sábado, fevereiro 28, 2009

Perfil da Clássica de Santarém


* clicar na imagem para aumentar

ANTECIPAÇÃO (CONVITE): No próximo sábado, planeio fazer uma volta muito particular e desafiante, com muitas subidas duras, a que chamei, bem a propósito: Roteiro dos Muros (100 km). Quem quiser acompanhar-me, terei muito gosto. A partir do início da próxima semana, depois dos relatos das incidências de Santarém, darei mais pormenores sobre o percurso, ponto de encontro, etc.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois é Ricardo, sempre que se aproxima a clássica de Santarém ou alguma ida a Santarém, acontece-me sempre algo que não me permite participar nesta “Clássica”, nos 2 últimos anos tem sido assim, até uma ida a Santarém no Ano passado em que não me senti bem obrigou-me a voltar para trás, mas infelizmente este Ano as razões são bastante mais sérias para a minha ausência, pois é estou para já, impedido de praticar actividade física, foi-me diagnosticado uma RABDOMIÓLISE , para quem não sabe o que é aconselho a leitura deste documento, em algumas situações, pode levar a uma insuficiência renal aguda, que felizmente não foi o meu caso.
Quero deixar um alerta para todos porque enfim praticamos actividade física por prazer mas o excesso pode-se tornar perigoso, até me considero uma pessoa informada a este nível e com vários anos de pratica física para competições que me obrigavam a cargas pesadas, já fiz 4 meias maratona e vários duatlos, mas a conjugação de vários factores pode levar a isto, nomeadamente (má alimentação; Stress acumulado, falta de descanso; e actividade física extrema, ) quero deixar um alerta a todos, para os sintomas que felizmente me levaram a ir ontem ao hospital e onde me fizeram alguns exames que detectaram isto, principalmente um que sinto deste terça-feira á tarde depois da volta á abrigada que é um, de uma constante fraqueza como quando temos muita fome ou quando temos uma quebra de tensão, mas não liguei muito a isto e não contente na quinta-feira fui jogar á bola e na sexta fiz 100 km de bike, até que após muito penar cheguei á loja do Pina num mísero estado, tenham cuidado, com isto pois é da nossa saúde que estamos a falar, situações de “overtraning” podem vir a ser bastante maléficas, nos vossos esquemas de treino tenham em atenção, não carreguem mais do que o necessário e mantenham-se bem hidratados, bem alimentados e principalmente descasem bem.

Espero que esta minha maleita permita que, todos olhem para a actividade física com mais consciência do que a que eu tive.

Abraços a todos e boas voltas

Anónimo disse...

leiam

Ricardo Costa disse...

Lamento camarada. Faço votos para que te restabeleças rapidamente. Curiosamente, na sexta-feira passeio por ti de carro, pedalavas perto de Póvoa da Galega, muito calmamente. Pensei eu: assim é que se recupera para domingo, mal sabia que provavelmente estarias com sintomas dessa enfermidade.
De facto, como dizes, é preciso ter muito cuidado com o excesso de exercício físico - principalmente quando não devidamente correspondido por alimentação correcta, suplementação e vigiado por médico ou especialista. E muito importante, descanso!

Abraço e boas melhoras

Anónimo disse...

As melhoras e que recuperes bem para voltares a andar com o grupo.
Abraço.