quarta-feira, janeiro 05, 2005

Início de mais uma temporada

Bem... estamos no início de mais uma época velocipédica. Ou seja, mesmo enfrentando o frio e a chuva (felizmente, nem há sinais dela), chegou a altura de dar as primeiras pedaladas no novo ano, que se pretende repleto de passeios/provas e de experiências enriquecedoras. Para isso, para os que encaram o desporto, e particularmente a prática do ciclismo, como uma forma de estar na vida, é altura de resistir à preguiça e ao enfado que a quadra natalícia sempre proporciona, e começar a preparação física para a longa temporada que avizinha. É o meu caso, que este ano tenho objectivos, digamos, ambiciosos. Desde já esclareço já que compito apenas comigo próprio e - porque não ?- com os meus companheiros de fim-de-semana. Como o cicloturismo em Portugal está pelas ruas da amargura (mas isso é tema para longas dissertações, por isso remetido para futura ocasião), sou obrigado a imigrar para fazer aquilo que mais gosto. Pretendo participar na famosa Clássica Cicloturista Lagos de Covadonga (21/05/2005), nas Astúrias - será a minha terceira participação depois das edições de 1998 e 2000 - com a subida aos míticos Lagos de Covadonga; e planeio ir a França, fazer a Etapa do Tour (11/07), evento que recria uma etapa completa do Tour desse ano, disputada no dia de descanso dos profissionais, e que em 2005 será disputada nos Pirinéus, com subida ao Col de Marie Blanque, Col de Aubisque e do Soulor, num total de 177 km. É considerado o zénite do cicloturismo mundial, juntando mais de 7000 participantes do Mundo inteiro. Ou seja, é fundamental muito boa preparação física para enfrentar, sem sofrimento desnecessário, tão duras provas.
Por isso, no último dia 2 de Janeiro fiz-me à estrada, bem protegido por vestuário quente, para o primeiro treino do ano - embora tivesse mantido alguma actividade de ginásio (musculação) e passeios de fim-de-semana com o meu grupo de indefectíveis amantes do ciclismo, ajudado por um tempo que tem sido clemente nestas primeiras semanas de Inverno. O objectivo é começar com treinos longos a baixa intensidade. Com eles, actualmente, só dá para garantir o primeiro, porque o ritmo é geralmente elevado, demasiado elevado para início de época, o que acaba por se revelar pouco indicado para mim. A partir de agora, terei também os outros dias da semana para cumprir sozinho (como quase sempre) e excrupulosamente os meus planos de treino, sem sobressaltos. O caminho é longo e certamente fatigante em muitas ocasiões. Mas como se diz, quem corre por gosto... não cansa. E a definição de objectivos também ajuda muito a manter a motivação.

Sem comentários: