terça-feira, julho 31, 2007

Grande domingo! - Marginal e Sintra

Comunica-se que a volta do próximo domingo, inicialmente prevista para Abrigada, foi anulada. Motivo: trajectos semelhantes, ou muito aproximados, em voltas quase consecutivas: nomeadamente o eixo Bucelas-Alqueidão-Sobral-Merceana; e Alverca-Vila Franca-Ota-Abrigada.

Deste modo, anuncia-se, desde já, que a volta do próximo fim-de-semana (dia 5) é a belíssima Marginal. Todavia, com uma alteração que visa distingui-la da clássica que foi realizada nos primeiros meses do ano: à chegada ao cruzamento do Cabo da Roca, após a subida Guincho-Malveira da Serra-C. da Roca, vira-se à direita para a Peninha, continuando, portanto, a subir durante mais 3,2 km, a uma inclinação média respeitável de (6%). Segue-se, depois, em direcção aos Capuchos e Sintra (centro), por Seteais, pelo «coração» da serra.
Suprime-se, assim, o troço Cabo da Roca, Pé da Serra (descida), Colares e subida da Várzea para Sintra. De qualquer modo, quem não quiser fazer a subida da Peninha, pode sempre seguir o trajecto supra-citado. A distância da volta, com a modificação, mantém praticamente idêntica: aprox. 115 km. O regresso é o tradicional, por Lourel, Pêro Pinheiro e Negrais.

Não haverá melhor aliciante para domingo: uma volta que tem tudo: longo trajecto a rolar, desde Sacavém, Parque das Nações, Lisboa, Algés, toda a Av. Marginal até Cascais (50 km) e estrada do Guincho (61 km), à medida dos roladores mais fortes. Todavia, aqui o panorama muda radicalmente, ao embrenharmo-nos no esplendor e as agruras das difícieis vertentes da serra de Sintra, que se apresenta com uma subida que, ao todo, desde o Guincho até ao alto da Peninha, tem quase 11 km. E onde os protagonistas vão ser seguramente... outros.

Até lá, bons treinos... leves!

9 comentários:

Anónimo disse...

Grandes malucos!!!!!

Anónimo disse...

Ricardo, a volta está bem pensada, mas se fosse antecipada para as 8 horas, o regresso seria mais cedo!!!

Carlos do Barro

Anónimo disse...

Carissimos;
Vou fazer o possivel para estar à vossa espera em Alcântara.
Abraço
Paulo (franzino)

Anónimo disse...

ou então uma volta com menos Km

Ricardo Costa disse...

A antecipação do início da volta para as 8h00 é uma possibilidade que se justifica, tendo em conta que a duração média prevista rondará as 4h00. Isto se a primeira parte do percurso, sempre a rolar, permitir chegar ao Guincho abaixo do tempo previsto, que são 2h00.

Até sexta-feira ficará estabelecido se irá haver ou não alteração do horário, se bem que, à priori, deverá do interesse geral.

Abraço

Ricardo Costa disse...

Última hora!

Está confirmada a alteração do horário de partida para a volta de domingo: 8h00 em Loures!

Carlos, gratos pela tua sugestão

Ricardo Costa disse...

Eis algumas informações úteis (fundamentais!) para a volta do próximo domingo: Marginal-Sintra

Para evitar enganos e desencontros, que sempre acontecem por falta de informações sobre o percurso, é importante sair de Loures com a cartilha bem estudada, nomeadamente a passagem pelo interior da serra de Sintra, após a subida da Peninha.

Antes de mais, refere-se que a subida da Peninha inicia-se logo após o cruzamento do Cabo da Roca, onde habitualmente há (ou devia haver) neutralização após a subida da Malveira da Serra. Desta vez, não há motivos para neutralização neste local, uma vez que a subida continua, virando-se à direita 20 metros após o cruzamento do Cabo da Roca, para a Penhinha (pouco mais de 3 km a 6%).

Depois de atingir o alto, a partir daí, é preciso ter muita atenção para seguir a direcção certa nos vários cruzamentos que existem nos troços da serra.
Não tem nada que saber: seguem-se sempre as indicações de SINTRA

MUITA ATENÇÃO: a descida imediamente a seguir à subida da Peninha é muito perigosa e o piso, em algumas partes, está em mau estado. Além disso, à medida em que nos aproximamos de Sintra, é provável que nos deparemos com maior número de automóveis em sentido contrário. Por isso, MUITA PRECAUÇÃO PARA EVITAR AS QUEDAS E ACIDENTES!

Após a primeira descida e dois cruzamentos, segue-se 3,5 km de «parte-pernas» sempre em ascenção, como indica a percentagem média do troço: 2%

A seguir, inicia-se a descida para Sintra, com 1,1 km ainda com alguns «repechos» até ao cruzamento do alto da subida do Castelo dos Mouros, onde se volta à esquerda, para a descida...
Aqui, muitíssima atenção: a descida é extremamente técnica e tem mau piso. A questão do carros em sentido contrário ganha aqui ainda mais relevância, principalmente ao domingo - isto se ao fim-de-semana a estrada não estiver fechada ao trânsito, o que não sucede durante a semana.

Chegando ao final da descida, segue-se em frente para S. Pedro de Sintra, onde se enfrenta uma dura subida de cerca de 500 metros até ao centro da localidade, voltando a descer-se para a rotunda de Ranholas.
Aqui, dá-se a volta completa em direcção a Sintra (ao alto de S. Pedro de Sintra - Casa do Preto) e desce-se depois para o centro da cidade e ainda à direita, atalhando pelo empredrado (pedonal) em direcção à rotunda da saída para Lourel.

Findas estas informações, não deverá haver razões para enganos!

Abraço

Anónimo disse...

Como é há crónica ou não de quinta dia 26.

Anónimo disse...

Então como é há ou não comentario sobre a volta do dia 26 passado, abraço.