quarta-feira, março 17, 2010

Tudo a postos para a Clássica de Évora!

Tudo a postos para a Clássica de Évora, do próximo domingo: a «Classíssima» da Primavera. Depois do recorde de participação no ano passado, a edição de 2010 deverá superar todas as marcas, agora que está inserida na 1ª Edição do Desafio Audax, da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, e que poderá ser embrião para a pretendida e tão aguardada dinamização do ciclismo amador (eventos de cicloturismo e ciclodesportivos) em Portugal.
Os preparativos estão em marcha e as inscrições na loja Pina Bike aumentam a cada dia. À semelhança dos últimos anos, vai ser disponibilizado autocarro para transporte dos participantes (não inscritos no Desafio Audax) de regresso a Loures (local de partida), e para as respectivas bicicletas, logo após o almoço de convívio (organização e inscrições na loja Pina Bike). No final, serão disponibilizados banhos no complexo desportivo do clube Lusitano de Évora (2 euros para não-Audax). Os interessados devem inscrever-se o quanto antes.
Devido à integração no Desafio Audax, a Clássica estará devidamente autorizada e será fiscalizada pelas forças de autoridade, o que constitui um inegável reforço da segurança para os participantes. Para que se assegure o sucesso crescente de anos transactos, e devido à numerosa lista de participantes que se prevê (entre Audax e não-Audax), pede-se a todos os ciclistas que cumprem escrupulosamente as regras de trânsito, como o respeito pela circulação mais próxima da berma possível, para facilitar a ultrapassagem dos veículos. E nunca ultrapassar o eixo central da faixa de rodagem.
ATENÇÃO: EM NENHUM PONTO DO PERCURSO A CIRCULAÇÃO ESTARÁ CORTADA.
Grande vantagem desta prova, em termos de segurança, é a (quase ou mesmo total) inexistência de cruzamentos durante o percurso. De qualquer modo, deve impor-se, sempre, a máxima precaução em rotundas ou noutros locais em que o convívio com os demais agentes rodoviários se afigure mais complicada.
É igualmente tradição deste evento, não haver paragens ou neutralizações obrigatórias previstas. Todavia, não querer dizer que não se pare, como, aliás, sucede quase sempre, em casos de força maior: furo, avaria ou para satisfazer necessidades fisiológicas – em que o pelotão pára em bloco, tal como volta a partir. Em todas as situações, pede-se, uma vez mais, para não se promoverem saídas antecipadas, à socapa, ou desrespeitar eventuais paragens colectivas.
RECORDE-SE: NÃO É COMPETIÇÃO!


ATENÇÃO! ALTERAÇÃO DO LOCAL DE PARTIDA
Devido ao elevado número de participantes, o local de partida da Clássica de Évora foi alterado - do posto de abastecimento da BP, em Loures (Rua do Funchal, junto ao nó da A8) para o PARQUE DE ESTACIONAMENTO marginal à AV. DAS DESCOBERTAS, NO INFANTADO (LOURES). Este novo local, dista apenas 500 metros do original.
A SAÍDA DOS CICLISTAS FAR-SE-Á PELA ESTRADA DE SERVIÇO QUE SE DIRIGE AO REFERIDO POSTO DE ABASTECIMENTO (PASSA POR BAIXO DA A8) E A PARTIR DAÍ COINCIDIRÁ COM O PERCURSO ORIGINAL.

HORÁRIOS:
A partir das 7h15: concentração dos participantes
8h00: Partida para a Clássica de Évora 2010/Desafio Audax

A chegada será, como habitualmente, em frente ao hipermercado Feira Nova (km 135,6), a cerca de 2 quilómetros da entrada na cidade de Évora. A linha de chegada (para contabilização do tempo no caso do Audax) é a SEGUNDA TRAVESSIA DE PEÕES (PASSADEIRA), no final da fachada do referido centro comercial (em frente ao parque de estacionamento), antes de um «refúgio» para paragens de emergência na berma da estrada.

O percurso
O percurso tem a distância de 135,6 km e é praticamente plano, atravessando o baixo Ribatejo até ao alto Alentejo. Talhado à medida de roladores fortes e possantes, e a sua distância longa não permite contemplações aos menos bem preparados. O perfil altimétrico é curioso: vai subindo gradualmente de Vila Franca a Évora, com alguns picos mais acentuados antes e depois de Montemor-o-Novo, nos últimos 30 km, tornando o final da tirada bem mais selectivo. Tanto mais que, nessa altura, o cansaço se vai acumulando. E depois, como diz a velha máxima ciclista, «as dificuldades também se ditam pelo andamento», além que tradicionalmente há que contar com um adversário adicional: o vento lateral após Vendas Novas.

Para visualizar o percurso na íntegra, clicar aqui
Para visualizar trajecto entre a meta e o local dos banhos, clicar aqui

4 comentários:

Pedro Fernandes disse...

Ricardo

Falta aquele brilhante quadro (em Excel) das localidades, km e tempos de passagem.

Fui à procura em 2009 e também não encontrei, é um quadro muito prático para os atrasados/perdidos e mesmo para acompanhantes.

Até domingo

Pedro Fernandes (Carregado)

Pedro Fernandes disse...

Ricardo

Falta aquele brilhante quadro (em Excel) das localidades, km e tempos de passagem.

Fui à procura em 2009 e também não encontrei, é um quadro muito prático para os atrasados/perdidos e mesmo para acompanhantes.

Até domingo, ver imagem da chegada em Google earth (colocar Feira Nova; Evora) -- Ricardo podes por no Blog o link para a imagem de chegada (dá para visualizar bem o local, com a 2ª passadeira)

Pedro Fernandes

Anónimo disse...

Ricardo, a passagem por baixo da A8 tem estado encerrada ao transito por causa de obras, penso não ser possivél passarmos por lá.
Filipe Nunes

Hugo Silveira disse...

Boas Ricardo

Gostaria de fazer uma chamada de atenção, a estrada de serviço que passa por baixo da A8 que iria servir de ligação a BP esta encerrada.

Para domingo bom "passeio" para todos.