quinta-feira, dezembro 26, 2013

Calendário da temporada de 2014



Aí está o calendário para a temporada de 2014! Entre voltas, clássicas e «outras que tais», aguardam-nos mais de 6000 km de asfalto para «bater». Bastante!

A época que se avizinha tem poucas novidades, mantendo-se o esquema dos últimos anos, com as Voltas domingueiras, as mais competitivas Clássicas (as nossas e as de outros grupos...) e os Grandfondo que conquistaram lugar no alinhamento.

Renova-se, na próxima temporada (ano), o desafio ao grupo ou, em particular, aos seus elementos mais ativos – que são cada vez mais, realce-se! -, da participação em alguns eventos de caráter nacional (ou já um pouco internacionais...), como as provas de Granfondo. O pioneiro Skyroad da Lousã (em outubro), o estreante em 2013 Grandfondo do Gerês (15 de junho). Além destes, o Grandfondo o Challenge de Évora (dia 27 de abril, inscrições abertas com desconto até dia 31), a prometer níveis idênticos de organização e de espetacularidade. Fica, então, o repto, tanto mais que é importante ajudar a impulsionar este tipo de iniciativas de promoção do ciclismo amador, por que há tanto tempo ansiávamos em Portugal, e que, finalmente, parece começar a «pegar».   

A natureza do calendário-2013 mantém-se, embora com uma ligeira «nuance» logo à entrada: o mês de janeiro não será tão «plano» como nos últimos anos. O motivo deve-se ao início de preparação da maioria dos ciclistas, cada vez mais antecipado (muito para dentro do ano anterior) e com isso os níveis de forma a surgirem também mais precocemente. Não fará muito sentido prolongar a planície total» até fevereiro ou mesmo março. Assim, para os dois primeiros meses estão planeadas algumas Voltas novas, com percursos já estimulantes. Para a malta testar o trabalho desenvolvido há já alguns meses.

A primeira Clássica, a de Santarém, está marcada para o primeiro domingo de março (dia 2) e a Clássica de Santa Cruz três semanas depois (23), novamente a chegar antes da de Évora (6 de abril).

Ainda e em abril teremos o Roteiro dos Muros (13) e o Grandfondo de Évora (27), e em maio a Clássica de Montejunto, por Vila Verde (4) em parceria com os Duros do Pedal. Também por iniciativa deste grupo, a Clássica das Lezírias (25) - ou será o regresso do Tróia-Sagres Primaveril?!, segundo algumas sugestões tenho lido por aí... 

Julho abrirá com a Clássica Pina Bike, antecipada em relação a 2013 e com um percurso montanhoso. Motivo: a maioria das Clássicas são essencialmente planas (Santarém, Évora, Cartaxo) e os trepadores também devem tê-las com o seu terreno de eleição... Parece justo. Aliás, esta poderá muito bem servir para apurar a forma para o Grandfondo do Gerês (15).

No final de julho, a Clássica do Cartaxo (27) e a meio de agosto (feriado de dia 15), a Clássica de Montejunto, por Pragança, a terceira com os Duros. Setembro será de transição para um mês de outubro recheado, que trará o Skyroad da Lousã e a Clássica dos Campeões, antes do Livramento-Óbidos, organizado pelo camarada Paulo Pais, a encerrar, em grande, a temporada.

 

Aqui ficam, desde já, as Voltas novas (ou renovadas) de 2014:

Ericeira (Assafora/Sintra): 19 de janeiro

Carmões: 26 janeiro

Voltinha Saloia: 16 de fevereiro

Sobral da Abelheira: 18 de maio

Topos de Alenquer: 22 junho

A-dos-Loucos: 24 de agosto

Enxara do Bispo: 14 de setembro

Boas pedaladas!             

Sem comentários: