A volta do próximo domingo é uma das que tem mais tradições no nosso calendário: Gradil. Ao longo dos anos, o percurso tem vindo sofrer algumas alterações, a maioria para aumentar a quilometragem - que era significativamente baixa no original -, mas mantém como ex-libris a famosa dupla ascensão Gradil/Murgeira, a partir da EN8.
Este ano, o traçado volta a modificar-se ligeiramente pelos motivos referenciados, para adequar a distância ao nível que o nosso pelotão já atingiu, mas sem adicionar mais dificuldades de relevo.
Assim, a novidade é um sector após Sobral. Do centro desta locidade (jardim) segue-se em direcção à estrada da Merceana, mas imediatamente a seguir à Escola Básica (do lado esquerdo) corta-se no cruzamento (também à esquerda) que diz Folgorosa/Via Galega/Murteira. Daqui, é sempre em frente em ligação (em descida) à estrada de Carmões, cortando à esquerda para Dois Portos. O ideal é após a neutralização do Sobral, o pelotão manter-se agrupado nesse curto sector, para evitar enganos.
Uma vez aqui, segue-se em direcção a Pêro Negro (pela chamada estrada da Sapataria). A partir deste ponto, o traçado é o habitual (com a passagem por Casal de Barbas e Turcifal, após Enxara dos Cavaleiros.
Mas nada melhor que observar o percurso interactivo aqui.
Os pontos de neutralização previstos são os seguintes
- Sobral (rotunda da Praça de Touros)
- Turcifal (junto ao cruzamento da EN8)
- Murgueira (alto da subida do Gradil)
- Carapinheira (rotunda)
-Venda do Pinheiro (cruzamento)
2 comentários:
Hoje de manhã, depois de ter seguido até perto de Porto da Luz (Alenquer) na companhia do Jony, do Carlos e de mais alguns camaradas do Ciclomoinas, regressava sozinho a casa sempre condicionado pela minha restricção horária aos sábados, quando, à saída do Carregado, deparo-me com um bem composto grupo, onde o cinzento «Pina Bike» dominava... esmagadoramente. Arrisco dizer que mesmo mais do que na maioria dos domingos!
Mas não foi só. Definitivamente, hoje foi dia de treinos de grupo, em terreno plano. Perto da Castanheira foi a vez de me cruzar com a Carb Boom, também alinhados em número para cima de 10.
Será que com tão grande participação, tanto um como outro grupo, afinavam agulhas para a Clássica de Évora da próxima semana?
Poucas dúvidas...
Como dizia o outro, "Eles 'andem' aí!" :D
Bons treinos!
Enviar um comentário