à Clássica, para que prejudiquem o menos possível o seu normal desenrolar. Tenho a plena convição de que, com a adesão de todos a estas indicações, aqueles não constituirão problemas de maior!
Boa sorte para a grande romaria santarena!
É já no próximo domingo, dia 11, a primeira Clássica da temporada: Santarém.
Esclareça-se que o percurso regressa ao traçado original (ver gráfico), depois da «alternativa» forçada em 2011.
A partida de Loures (posto de abastecimento da BP) é às 8h00 (em ponto!). A chegada será no mesmo local.
ATENÇÃO: chegada não quer dizer o mesmo que meta! Evite-se entrar em sprint pelas bombas, como já sucedeu noutras Clássicas! Neste caso, deverá imperar a razoabilidade: um ciclista isolado ou um grupo (mesmo que apenas de dois elementos) devem considerar concluído o seu esforço após a primeira rotunda do Infantado, no final do último topo.
Nunca é demais recordar que a filosofia das Clássica é de, início ao fim, em andamento livre e sem paragens previstas/estipuladas para neutralização de reagrupamento (como nas voltas tradicionais). De qualquer modo, isso não invalida de o pelotão, por acordo do colectivo, fazer compassos de espera e/ou paragens devido a incidente (furo, queda) ou outros motivos que os justificarem.
Reforce-se que este evento não tem fins competitivos e deve ser escrupulosamente respeitada, sem compromissos, a salvaguarda da segurança na estrada e da convivialidade, a fim de evitar múltiplos perigos. NÃO VALE A PENA ARRISCAR AVIDA E A DOS OUTROS POR UMA RODA, POR QUALQUER VANTAGEM...
A realização de eventos deste tipo (Clássicas) tem sido, desde há vários anos, um exemplo de promoção ao ciclismo puramente amador, à saudável competitividade entre grupos domingueiros e até de corredores. A preservação e o próprio incremento desta «receita» de sucesso passa, exclusivamente, pela boa consciência, civismo e a máxima responsabilidade de todos os participantes. Aqui não se ganha nada mais que a recompensa pela superação física e psicológica, a noção de pelotão e das incidências inerentes à prática do ciclismo com «empenho elevado», mas pode perde-se MUITO!!
Também, por isso, recomenda-se, vivamente, que esse respeito se estenda à presença e saída no local e hora da partida, e a saída em simultâneo com o pelotão, além de não se atalhar caminho. Aos que decidirem fazê-lo, quer na ida, quer no regresso, pede-se que se respeite os cumpridores, não interferindo no normal desenrolar do evento.
7 comentários:
Meu caro Ricardo
O texto diz:
"(...)devem considerar concluído o seu esforço após a primeira rotunda do Infantado, no final do último topo".
Infantado fica ao Km??? Mas Infantado não é para o lado do Porto alto?? Estou confuso meu caro.
Aguardo melhor esclarecimento.
Pedro Fernandes (Carregado)
Muito bem Ricardo , concordo plenamente com o que dizes , esse mesmo deve ser o espirito a por sempre em prática para beneficio de todos e do ciclismo e de respeito pelos outros , um abraço e boa sorte para a clássica.
Mário Fernandes ( Sapataria )
Devo deixar já um aviso que devido aos condicionalismos que vão neutralizar a "Clássica" a +- 25km do fim o andamento vai ser "INFERNAL" desde a passagem da Ponte no sentido VFX, Porto Alto, preparem-se...
Caro Pedro
Refiro-me à rotunda que dá acesso à urbanização do Infantado, a primeira vindo Tojal e S. Roque.
Abraço
Mário, camarada, como estás! Não apareces!? Seria um prazer. Uma vez mais!
Abraço
Atenção: nunca é demais recordar que o percurso de regresso, após a primeira rotunda do Tojal, faz-se em frente pela variante.
Amigo Ricardo ,até gostava de ir mas para te ser sincero não me apetece sofrer ,pois nestes últimos meses não tenho treinado quase nada e ia sofrer demasiado ,mas outras oportunidades não faltarão , um abraço e boa sorte para todos.
Mário Fernandes ( Sapataria?
Enviar um comentário