quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Próximo domingo: Ericeira

No próximo domingo, a volta é a da Ericeira, no seu traçado tradicional. Apesar do relevo acidentado que apresenta a primeira metade do percurso, no eixo Loures-Malveira-Mafra, o nível de dificuldade do percurso é significativamente inferior ao do último fim-de-semana, em Santiago dos Velhos. Tal com a distância, também menor.
Em jeito de curiosidade, recordo que na edição do ano passado desta volta, no pequeno grupo que participou (lembro-me do Freitas, do Salvador, do ZT...), às tantas, entre o Pobral e Odrinhas decidiu-se inovar e cortar à esquerda, para o vale de Cheleiros, estreando a interessante subida do Carvalhal - que vai dar a Igreja Nova. Aconselho vivamente a quem não conhece. Daí, e para não perder a embalagem, fez-se à ligação «parte pernas» para Alcainça.
Assim feita, a volta tem outras exigências! E de dificilmente selectiva, passa a sê-lo... e muito!

Fica a descrição do traçado original






34 comentários:

Anónimo disse...

É com muita pena minha que vim a descobrir que o sr.FREITAS,atualmente só ganha sprints e p.m nas conversas de ciclista!Porque na estrada????? Gostava mesmo,era de ter o prazer de o encontar nas corridas de veteranos.Ai sim!E depois logo se veria o que ele valia!

Anónimo disse...

Está a falar em nomes, porque não revela o seu, falta de coragem, ou personalidade ?
Deve ser muito bom, quais são os seus resultados nas provas de veteranos que fez o ano passado ?

mg

Anónimo disse...

Ó vedeta aparece este fim de semana para vermos onde ficas !
O grupo é capaz de ter visitas de alguns meninos que te calam num instante.

Anónimo disse...

Para o veterano em bicos de pés!
Mas afinal qual é que é o teu problema?
Ainda não começou a época e já andas atestado de doping? Estás cheio de força na língua e as pernas tremem-te?
É que comparar as corridas de veteranos com as saídas do grupo...
Para terminar, e por curiosidade, estes mimos relativamente ao Freitas são fruto de algum empeno que o homem te deu ou resultam de manifesta incontinência fecal?
A primeira não tem cura, a segunda passa-te quando colocares o selim...

Anónimo disse...

Existem ai vários sr. no grupo que recorrem a ixu que falaste.

Anónimo disse...

Por vezes custa-me entender certos senhores, O grupo Pina Bike, é tal como o nome indica um grupo. Um grupo onde se juntam amigos ao Domingo para desfrutar de andar de bicicleta, conviver com o grupo, e meus senhores uma parte importante… emoção.
Emoção de sofrer se não estiver bem preparado, emoção de conversar sobre trivialidades com o pessoal do grupo que partilham um mesmo gosto… o ciclismo ou a bicicleta, emoção de tudo o que envolve a prática, seja ela a que nível for, o breve aceleramento de velocidade, o posicionamento, o ataque, o não ter pernas, o ter pernas e sentir emoção ao conseguir acompanhar os ‘’melhores’’ (sim, há sempre melhores e ainda bem, são referências). Tudo isto dá um gozo brutal para que todos os domingos, este grupo se junte e se divirta, seja depressa, devagar, subir, descer, etc… isto é ciclismo, isto é bicicleta, isto é fazer desporto.

Não percebo as picardias… destes senhores anónimos... faço-lhes uma pergunta – Se um corredor profissional da Volta a França for a uma corrida de veteranos, irá dizer as mesmas coisa a vocês, que são patinhos e nem cheiram os calcanhares blá blá blá, e no entanto vocês andam a ganhar prémios nas vossas corridas de Veteranos de fim de semana… com isto tudo quero dizer que são objectivos diferentes de praticar a modalidade, uns preparam-se para umas coisas outros para outras e estão onde se sentirem melhor, sem que para isso sejam criticados por estar em ‘’forma’’ a sobressair num grupo, o que irá sempre acontecer e é normal. Também não entendo o porquê de virem aqui com picardias para com este grupo, o que os incomoda tanto? São frustrados só pode… não encontro outra explicação.


Podia ser o melhor atleta do mundo e não querer competir, apenas me divertir com os meus colegas de pedal ao fim de semana, vou ser julgado por isso só porque tenho mais facilidade ou me preparo melhor que outros??? Enfim...

