terça-feira, abril 18, 2006

Fátima já fervilha

A Super-Clássica de Fátima, no próximo domingo, já fervilha. Se a meteorologia ajudar, estarão reunidas todas as condições para ser uma jornada de ciclismo memorável.
Primeiro: o percurso, à medida dos roladores mais fortes, mas com um ponto de selectividade nevrálgico instalado estrategicamente nos últimos 15 quilómetros, após 120 km de pedal. Aqui, a seguir à Batalha, jogar-se-ão todos os trunfos, mas só alguns chegarão com forças suficientes para tentarem fazer a diferença. A subida para Fátima não é fácil, mas também não tem dureza extrema. No fundo, são duas subidas… numa: a primeira com quase 3 km e inclinação média inferior a 4% - ou seja, suavezinha, mas capaz de deixar «pendurados» os mais fatigados. Depois desta, há uma descida curta mas acentuada que antecede a ascensão mais complicada, com 3,5 km a mais de 5,5%, ou seja, também não muito dura, mas incluindo cerca de um 1 km acima dos 7%. Aqui sim, em caso de luta acesa, poderão haver diferenças entre os mais fortes. Todavia, a partir do final da subida principal, nos 3,5 km seguintes ainda restam alguns topos exigentes, antes de um falso plano descendente nos derradeiros 4 km.
O ano passado senti-me bem e fiz uma óptima subida, chegando isolado a Fátima – o Nuno Garcia foi quem mais se aproximou mas cedeu após o «gancho», na parte mais íngreme da subida. Na altura, o Miguel estava ainda à procura da boa forma, mas este ano surgirá bastante melhor apesar da paragem forçada por lesão, praticamente na antecâmara dos Lagos de Covadonga, tal como eu e o Freitas. Em relação a este, qualquer semelhança entre o ciclista de 2005 e o de agora é «mera coincidência». Caso resista, na subida final, a todos os ataques como o tem feito esta temporada, terá toda a vantagem à chegada a Fátima. E concerteza contará com a preciosa colaboração do seu co-equipier – e vice-versa. Além dos favoritos, poderão haver «outsiders», como o Carlos, mas ainda está para provar a sua capacidade de enfrentar os momentos de maior «frisson». Assim, vamos ver como correm as coisas, sabendo que a «concorrência» está muitíssimo forte.
Por falar em concorrência, é de prever que o pelotão esteja bastante mais competitivo e homogéneo este ano. Pelo menos, é que deixa antever o cuidado que muitos elementos têm empregue na preparação da tirada. Como referi, na crónica de Belas, acumularam-se quilómetros e trilharam-se caminhos tortuosos nos últimos dias com o objectivo para afinar a forma, mas teremos de aguardar pelos resultados dessa aplicação no treino, embora seja certo que apenas um grupo muito restrito resistirá às acelerações finais. Aqui, certamente, não vai haver surpresas. Mas os dados estão lançados!

9 comentários:

Anónimo disse...

Fátima, Fátima, deixem-se de lamúrias meus senhores, pois só os duros penetram...
Aqui fica a minha aposta para a classificação dos «nacionais»

1º Carlos
2º Casaínhos
3º Daniel
4º L-Glutamina
5º Pina

Se o ZT for, seria o 3º. Quanto aos restantes, aparecerem entre estes, seria uma grande surpresa

Quanto aos «internacionais», ainda estou a meditar. Em breve... avancarei a previsão. Mas fica desde já assente que vai estar um ou mais «Nacionais» entre os «internacionais». Quem, quem? É só o homem acreditar... pois eu sei quem vai vacilar...

Homem do Talho

Anónimo disse...

pelo que tenho visto:
- um cannondale e um look chegam juntos ao final;
- chegam vários cannondale's com um specialized e um giant;


toblerone

Anónimo disse...

Boas,
Confirmo a minha presença na Clássica do próximo Domingo.
Quem mais é que vai???
Falei com o Durão e já arranjei boleia de regresso.
A logística tá a ser pensada?

Qtos Km. são?
Qt tempo têm demorado nas "edições" passadas?

1ab e boas pedaladas,
ZT

Anónimo disse...

Chegou-me aos ouvidos que, de fonte segura, que a batalha pode ter início antes da... Batalha. Mas alguém terá coragem de desafiar um grupo destes cheio de feras? Suicício ou oportunidade? Ai isto vai ser bom, vai!

Homem do Talho

Ricardo Costa disse...

O percurso de Fátima tem aproximadamente 135 km e a duração da prova de ser entre 4h30, se a média se aproximar do 30 km/h e 4h45, se a média for mais baixa.
O ano passado (para 140 km/h) fiz 4h38m, à média de 30.1 km/h e lembro-me de até à Batalha já levarmos essa média, isto apesar de o andamento ter baixado consideravelmente durante muitos quilómetros devido ao «empeno» do Pina. Aliás, o andamento foi surpreendentemente vivo desde o ínicio, e lembro-me de já estarmos acima dos 30 km/h ainda passávamos na zona da Abrigada/Espinheira, altura em que choveu com alguma intensidade. Felizmente, parece que isso, no domingo, não vai acontecer.

Anónimo disse...

Pedindo licença pela "intromissão", tenho 1 sugestão , para a vossa volta de amanhã: existe um cálculo de "handicap", para ajustar as classificações em função da idade. Desta forma, a partir dos 35, a rapaziada teria um modelo de conabilização de tempos, mais justo; aqui vai: 36-0,2%, 37-0,3%, 38-0,4%, 39-0,5%, 40-0,6%,
41-0,8%, 42-1,1%, 43-1,5%, 44-1,9%, 45-2,3%,
46-2,8%, 47-3,4%, 48-4,0%, 49-4,6%, 50-5,3%,
51-6,1%, 52-6,9%, 53-7,7%, 54-8,6%, 55-9,6%,
56-10,6%, 57-11,6%, 58-12,7%, 59-13,9%, 60-15,1%,
61-16,3%, 62-17,6%, 63-19,0%, 64-20,4%, 65-21,8%,
66-23,3%, 67-24,9%, 68-26,5%, 69-28,1%, 70-29,8%,
71-31,6%, 72-33,4%, 73-35,2%, >73-37,0%. (este quadro foi retirado do Transportugal, edição de 2005 ganha por um atleta de 62 anos que foi 4º em termos absolutos, mas que, justamente, com o handicap respectivo, obteve o 1º lugar ; ver em http://www.supertravessia.com/indexPort.htm).Hoje de manhã no Pina senti o tal "fervilhar" e alguma resignação de alguns, sobre a impossibilidade de "chegar na frente". Por isso lembrei-me de colocar esta ideia. Um abraço e boa-sorte a todos para amanhã.PB

Anónimo disse...

Quando sai a classificação para os internacionais?

Anónimo disse...

Devido ao adiantado da hora, não irei anunciar, como prometido, a minha previsão para a classificação dos «internacionais». Mas é muito provável que hajam diferenças no final, com um ou outro «nacional» a poder intrometer-se na luta. Basta que lhes corra de feição. Embora não seja de colocar de parte a possibilidade de haver uma disputa ao sprint. E aí, meus senhores, se o Durão lá estiver...

Homem do Talho

Anónimo disse...

BOA NOITE MEUS SENHORES, PENSO QUE VAI HAVER UMA SUPRESA NA CLASSIFICAÇÃO. ATENÇÃO AO BENFIQISTA MAN, O HOMEN ESTA UM TOIRO.
ATE AMANHA AS 8 E DESCANSEM BEM.

XPTO