quinta-feira, janeiro 16, 2014

Volta do próximo domingo: Ericeira/Assafora: apresentação

Nota de última hora:
Sugerem-se as seguintes neutralizações para eventual reagrupamento:
- Venda do Pinheiro (rotunda da Venda do Valador)
- Abrunheira (rotunda da Abrunheira)
- Ericeira (a partir daqui, sugere-se que o pelotão role compacto - durante a fase menos conhecida - pelo menos até Azenhas do Mar/Praia das Maças).

No próximo domingo, além de se alterar o perfil do relevo que tem caracterizado as saídas domingueiras nos últimos dois meses, a Volta reveste-se de outra particularidade: é inédita. Chama-se Ericeira/Assafora, e tem um percurso que considero interessante e algo exigente, tanto pelo desnível como pela distância: 108 km.

Todavia, importa alertar para a necessidade, quase imperativa, de se tomar conhecimento do trajeto, principalmente na parte em que, efetivamente, ainda não foi «trilhado» pelo nosso grupo nas habituais saídas calendarizadas. O troço em questão é desde o cruzamento da Carvoeira para a Praia de S. Julião (sair da N247) em plena subida da Foz do Lisandro, após a Ericeira. Logo que se sai daquela Estrada Nacional (km 49), inicia-a uma descida acentuada, logo a recomendar precaução, até à referida praia (km 51), após o que se volta a subir, por uma rampa não menos inclinada. Até aqui, nada que enganar. Nem nos próximos quilómetros: 3 km adiante (km 54) atravessa-se Assafora, e outros tantos depois, S. João das Lampas (km 58,5). Sempre em frente.

Mas logo à saída desta localidade (km 59), primeiro «ponto de risco de engano»: bifurcação! Seguir pela direita, em direção a Magoito/Várzea de Sintra (Sacário).

Aos 61 km, novo cruzamento: à direita para Magoito

Positivo: falhando quaisquer destas indicações (seguindo pela direção contrária), apenas se encurta o percurso: na primeira atalhando para Terrugem; na segunda para a Várzea de Sintra (embora para esta localidade, em subida)

Mas o mesmo não sucederá, se 500 metros logo a seguir (km 61,5 km), no interior de Arneiro dos Marinheiros MUITA ATENÇÃO: virar à esquerda para Fontanelas/Azenhas do Mar/Praia das Maçãs e depois em frente (numa pequena rotunda), a partir daí em direção ao mar por Fontanelas (km 64,3) pela direita para Azenhas/P. Maçãs, e depois destas, sempre em frente (sem enganar!) até Colares. Aqui, então, à esquerda, para estrada da Várzea (bem mais «batida») até Sintra (rotunda em empedrado, saída norte).

Eu nunca fiz o percurso de bicicleta, e de carro apenas algumas partes. As informações, obtive-as a partir do Google Maps, com recurso o Street View, onde se podem observar todos os pontos referidos como problemáticos e, se necessário memorizá-los (como eu fiz!). E pelo que conheço (real e virtualmente), o percurso recomenda-se!

De qualquer modo, fica ainda a sugestão de fazer esta parte do percurso moderadamente e em pelotão compacto. Para evitar o contratempo de alguém se perder... Entretanto, faremos votos para que não chova.

1 comentário:

Pedro Fernandes disse...

Última hora:
Fábio Silvestre ganha ao sprint e é lider da montanha.
Dá-lhe sorte andar connosco, ahhh

"Fabio Silvestre has won the fourth and final stage at the Ronde de l'Oise (UCI 2.2). After an agitated race through rain and win, the 23 years old Portuguese rider won the sprint of a group of six riders that broke away with 90 km to go.

Silvestre: "I feel very happy and proud with this win. Riding a final with such a small group is always tricky and you should never put all your cards on the table. It came down to a sprint and I'm very happy to have won it. The day started off with a puncture which made me lose the first break of the days, and possibly the whole race, but it ended with a win."

An early break of twenty riders broke clear early on in the stage. Team Manager Adriano Baffi: "We didn't have anybody in it. The level at this race is high, maybe a notch too high for us. Two days ago we didn't have anybody in the break either and we brought it back with so much effort that we weren't able to ride the final anymore. Today, we played poker a bit. Europcar didn't have anyone in the break either and they took control."

When the race passed through a crosswind section, Europcar started making echelon, tearing the field apart. The front group, with Silvestre and Piero Baffi in it, managed to bridge to the break and a group of about 40 riders was at the front of the race.

Baffi: "In a group of 40 riders it's hard to find someone that wants to ride hard and so it was today. Luckily Fabio anticipated and attacked on a climb."

Silvestre's attack split up the group and he found himself with 8 other riders and 90 kilometers to go. "We worked well together and stayed away. In the final we lost three riders, so we sprinted for the win with six. I'm super happy."

Oliver Hofstetter won the sprint of the chase group, taking seventh place in the stage. Silvestre also takes home the mountain jersey for his ride today.

Silvestre will now travel home in Portugal to prepare for the National Time Trial Championships"

Fonte: http://www.leopardtrek.lu/news/fabio-silvestre-wins-ronde-de-loise

By Pedro Fernandes (carregado)