Um grande bem-haja ao grupo Pina-Bike e continuem sempre com esse espírito.
Um dia destes vou aí visitar o pessoal (ainda tou muito fraquinho :p)

Henrique Santos

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentario do Sr.henrique.
Em relacao a ganhar sprints,mvolantes ou pmontanha para mim e bom que os haja ao domingo,só demonstra que o grupo nao é apatico e pedala-se com vontade,caso contrario ia para a expo passear e ver as alheiras no tejo a boiar.
Ricardo deixa lá as fraldas e aparece...
Preparem-se que é até partir a corrente...
Esta semana foi só rolos por culpa da chuva,mas para a semana PARECE que o tempo melhora.
Abraco.

Anónimo disse...

Concordo com a maioria das coisas que foram ditas pelo Henrique, apenas discordandono aspecto dos amigos. Eu acho que é um grupo de conhecidos, amizade não existe havendo momentos de pouca solidariedade entre todos. Tirando este aspecto concordo que é salutar as picardias e os pseudo prémios de montanha de sprints etc.

Anónimo disse...

Até concordo!É 1 grupo engraçado para andarmos ao domingo.Mas daí a ser 1 grupo?????Normalmente 1 grupo anda em grupo!!!!!o que normalmente nao é isso que acontece!

Ricardo Costa disse...

Camaradas, ainda bem que este espaço está a cumprir o seu objectivo de promover a salutar e livre troca de ideias. Tudo, graças a intervenções, como as do Manso «Cancellara», do ZT, do Mário Gomes, do Miguel Marcelino, do Henrique (bem haja!), do Jony, do Rocha, do Pedro Fonseca, do Renato, e de tantos outros, por vezes anónimos (peço desculpa por qualquer omissão) que, mais ou menos amiúde, contribuem CONSTRUTIVAMENTE para enriquecer este blog, que é de todos e não meu ou exclusivo aos interesses do grupo Pina Bike.
Por isso, neste espaço privilegiado o debate deve ser o mais abrangente, mas acima de tudo mais honesto e elevado possível, pois só assim terá razão de continuar a existir. E nem intervenções que possam ser mal-intencionadas ou de mau tom poderão abalar esses pressupostos, cabendo a quem nelas não se reveja, as rejeite ou mesmo repudie, decidir por uma atitude consonante. Assim, o teor da vasta participação de hoje muito me satisfaz.
Caso contrário, este espaço deixará de fazer sentido e encerrará!

E já agora, para desanuviar, o «rodista» do Rocha que se cuide... porque rapidamente se vai arrepender de ter desejado o meu regresso! ;)

Anónimo disse...

Aparecer aí?Entao agora o grupo já nao chega?Precisa de ter visitas,só porque alguem está a convidar a "vedeta"?mas que estranho!Enfim....

Anónimo disse...

Por definição um grupo é um conjunto de indivíduos que têm interesses comuns (entre outras coisas), pelo que a palavra pode e deve ser usada para caracterizar os Pina Bike. Considerações à parte, até porque já foram objecto de discussão noutros momentos, o grupo funciona com uma dinãmica muito especial.
Se por um lado é unido pelo interesse comum de disfrutar de bons momentos a pedalar, não consegue (com alguma naturalidade - refira-se) criar fortes laços de amizade entre os frequentadores.
Razões para isso acontecer são várias - desde os diversos interesses particulares e empenhos individuais até à difícil compatibilização de feitios (defeitos?!)...
A bem da verdade deve referir-se também, que este aspecto tem o condão de permitir a fácil integração de qualquer elemento que se queira iniciar nestas lides.
Caso as voltas fossem feitas sempre com o pessoal todo junto, o grupo, nos moldes em que funciona, desaparecia.
Uns são mais fortes na montanha outros são mais roladores...
No geral e sempre que isso era importante o grupo permaneceu unido! (caso das quedas e curiosamente com esta polémica que levou à participação de muita boa gente que nunca tinha participado ou que muito esporadicamente o faz)

Com o tempo que se tem feito sentir o nº de participantes é naturalmente baixo, mas conhecem muitos grupos de "grandes amigos" onde se encontre sempre algum maluco disposto a fazer-se à estrada com a pior das intempéries?

Ricardo, porque não arranjas uma espécie de censura para estes anónimos arruaceiros?
Não deves por em causa este teu/nosso espaço, que até tem visitas e comentários de pessoas que nunca nos visitaram, só porque nos atacam o grupo.


Neste próximo fim-de-semana não vou poder estar (vou subir a Serra da Estrela... de carro ou então de jipe!!). Espero que o tempo ajude à realização da volta do grupo, bem composto e equipado a rigor.
A todos uma boa volta!

A súbida do Carvalhal, que o Ricardo referiu, é engraçada para partir o andamento...
É favor que alguém deixe pendurado o Rocha, visto que eu não vou estar cá para o fazer, e depois vou levar a semana toda a ouvi-lo...
(Tinha de ser Rocha - é uma no cravo e uma na ferradura - Abraço)
J. Manso

Anónimo disse...

então caro manso já vais fazer treino de montanha? toma as devidas precauçoes com o tempo não vás estragar a temporada competitiva do "grupo"

Anónimo disse...

para aquele pessoal que se destaca perante os empenados deixo o desafio para virem fazer umas corridas aos veteranos.

Anónimo disse...

falaram ai em "O grupo é capaz de ter visitas de alguns meninos que te calam num instante." e melhor ja não aparecer para não deixar esses meninos mal vistos. já agora o grupo tem por ai vedetas ou isso e para assustar os empenados do grupo?axo mesmo q sim!!

Anónimo disse...

E só testosterona no ar, é pena é não passarem esta agitação toda para os pedais ! Conseguiram agitar o bando de xuparodas, Domingo vai ser uma guerra para ver quem se põe na roda de quem!

Anónimo disse...

os xuparodas não mudam vão continuar sempre no mesmo sítio. poupadinhos!! devem tar-se a poupar para as clássicas!

Anónimo disse...

amigo mg também xo ganhas nas conversas de ciclistas ve la se apareces??

Anónimo disse...

os xuparodas e os poupadinhos vão continuar sempre uns em cima dos outros parecem "putas" pois dá em quedas quando poem a cafeina!

Anónimo disse...

os xuparodas e os poupadinhos vão continuar sempre uns em cima dos outros parecem "putas" pois dá em quedas quando poem a cafeina!

Anónimo disse...

se o pessoal desse grupo andasse tanto como são para escrever até derretiam alcatrão!

Anónimo disse...

OI. 11-21 tem dono, não custa nada arranjar um nick próptrio...

Anónimo disse...

É todo muito giro,toda a gente escreve bem,mas!!!!
Na minha opinião,acho k toda a malta que participa no blog devia-se identificar para saber-mos kem escreve e poder-mos "rir" uns dos outros,deste e daquele empeno.Faz parte...e não bocas foleiras anónimas.
Sim,porque ninguem come ninguem.
Só se houver algum Carlos Cus ou Ferreira Diniz no grupo e que nós não saibamos.
No k toca ao amigo Mansinnnnnnnnnnnnnnho,se tiveres doping METANOL,utiliza-o,k só assim é k me agarras eheheh.
Ao amigo Ricardo!
Domingo falamos...
Asta.

Anónimo disse...

até o empenado do rocha anda com garganta a mais!

Anónimo disse...

Ainda mais garganta tenho camuflado como tu...mas se achas k boa disposicao é ter garganta!Gabo-te a inteligencia.

Anónimo disse...

Eu sei qual é o problema do(s) autor(es) desses comentários foleiros: é sede de protagonismo. Porque se as corridas de veteranos fossem bom exemplo de alguma coisa, não necessitaria(m) de se expor - neste caso, ao ridículo, mesmo que sob a capa do anonimato!
Penso que esse indivíduo quererá aparecer nas crónicas do Ricardo, está visto! Mas para isso terá de aceitar o desafio feito pela maioria e alinhar aos domingos como o grupo... Mas é condição vir IDENTIFICADO! Nas crónicas aparecem os que mais se destacam pela positiva e mas também não são poupados os que amocham! E perante o risco de amochar, os fala-baratos que têm a mania que são ciclistas de competição são como o diabo perante a cruz! Fogem a sete pés...
Por isso é provável que ele continue de peito cheio... aqui!

Anónimo disse...

Ou muito me engano ou o artista costuma pedalar com o grupo faz tempo

Anónimo disse...

faz tempo de de que amigo 11-21?

Anónimo disse...

eu andar com esse grupo aí descarregava esses empenados todos num fechar de olhos. fica aqui o desafio para os descarrega empenados do ricardo,freitas para virem aqui aos veteranos?

Anónimo disse...

Boas pessoal,
Sinceramente este anónimo (e que às tantas assina com outros pseudónimos para se baralhar) tem algum distúrbio de personalidade.
Só assim se pode entender alguém que se dá ao trabalho de se intrometer desta forma num espaço de acesso público, onde cobardemente se manifesta, atacando em todas as direcções na procura de protagonismo.
Este artista deve ser um frustrado com uma existência patética, possivelmente maltrata a mulher (espero que a bem da humanidade não tenha filhos), ou então deve ser constantemente rebaixado no trabalho pelo chefe.
Como nunca foi bom em rigorosamente nada, (normalmente este tipo de individuos tem a mania de que o mundo conspira para os atrapalhar), e como pensa que passou ao lado de uma maravilhosa carreira, que por circunstâncias especiais lhe foi vetada, vem agora em perfeito delirio invernal implicar com pessoas que são referenciadas num blog.
Aqueles a quem chama empenados são pessoas que conseguem fazer algo que ele nem em sonhos consegue alcançar - iniciar uma etapa e levá-la até ao fim com sofrimento.
Aqueles a quem chama veteranos são pessoas que não o consideram nem o integram no seu núcleo - verdadeiramente não tem amigos!
Desafia o pessoal para aparecer - Diz lá onde e quando!
Na verdade nunca o vais fazer pois no meio da tua ignóbil existência não tens coragem para te dares ao conhecimento nem amigos para te defenderem caso o faças...
Regressa lá ao buraco donde saiste e deixa-nos em paz!
Faz-te homem! (por falar nisso - não terás sido abusado na tua infância?)
Dignidade sabes o que é?
Não vales o tempo que se perde a escrever sobre ti.

Anónimo disse...

bem,já vi que para escreverem têm jeito!agora para andar de bicicleta?o convite está feito,se quiserem aparecem!porque como devem imaginar,ha locais preparados e com horas marcadas para se fazer corridas.e nao é aos domingos meio de carros,aldeias,vilas ou mesmo pessoas que circulam tranquilas nas vias publicas.

Anónimo disse...

Como a epoca dos que um dia gostavam de ter sido ciclistas ainda não começou, aparece tu em loures um domingo destes, eu vou fazer o mesmo!
Brincar é uma coisa, agora ataques pessoais usando anonimato chama-se cobardia.

Anónimo disse...

Boas companheiros,
Hoje fui até à Serra da Estrela com um tempo, (contrariamente a todos os prognósticos), fabuloso para um súbida pela vertente que vai de Manteigas para Seia/Gouveia. Para a Torre, a estrada estava cortada por causa da neve. Encontrei apenas 3 BTT's já a descerem e lamentei não ter trazido a bicicleta.
Aproveitei para experimentar a neve e brincar com o meu garoto num cenária fantástico com neve não compactada de 60 cm a 1 m, com as passadas a exigirem enorme esforço para conseguir progredir.
Fica a certeza de numa próxima oportunidade subir por esta vertente, talvez na companhia do Rocha (pelo menos já levo de vantagem o conhecimento do trajecto...).
Indiscutivelmente, estar no sopé da montanha exerce um fascinio fantástico para os amantes da modalidade. A única certeza é a de uma enorme vontade de querer regressar com o coração acelerado, de preferência nos próximos 2 meses!
O percurso que estou a idealizar compreende a partida da Guarda, em direcção a Manteigas, subir pela direita, contornar a serra toda, passar pela Torre e regressar a Manteigas. Depois para "limpar" as pernas seguir em direcção a Belmonte e subir os muitos Km que levam de regresso à Guarda (com pendente pouco agreste exceptuando 1 Km).
O total do percurso é muito ambicioso (deve rondar os 200 Km) mas o desafio também é aliciante. Mais do que querer fazer uma boa média o objectivo vai ser o de conseguir chegar ao fim!
Se alguém se quiser juntar à festa é só dizer que eu posso ajudar na logística.
Espero que amanhã o tempo ajude à realização da volta do pessoal e que se divirtam.
Até Breve!
J. Manso

Anónimo disse...

Então os amigos andaram todos separados? GRANDE AMIZADE!!!